O Mundo da Elétrica vai explicar neste artigo para que serve a chave faca elétrica ou chave seccionadora! Qual a função da chave tipo faca e como um dispositivo de manobra pode ser importante em manutenções de circuitos elétricos. Você vai conhecer um pouco mais sobre a popular chave de poste e alguns dispositivos de manobras. Então vamos lá pessoal!

Dispositivo de manobra

Os sistemas elétricos de distribuição estão sempre em expansão, o que resulta em demandas de cargas cada vez maiores e requerem desses sistemas um funcionamento integral e de confiança.

Quanto maior a carga presente nas redes, maior será o número de conexões e divisões de linhas para assegurar o seccionamento e as condições de segurança. Para isso, são necessários dispositivos de manobras, minimizando a interrupções do fornecimento de energia elétrica, além de facilitar o religamento com cargas frias após as interrupções não comprometendo a vida útil do sistema.

Um dispositivo de manobra faz parte do procedimento de segurança, sendo usado como interruptor de desativação. Ele é muito útil em procedimentos de manutenção e segurança em torno das redes de distribuição elétrica.

Chave faca elétrica, chave seccionadora, dispositivo de manobra.

Chave faca – Para que serve!

Equipamentos de Proteção

Entre os equipamentos de proteção, encontramos disjuntor, relé, seccionalizadora automática (SA), religadora automática (RA), para-raios e chave fusível. Todos esses equipamentos possuem também a função de dispositivo de manobra, exceto para-raios e relés.

Para simplificar os procedimentos de seccionamento, minimizar as interrupções de fornecimento de energia elétrica e facilitar o religamento com cargas frias após uma interrupção, são necessários cada vez mais pontos de seccionamento.

Chave seccionadora ou chave tipo faca

A chave seccionadora também chamada de chave faca elétrica, é um dispositivo para interrupção de desativação. O seu uso permite desenergizar circuitos elétricos para que as pessoas possam trabalhar de forma segura, operando as redes elétricas e fazendo manutenções sem correr riscos.

A chave seccionadora é acionada para fins de manutenção preventiva ou corretiva. Ela é usada para gerenciar uma rede de distribuição em mudanças de cargas ou em interrupção durante o tempo de manutenção, desligando os pontos de uma área da rede por segurança se for necessário. Com isso, ainda garante que o menor número possível de clientes fique sem energia durante esses períodos de desligamento.

Em grandes estruturas como as de prédios e indústrias, os interruptores de desconexão são usados em situações de emergência para interromper o fornecimento de energia, alternando o modo da tensão elétrica para desligar o sistema quando necessário.

Os sistemas de bloqueio são recomendados para impedir o fornecimento de eletricidade para um circuito em um momento inesperado. Quando ativado, o interruptor de desconexão não permitirá que a rede seja ligada novamente de forma acidental.

A chave tipo faca é feita de poliamida, tendo excelente resistência à tração, ótimo isolamento para prevenir o arco voltaico entre as fases e suporta correntes de curto-circuito em condições severas, sendo utilizada em painéis elétricos, máquinas e equipamentos diversos.

Características da chave seccionadora

Veja esta lista com as principais características da chave seccionadora!

  • Opera em redes de distribuição de alta tensão e corrente acima de 100A.
  • Proteção contra contatos dos dedos nas partes energizadas.
  • Fornecida com e sem suporte de fixação, para cruzetas simples e duplas.
  • São construídas em cima de vigas de aço em perfil zincado a quente.
  • Os isoladores utilizados são de porcelana.
  • As facas são fabricadas em cobre eletrolítico de alta condutividade e dispostas em paralelo dando maior resistência mecânica, sendo capazes de suportar curtos circuitos.
  • Os contatos são duplos auto limpantes de alta pressão com molas de aço inox e dispositivos de trava de segurança.
  • Os terminais são de liga de cobre com acabamento estanhado.

Disjuntor de média tensão

São bloqueadores de cargas elétricas acima do limite suportado por equipamentos, e a sua função é fazer o desligamento em caso de sobrecorrentes. Eles são utilizados para restabelecer os circuitos após esse tipo de problema ser solucionado.

Relé de proteção

O relé tem como função proteger o sistema de sobrecorrente, e trabalha fazendo ajustes no sistema que quer proteger quando o valor da corrente supera o previamente ajustado.

A proteção feita com relé é a mais econômica de todas usadas nos sistemas de potência, mas frequentemente necessita de reajuste se sofrer alteração na configuração do sistema.

Seccionalizadora automática

A seccionalizadora automática é um equipamento utilizado para proteção de sistemas elétricos. Se for alterada por uma sobrecorrente, o seccionalizador faz uma contagem da quantidade de desligamentos ocorridos em um circuito elétrico. Se essa contagem atingir o valor programado pelo equipamento, o circuito será interrompido.

Este circuito também será interrompido pelo equipamento se houver algum fio partido, curto circuito ou objetos caídos sobre a rede elétrica.

Para-raios

Os para-raios são utilizados em sistemas aéreos de distribuição de energia elétrica, onde podem ocorrer sobretensões transitórias devido à surtos atmosféricos (raios), curtos-circuitos, energização ou desenergização de capacitores. As sobretensões mais críticas em sistemas de distribuição são causadas por surtos atmosféricos.

Os raios ou surtos atmosféricos podem provocar uma onda de sobretensão na linha de distribuição, e danificar o isolamento dos equipamentos da distribuição. A função dos para-raios é abrir e direcionar para a terra as sobretensões, evitando danos à rede de energia elétrica e aos equipamentos da distribuição.

Religadora Automática

O religador é um equipamento automatizado de manobra que opera nas redes de distribuição, normalmente em circuitos primários de 13.8, 27 e 36 kV.

A sua função é detectar automaticamente falhas na rede elétrica, interrompendo o circuito de distribuição. Após um período já definido, o religador restabelecerá automaticamente a energia, verificando o circuito novamente.

Chave Fusível

A chave fusível ou chave de poste como é chamada popularmente (ou corta-circuito), é um dispositivo de proteção e manobra de circuitos elétricos amplamente utilizado na proteção contra sobrecorrentes em redes primárias de distribuição de energia elétrica.

A sua função é proteger equipamentos da rede como transformadores de potência, banco de capacitores e ramais de redes elétricas. A sua operação é baseada na fusão de um elemento fusível, quando o mesmo é percorrido por uma sobrecorrente, dentro de um determinado tempo.

O elo fusível é utilizado no interior do cartucho ou portafusível, preso nas suas extremidades. O conjunto chave e elo fusível formam um dispositivo de proteção instalado com a finalidade de interrupção do circuito em condições de sobrecorrente.

Agora que você aprendeu sobre chave faca, separamos esse vídeo do canal Mundo da Elétrica falando um pouco sobre curto circuito, vale a pena conferir!

Aproveite os materiais que disponibilizamos em nosso canal e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários que nós iremos responder. Acesse e se inscreva no canal do Mundo da Elétrica para continuar aprendendo sobre elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)