O que causa a falta de energia?

Nos tempos atuais a energia elétrica é imprescindível, e por isso, as diversas quedas de energia em nosso país geram um incômodo constante. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou os principais motivos que causam a falta de energia. Então, vamos lá pessoal!

O Brasil possui muitos sistemas de fornecimento de energia, nos quais a falha de um único componente induz outros a falharem também!

Quando uma linha de transmissão é interrompida, por exemplo, as linhas paralelas podem sofrer sobrecarga e desligar automaticamente para evitar estragos permanentes no sistema. Muitas dessas falhas subsequentes causam blecautes em pequenas partes da rede, enquanto outras ganham grandes proporções, causando apagões em maiores escalas.

A utilização de grupos geradores de energia como fonte de emergência é uma ótima opção para minimizar os riscos da falta de energia!

Quando há alguma falha de fornecimento por parte da concessionária, seja por qualquer motivo, é possível acionar um grupo gerador tanto manualmente quanto em modo automático, fazendo com que a energia seja retomada em poucos segundos!

Motivos de quedas de energia.

O que causa a falta de energia?

A falta de energia ocorre, geralmente, devido às seguintes situações:

Se a falta de energia for apenas na sua unidade consumidora, nem sempre é necessário consultar a concessionária. O problema de sobrecarga pode ter sido causado pela utilização de vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo. Nesse caso, é comum que o disjuntor desligue automaticamente!

Antes de consultar a concessionária, alguns teste podem ser feitos no disjuntor, como:

Além disso, podem ocorrer apagões causados por:

Manutenções na rede elétrica

Outro fator importante a se destacar são as manutenções preventivas e preditivas, geralmente informadas com antecedência pela concessionária de energia local. Elas têm como objetivo reduzir ou impedir possíveis falhas no processo de distribuição até a chegada da energia elétrica no ponto final de consumo, bem como indicar as condições reais do funcionamento e desempenho dos equipamentos.

Já as manutenções corretivas são realizadas quando alguma situação impede o funcionamento do sistema, e tem como objetivo restaurar as condições iniciais e ideais de operação.

Para evitar ou reduzir incidentes, é necessária a manutenção constante dos sistemas dos quais depende o fornecimento da energia!

Outra solução é a utilização de novas tecnologias como a inteligência artificial, justamente para detectar e atuar com antecedência nos pequenos problemas que possam colocar em perigo o funcionamento correto dos equipamentos da rede de energia elétrica.

Defeito na instalação da residência

É possível identificar se a causa da falta de energia tem origem na sua casa! Para isso comece pela caixa de distribuição, desligando a chave geral e examinando todos os fusíveis. Geralmente o fusível queimado está mais aquecido. Se ele for de louça, a ruptura na solda causada pelo excesso de carga elétrica estará bem visível!

Outro método para você identificar o defeito é desligar todas as chaves. Logo em seguida, ligue a chave geral, uma a uma, vá ligando todas as chaves dos circuitos. O defeito poderá estar em um deles, exatamente naqueles cujos equipamentos a ele ligados não estiverem funcionando. Se nenhum dos circuitos funcionar, o fusível queimado poderá estar na chave geral ou no medidor de energia!

Após identificar o fusível queimado, realize a troca e observe se ele queima de novo. Se isso acontecer, significa que está havendo curto-circuito ou sobrecarga em algum ponto da instalação elétrica, neste caso você deve chamar um eletricista para reparar o defeito!

Caso haja um disjuntor no lugar do fusível, basta rearmá-lo, pois ele desliga sozinho quando recebe energia em excesso. Em caso de desligamentos seguidos, isso significa que o problema é mais grave, e você deve procurar a ajuda de um eletricista!

Se você gostou desse artigo, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! E não se esqueça de deixar um like!

E agora eu quero saber o que você achou deste artigo. Se tiver gostado compartilhe com os seus amigos para que eles possam aprender também! Deixe abaixo nos comentários questionamentos e sugestões para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário