Como funciona IDR
IDR, DR e DDR
IDR é a sigla para Interruptor Diferencial Residual, DR é a sigla para Diferencial Residual, o que demonstra que DR é outra maneira de nomear o IDR. DDR é a sigla para Disjuntor Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR. IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não de curtos circuitos. Já o DDR funciona como disjuntor e também em casos de corrente de fuga.
IDR é o dispositivo que acusa a fuga de corrente e desarma o circuito, seja por uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque. O uso do IDR não dispensa o uso do disjuntor, já que ele não faz a função dos disjuntores.
Leia também
Função do IDR
O Interruptor Diferencial Residual tem a função de desligar automaticamente o circuito caso exista um corrente de fuga que ultrapasse 30 mA, ou seja, caso ocorra um fuga de corrente maior que 30 mA, o IDR reconhece e desliga automaticamente o circuito. O IDR tem essa característica para proteção contra choques elétricos. Esse valo de 30 mA é justamente escolhido para proteção dos seres humanos, pois está é a intensidade máxima que um ser humano pode suportar. Alguns IDRs também podem apresentar este valor com variações, não exatamente 30 mA, pois são específicos para proteção de máquinas ou equipamentos, e este de 30mA é exclusivo para proteção de seres humanos contra choques elétricos.
Funcionamento do IDR
O IDR tem um funcionamento simples. Internamente ele possui um Núcleo Toroidal onde são enrolados os cabos que se deseja monitorar. Nos polos de entrada do IDR são conectados os cabos fase e neutro (dependendo do modelo usado). Entres esses cabos existe uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) e é a partir dela que flui a energia elétrica. Se pelo cabo fase entra 10 A e estes mesmo saem pelo cabo neutro, o IDR permanece armado, mas caso isso não aconteça, o IDR entende que existe uma fuga de corrente, a partir dai os dispositivos internos do IDR calculam este valor de fuga, caso ele seja maior que 30 mA o IDR desarma o circuito. O neutro serve para fazer a leitura, para entender se está sendo perdido em algum instante e por algum motivo o valor de corrente que entrou pelo cabo fase.
Na prática, imagine que alguma pessoa encostou-se a em algum ponto do circuito e está submetido ao choque elétrico. Neste momento, parte da corrente elétrica é transferida para o seu corpo, ao invés de fazer o “caminho” adequado, nisto o IDR sente falta desta parte da corrente e em função do valor (30 mA) desarma este circuito, em questão de segundos, interrompendo também o choque que esta pessoa está sofrendo.
Veja no vídeo abaixo esta explicação ilustrada e comentada:
Este contato com a energia elétrica pode ser direto, no caso de um condutor exposto ou contato direto com o condutor energizado, ou indireto, que é quando existem falhas na instalação. Estas falhas podem ser por desgastes dos condutores ou um trabalho mal feito como em emendas, por exemplo.
Características construtivas
O IDR possui o que chamamos de polos, por onde são conectados os cabos que se deseja monitorar. A quantidade de polos do IDR pode variar de acordo com o modelo, que pode ser tetrapolar, bipolar e etc.
Algo peculiar do IDR é a existência de um botão para teste, ele simula uma fuga de corrente para testar se o desarme vai ser realizado, é uma forma de verificar e também prevenir acidentes pois, se no teste o desarme não foi realizado em uma situação real isso também não iria acontecer. No IDR também existe o botão de liga e desliga, com sinalização verde para desligado e vermelho para ligado.
Algumas informações são dispostas na superfície do IDR, tais como:
- In = corrente de trabalho, quantificada em amperes;
- Corrente de desarme, quantificada em amperes;
- Tensão de trabalho, quantificada em volts;
IDR na norma NBR-5410
A NBR-5410 estipula as condições mínimas necessárias para um funcionamento adequando e seguro das instalações de baixa tensão. A NBR-5410 no item 5.1.2.2 fala sobre a obrigatoriedade do uso de IDRs em:
- Em circuitos que sirvam de ponto de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira;
- Em circuitos que alimentem tomadas situadas em áreas externas à edificação;
- Em circuitos que alimentem tomadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos nas áreas externas;
- Em circuitos que sirvam de pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagem e demais dependências internas molhadas ou sujeitas à lavagem;
A norma não especifica a obrigatoriedade deste dispositivo por ponto, por circuito ou por grupo de circuito. Mas não é recomendada a utilização de apenas um IDR para toda instalação elétrica residencial.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Disjuntor DR – O que é e para que serve!
Quadro de disjuntores – montagem passo a passo!
Disjuntor do chuveiro desarmando, o que fazer ?
Dispositivo DR, o que é? Funcionamento e aplicações!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
83 comentários para: “Como funciona IDR”
Josue Cruz
Olá queria saber como que instalo o irds
Henrique Mattede
O que vem a ser o IRDS?
Fernando
O ideal é você contratar um eletricista que entenda desta demanda a fim de ter sua instalação correta e adequada.
Luiz
Muito importante a explicação dos disjuntores, muito bom mesmo!
