Você sabe o que é fusível? Conhece o fusível diazed? Neste artigo do Mundo da Elétrica explicaremos o que é o fusível diazed, como o fusível diazed funciona e as suas principais características construtivas. Vamos lá pessoal!

O que é fusível?

O fusível é um dispositivo de proteção contra curtos-circuitos e sobrecargas nas instalações elétricas industriais e prediais. Os curtos-circuitos e as sobrecargas podem acontecer devido à uma descarga atmosférica ou anomalia na rede, e dentro de uma instalação elétrica, podem causar incêndios além da queima das máquinas e equipamentos.

Na indústria, o fusível é utilizado para fazer a proteção dos circuitos elétricos, que geralmente são responsáveis pelo acionamento dos motores e máquinas. Já nas residências, o uso do fusível vem sendo abandonado e substituído pelo uso de disjuntores termomagnéticos.

Como funciona um fusível.

Tipos de fusíveis de proteção.

Para atender as diversas necessidades das instalações elétricas, foram desenvolvidos alguns tipos de fusíveis, como o fusível de vidro, o fusível nh, o fusível neozed e o fusível diazed.

Fusível diazed

O fusível diazed é um dispositivo de proteção contra curtos-circuitos e sobrecargas. O fusível diazed é composto por um conjunto de 5 elementos, são eles:

  • Base: A base do fusível diazed é o suporte para toda a estrutura do fusível.
  • Porta fusível: Parte onde fica localizado o fusível.
  • Anel de proteção: Protege a rosca da base do fusível.
  • Fusível: Cilindro que comporta o elo fusível, que é a parte substituível.
  • Indicador: Parte que possibilita a visualização do funcionamento do fusível.
Como é o funcionamento de um fusível.

Exemplo de fusível diazed.

Características dos fusíveis

Para entender como funciona um fusível, é importante conhecer as características que definem as suas aplicações. Estas características são:

  • Corrente nominal: Valor de corrente em que o fusível tem o seu funcionamento normal, sem interromper o circuito elétrico.
  • Corrente convencional de atuação: Valor de corrente superior ao convencional, que faz com que o fusível interrompa o funcionamento do circuito elétrico.
  • Corrente de ruptura: Valor máximo de corrente em que o fusível consegue atuar.
  • Curva característica: Determina o tempo de atuação do fusível em relação ao valor da corrente elétrica.
  • Elo fusível: Determina o material empregado na construção do elo fusível, que tem relação direta com a curva característica.

O fabricante geralmente disponibiliza essas informações, descritas no corpo do fusível.

O fusível diazed tem por característica a faixa de corrente nominal entre 2A e 100A, com capacidade de ruptura na ordem de 100KA. A curva de atuação do fusível diazed pode ser rápida ou retardada, variando de acordo com o tipo de instalação que está sendo empregado.

Como funciona um fusível

Instalado sempre no começo da instalação, o fusível funciona normalmente quando a corrente está dentro do seu valor nominal, permitindo a passagem de corrente para o restante do circuito.

Quando ocorre algum curto-circuito ou alguma sobrecarga por conta de uma descarga atmosférica ou anomalias na rede, o valor de corrente elétrica do circuito sobe. Quando o valor da corrente do circuito chega ao valor de corrente de atuação do fusível, o elo fusível começa a esquentar, até se fundir completamente.

Com o elo fusível interrompido, o fusível não estabelece mais a passagem de corrente elétrica para o restante do circuito. Para que o circuito funcione de novo, é preciso trocar o fusível “queimado” e substituí-lo por um novo.

Para conhecer mais sobre o fusível diazed e as suas faixas de corrente, o Mundo da Elétrica preparou o vídeo a seguir. Neste vídeo explicaremos o que é um fusível diazed, os tipos de fusíveis diazed e as suas faixas de corrente!

Gostou de aprender sobre o fusível diazed? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe o seu comentário para a gente! Continue no Mundo da Elétrica para aprender mais sobre os dispositivos de proteção de circuitos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)