Quantos tipos de disjuntores você conhece? Se você ainda não sabe existem vários tipos de disjuntores, neste artigo o Mundo da Elétrica faz um TOP5 dos principais tipos de disjuntores de baixa tensão. Vamos lá!

TOP5 tipos de Disjuntores

Os disjuntores que são dispositivos de proteção, também são conhecidos pelas pessoas mais antigas como chave geral. Podemos dizer que os disjuntores mais comuns e simples protegem as instalações, cabos e equipamentos contra sobrecarga, que é o aumento gradativo da corrente elétrica. Este aumento da corrente elétrica acontece à medida que mais aparelhos elétricos são inseridos no circuito. Os disjuntores também protegem contra curto-circuito, que é um aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito. Isso acontece devido as falhas nos equipamentos ou na instalação.

Mais comuns e simples protegem as instalações, cabos e equipamentos.

Proteção contra sobrecarga e curto-circuito.

Existem outros tipos de disjuntores que oferecem outros tipos de proteção. Esses disjuntores do nosso TOP5 são disjuntores de baixa tensão, ou seja, são usados em instalações com tensão abaixo de 1000V, como de uma residência por exemplo.

Minidisjuntor DIN e disjuntor NEMA.

O primeiro tipo de disjuntor é o minidisjuntor DIN e o disjuntor NEMA, ambos são os mais comuns usados nas instalações elétrica residenciais. O minidisjuntor DIN e disjuntor NEMA oferecem proteção termomagnética para sobrecarga e curto-circuito.

Independente da norma que atendem, DIN e NEMA são efetivos para proteger as instalações elétricas.

O minidisjuntor DIN e disjuntor NEMA oferecem proteção termomagnética.

O que diferencia o DIN do NEMA é a norma que atendem, o minidisjuntor DIN atende a norma DIN (Deutsches Institut für Normung), que representa regulamentos comércio, a indústria, a ciência e instituições públicas relacionadas ao desenvolvimento de produtos alemães.

E disjuntor NEMA atende a norma NEMA (National Electrical Manufacturers Association) é o órgão de normalização localizado em Washington nos Estados Unidos, responsável por publica técnicos, mas não testa nem certifica produtos. Mas independente da norma que atendem, DIN e NEMA são efetivos para proteger as instalações elétricas.

Caixa moldada

O segundo é o disjuntor de caixa moldada, este disjuntor é um disjuntor mais robusto que tem a princípio as mesmas proteções dos minidisjuntores, mas disjuntores caixa moldada suportam curto-circuitos muito mais fortes.

Alguns modelos de disjuntores caixa moldada possuem regulagens para modificar algumas configurações como por exemplo, a corrente nominal, o tempo de abertura entre outras, além de poder ser acrescentado acessórios, como bobinas de disparo por exemplo.

Poder ser acrescentado acessórios, como bobinas de disparo por exemplo.

Disjuntores caixa moldada suportam curto-circuitos muito mais fortes.

O disjuntor caixa moldada lembra um pouco um disjuntor NEMA, porém os disjuntores em caixa moldada atendem à uma norma da ABNT.

Disjuntores em caixa moldada atendem à uma norma ABNT.

O disjuntor caixa moldada se parece com disjuntor NEMA.

DDR

O terceiro tipo de disjuntor é um DDR, disjuntor diferencial residual, disjuntor que muitos eletricistas não conhecem ou nunca viram. Além das proteções contra sobrecarga e curto-circuito, DDR também tem proteção contra fuga de corrente elétrica, pois é um disjuntor que tem um DR integrado.

Proteção contra fuga de corrente elétrica.

DDR, disjuntor diferencial residual.

A proteção contra fuga de corrente é uma proteção importante, porque pode ajudar a proteger as pessoas contra choques elétricos, também sendo acionado por fuga de corrente, a partir de um valor mínimo de corrente de fuga.

Disjuntor motor

O quarto tipo de disjuntor é o disjuntor motor e como o próprio nome já diz, este é o disjuntor usado para a proteção de motores elétricos. O disjuntor motor oferece a proteção contra sobrecorrente e curto-circuito, porém em níveis adequados para um motor elétrico que tem características diferentes de outros circuitos e cargas elétricas.

O disjuntor motor tem uma curva de disparo específica e bem diferente dos minidisjuntores do tipo DIN. A partida de motores requer muitas vezes de 8 a 15 vezes a corrente nominal de funcionamento, ou seja, um minidisjuntor iria ficar desarmando toda vez que o motor partisse.

Outra vantagem do disjuntor motor é a regulagem da corrente elétrica nominal de funcionamento do motor. Todo disjuntor motor tem um disco seletor onde é possível ajustar a corrente para proteger melhor o motor elétrico.

Disjuntor motor é a regulagem da corrente elétrica nominal.

Disjuntor motor tem uma curva de disparo específica.

Disjuntor aberto

O quinto é o disjuntor aberto. Dos disjuntores em baixa tensão, o disjuntor aberto é o que oferece o maior número de proteções. Além das proteções de sobrecorrente e curto-circuito, o disjuntor aberto pode oferecer proteção para fuga de corrente, potência reversa, falta de fase, sobretensão, subtensão e muitas outras proteções.

Diferente de todos os outros disjuntores que falamos, o disjuntor aberto pode passar por manutenção e ter as peças trocadas. Os disjuntores abertos são usados para altas correntes elétricas chegando a conduzir até 6.300A. Os disjuntores abertos são para instalações mais complexas, ou seja, para instalar e configurar este tipo de disjuntor é necessário profissionais eletricistas especialistas e capacitados.

Oferecer proteção para fuga de corrente, potência reversa, falta de fase, sobretensão, subtensão.

O disjuntor aberto oferece o maior número de proteções.

Além de conhecer vários tipos de disjuntores é obrigação de um bom eletricista saber dimensionar o disjuntor de forma correta. Abaixo temos um vídeo do canal do Mundo da Elétrica, ensinando com dimensionar disjuntores.

No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)