Henrique Mattede
Prezado Luiz, sem dúvidas é muito importante conhecer bem os equipamentos destinados a segurança.
Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
Rafael Breine
Fiz um dispositivo para medir c realmente ele atua com até 30mA. Funciona muito bem, mais eu tive um probleminha com alguns que são alimentados por geradores, a minha dúvida é sobre o aterramento, C o mesmo medir abaixo de 10 o IDR teria que atuar? ou ele tem uma medida exata?
Henrique Mattede
Como foi o dispositivo que usou?
Quando diz uma medida de 10 esta falando de resistência de aterramento?
Luciano
Bom dia! Gostaria de receber videos de instalações de motor trifásico, bomas de água etc.
Henrique Mattede
Vou atualizar as playlist do canal e assim que possível eu posto.
Ernesto
Bom dia professor Mattede! Aqui e o seu disciplo de Moçambique. Eu gosttaria de saber qual e a diferença fisica de umDDR e um IDR.
Henrique Mattede
O DDR fornece proteção para o circuito para corrente de fuga e para sobrecorrente enquanto o IDR apenas para corrente de fuga.
Renê
Excelente essa matéria…
Henrique Mattede
Obrigado, que bom que tenha gostado!
Não deixe de acompanhar nosso vídeos no YouTube.
Ricardo
Muito boa essa explicação!
Henrique Mattede
Obrigado, que bom que tenha gostado!
Luciano
Muito bom…! Tirei todas as minhas dúvidas…
Henrique Mattede
Otimo, muito obrigado por nos acompanhar, se aparecerem dúvidas é só falar.
Sabino Santos
Faça um vídeo sobre aterramento… Residência e predial e industrial.por favor
Henrique Mattede
Estamos trabalhando neste tema para poder gravar sim.
Marcio
O que pode ocasionar o desarme de um IDR tripolar, quando todas as cargas estão desligadas e ao tentar liga-lo para alimentar o barramento ainda assim ele desarma.
Henrique Mattede
Em algum ponto está ocorrendo fuga, pode ser mal isolamento em algum ponto.
Raoni Souza
Essa eu vou responder.
Você pode esta tendo fuga de energia pelo Neutro de algum equipamento ou o Neutral esta conectado com um outro Neutral fora do IDR.
Para descobrir onde esta a fuga desliga da tomada todos equipamentos e ligue um por um quando desarmar ai você tera achado o problema caso mesmo tendo desconectados dos equipamentos e o problema persistir aconselho a verifica de onde esta seu condutor Neutro.
Um forte abraço
Raoni Souza
Henrique Mattede
Excelente resposta :)
Marco Aurélio
Valeu Professor Henrique! Você é muito gente boa! Gosto muito de seu site e de seus vídeos. Tem me ajudado muito no meu curso de Eletricista no Senai.
Obrigado!
Henrique Mattede
Obrigado, precisando é só falar!
Jorge Luiz
Gostei do vídeo, muito bom, gostaria de ver, dicas e mais vídeos, porque estou cursando elétrica. Obrigado
Henrique Mattede
Inscreva-se em nosso canal e não perca os vídeos todas as terças, quintas e sábados.
Vinícius Fernandes
Parabéns pelo trabalho e iniciativa! Que tenha sempre o dobro do sucesso que você dissemina através do conhecimento que compartilha. Obrigado!
Henrique Mattede
Essa mensagem me deixa muito feliz, agradeço pelo apoio, mostra que estamos indo pelo caminho certo.
Valter
Muito bom. Fiz o curso de eletrica no senai. Acompanho seus videos. Aprendi muito com você.
Recomendo a todos meus amigos. Vwleu obrigado
Henrique Mattede
Poxa muito obrigado, agradeço demais seu apoio.
Daniel
Estou quase concluindo meu curso de eletricista predial e o site vem sendo de uma utilidade incrível para tirar algumas dúvidas… Parabéns e continue com esse ótimo trabalho.
Henrique Mattede
Fico muito contente em estar ajudando e participando do seu aprendizado :)
Manel Mendes
Gostei do papo sobre IDR espero mais alguma novidade no meu Email valeu fui.
Henrique Mattede
Estaremos postando emails regularmente.
Marcos G. Brasil
Oi, sou um curioso da elétrica e eletrônica, já sou assinante do canal no You Tube e gosto muito do conteúdo e didática de vocês. Procurei no site sobre a instalação de medidor de consumo digital em um QDC mas não obtive resposta. Caso não tenha vocês poderiam postar um vídeo sobre o assunto, pretendo instalar um medidor deste no meu QDC a fim de monitorar o consumo total de minha residência. Abraços.
Henrique Mattede
Olá, obrigado pela mensagem.
No caso o medidor da concessionária já faz este trabalho, mas é possível sim fazer uma instalação de medidor.
Não tenho vídeo ainda mas pretendo falar sobre o assunto.
Nilson Nilo
Gostei do vídeo, muito bom ou seja cristalino, as informações boas instrutiva a gente só tem que absorver e agradecer a vocês que faz isso com muita prestação de encencinamento.
