Os disjuntores-motores são dispositivos muito utilizados em projetos elétricos de máquinas e acionamentos industriais, e se você chegou até aqui é porque pintou aquela dúvida a respeito do seu funcionamento ou até mesmo pode se perguntar o que é disjuntor-motor. Precisamos entender qual é a sua principal aplicação para conseguir aproveitar tudo que este componente elétrico pode oferecer, então vamos aprender um pouco mais sobre este dispositivo e qual é a função do disjuntor-motor?

Estes dispositivos são disjuntores termomagnéticos adaptados, falamos assim porque ele tem características especiais que os disjuntores comuns não possuem. Eles são especialmente utilizados para comandos de motores elétricos, são aplicados em motores, e sempre trifásicos. Em muitos casos o disjuntor-motor é conectado na saída do próprio contator de potência, basicamente eles são utilizados em partida de motores elétricos trifásicos.

Característica do disjuntor motor

A principal característica dos disjuntores-motores acontece no momento de sua abertura em condições anormais de corrente, ou seja, abertura ocorre em caso de curto circuito ou sobrecarga do motor, porque neste ponto existe uma grande quantidade de corrente fluindo para o motor, essa é a grande diferença entre os disjuntores-motores e disjuntores comuns, disjuntores-motores conseguem realizar a abertura sem danificar seus componentes internos, o arco-elétrico formado no momento da abertura do disjuntor é extinto em sua câmera de extinção, por outro lado neste nível de corrente os disjuntores comuns não conseguem realizar a abertura sem danificar seus contatos internos.

Vantagem do disjuntor motor

Uma grande vantagem na utilização de disjuntores-motores é que eles proporcionam a possibilidade da partida em tensão plena, sim os mesmos suportam uma partida de 8x a 10x a corrente nominal de um motor. Mesmo se este motor estiver submetido a um alto conjugado de partida, os disjuntores-motores são fabricados para suportar essa sobrecarga momentânea durante a partida do motor, sem prejudicar a proteção eficiente do circuito. Um disjuntor comum abriria o circuito no momento da partida, o que obrigaria um sobre dimensionamento do mesmo, fazendo com que o circuito não fique bem dimensionado, perdendo a eficiência de proteção.

Principais aplicações para o disjuntor motor.

Disjuntor motor e suas principais características.

Muitos fabricantes de disjuntores-motores disponibilizam os mesmos com ajuste de corrente, possibilitando uma regulagem termomagnética mais precisa para a proteção do motor, sendo assim, muitas vezes não se faz necessário o uso de fusíveis NH de proteção, desta forma o custo benefício da utilização do dispositivo de proteção pode ser mais vantajoso.

Os disjuntores-motores contam com uma manopla de manobra totalmente isolada das partes energizadas, pois favorece ainda mais a proteção no momento das manobras. Ainda é possível realizar o bloqueio (Consignação), do equipamento na própria manopla dos disjuntores-motores, atendendo as normas regulamentadoras NR12 e NR10.

As proteções contra falta de fase e sobrecargas são potencializadas, quando se realiza a instalação dos disjuntores-motores em serie com um relé térmico. Essa ligação elétrica é de fácil realização sem necessidade de cabos ou demais componente, pois quando são do mesmo fabricante apresentam estrutura própria de barramentos para realizar a conexão.

Principais pontos de proteção do disjuntor motor:

Disparadores Magnéticos:

Através do disparo magnético o disjuntor-motor oferece proteção contra curto circuito, uma vez que o mesmo irá seccionar a corrente elétrica sempre que a mesma atingir 13x a corrente regulada de disparo.

Disparo Térmico

O disparador térmico é responsável pela proteção contra sobrecargas e falta de fase, seu princípio de atuação é através de materiais bimetálicos de diferente coeficiente de dilatação. Quando ocorre o sobreaquecimento as lâminas bimetálicas, elas se deformam, fazendo com que o disjuntor realize a abertura do circuito.

Em projetos elétricos um disjuntor-motor tem uma simbologia específica, repare que abaixo dos contatos elétricos existem duas simbologias em serie, a primeira fala que o disjuntor-motor tem uma proteção por disparo térmico e a segunda nos remete a uma proteção por disparo magnético:

Qual a simbologia usada para o disjuntor motor?

Simbologia para o disjuntor motor.

Para a especificação correta dos disjuntores-motores é importante certificar-se da corrente de serviço e nominal dos motores a serem protegidos. Esses dados podem ser identificados na placa do motor e o ajuste de corrente no disjuntor-motor deve estar de acordo com a corrente de serviço, para assegurar a eficiência da proteção.

Esses disjuntores podem ser instalados e fixados facilmente em trilho DIN 35mm o que facilita sua instalação em painéis elétricos. É muito importante destacar, um erro que muitos eletricistas cometem! Ao aplicar os disjuntores-motores na saída de inversores de frequência em que os mesmos operam abaixo da frequência de rede de 60Hz, devemos buscar no mercado um disjuntor com esta especificação técnica.

Disjuntores-motores que atuam seus mecanismos de proteção em múltiplas frequências de trabalho geralmente são mais caros. Quando não se observa esse ponto e se instala um disjuntor-motor que opera somente em tensão de rede, o circuito não estará protegido em frequências inferiores podendo gerar uma surpresa de queima de motor e prejuízos no circuito elétrico.

Como vimos a aplicação de disjuntores-motores em circuitos de potência trifásicos com a finalidade de proteger motores elétricos, nos oferece maior proteção e segurança tanto para equipamentos quanto para pessoas.

Essas vantagens fazem com que estes disjuntores sejam os mais utilizados em projetos elétricos, de acionamento e projetos elétricos indústrias. Para optar pela utilização deste dispositivo devemos levar em consideração todas as características aqui discorridas e realizar o balanço do custo X benefício.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Disjuntor motor – Características e aplicações!”

  1. Etevaldo Paulo da Silva

    Otimo cara beleza

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Etevaldo!

      Responder
  2. Carlos Albino Barbosa

    Achei super interessante o conteúdo das informações, fácil de entendimento, uma linguagem simples e muita agradável. Parabéns a equipe. Um abraço.

    Carlos Albino Barbosa.

    Natal -RN

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      MUito obrigado Carlos pela credibilidade!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)