Henrique Mattede
Agradeço muito, fico mesmo feliz em estar ajudando. :)
Marcos Aurélio
Posso instalar um IDR só pra tomadas da casa?
Henrique Mattede
Olha pode sim. A norma NBR5410 estipula que para toda instalação é obrigatório o uso de DR.
Marcio
Existe um DDR com três polos apenas?
Para fazer um instalação residencial 220v
Henrique Mattede
Existem sim, alguns fabricantes tem esta configuração de polos.
Sidnei
Professor, antes de mais nada parabéns pelo trabalho. Verifiquei em uma instalação um disjuntor com a sigla SDR, o que seria? Valeu abraço.
Henrique Mattede
Qual a marca deste disjuntor?
Silvio Vidoi
Gostei da matéria
Henrique Mattede
Obrigado, agradeço pelo apoio.
Vilson Luiz Haas
Bom dia.Nesse caso então na minha região e usado com costume o IDR tetrapolar em instalações bifásicas FF então ele não serve para nada pois o neutro somente e ligado no IDR para o seu acionamento pois se o monitoramento e FN nesse caso não vai atuar por motivo dos equipamentos serem em 440V
Henrique Mattede
Isso depende da configuração pois em alguns lugares é usado neutro.
Rafael
Boa Noite Henrique. Muito bom a matéria.
E como eu faria para dimensionar o IDR? Por exemplo: Tenho um IDR de 63amper e ele alimenta outros disjuntores da casa por um barramento tipo pente. Quantos disjuntores eu posso colocar no barramento?
Henrique Mattede
O IDR tem sua corrente dimensionada pelo disjuntor e corrente do circuito que ele alimenta. Por exemplo se o circuito for de 40A tem de se usar um IDR com corrente maior ou igual a 40A.
Suenilson Guimarães
Já trabalho com DR e DDR mais com IDR nunca vi
Henrique Mattede
Muitas vezes é questão de nomenclatura.
Antonio Ramos
Muito. Boa. Essas aulas com. Bastante conteúdo e bem explicadas esto tirando proveitos
Henrique Mattede
Agradeço imensamente pelo apoio. Estamos nos esforçando a sempre melhorar o conteúdo para vocês.
Daniel
Em prédios que tem nas salas o idr como geral e dps, podem ser substituído o idr por disjuntor comum?
Henrique Mattede
Sempre deve-se trabalho com as duas proteções a do IDR (fuga de corrente) e Disjuntor (sobrecorrente).
Luciano dos Santos Goncalves
Que bom. Eu estou estudando sobre DRs no que eu estou fazendo de elétrica.
Abraços e obrigado pelas informações!
Henrique Mattede
Que bom que podemos ajudar. Fico feliz :)
Welington da Silva
Professor Henrique, tenho uma duvida. Notei alguns profissionais comentando que utilizaram IDR em chuveiros mas que retiraram pois desarmava toda hora. Qual pode ser o problema?
Muito bom esse artigo, com ótimas informações!
Henrique Mattede
Se a resistência do chuveiro não for blindada vai acusar mesmo a fuga de corrente.
Ailson
Boa noite. Vi em um quadro 3 disjuntores com dois polos. Fase e neutro, os mesmos estavam ligados no 220b ou seja duas fases. Está certo essa ligação sendo que a fase estava ligada no polo onde marca N.
Henrique Mattede
Olha tem de analisar se eram mesmo disjuntor ou IDR.
Rogério Oliveira
Qual é o melhor sistema de aterramento para esse tipo de dispositivo de proteção como idr, dr e etc.muito obrigado!
Henrique Mattede
Em teoria o IDR ou DDR independe do aterramento, qualquer fuga fará com que eles desarmem.
Witalu
Qual a quantidade mínima de DR p uma residência? Ou a norma ainda não estipula isso?
Henrique Mattede
No mínimo um como geral, a norma não proíbe o uso de apenas um como geral.
Heronildo Nascimento
Henrique você está fazendo sucesso no mundo da elétrica, minha esposa só vive reclamando que eu só vivo plugado no mundo da elétrica, kkkkk mas meus parabéns continue sendo esse professor dedicado nos ajuda muito…
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado por nos assistir e prestigiar Heronildo! Rsrssrsr Ficamos felizes que esteja gostando de nosso conteúdo! =)
Fabrício
Olá Henrique, pelo que eu entendi vou precisar usar 4 idr’s é isso mesmo?
2 para 2 chuveiros
1 para torneira elétrica
1 para tomadas uso geral
Correto?
Equipe Mundo da Elétrica
Se estes forem os circuitos sim, lembrando que o dimensionamento deve ser igual ao do disjuntor que protege o circuito.
Paulo
Extremamente útil! Muito bom mesmo!
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu!
Rubem Amaral
Gostaria de saber se põe ser instalado um dr ou ddr em um quadro de distribuição com 1 disjuntor geral + 5 ramais.
Equipe Mundo da Elétrica
Se for instalado um IDR geral é preciso que ele tenha a mesma corrente do disjuntor principal, e se for instalado um DDR ele precisa ter a mesma corrente do disjuntor principal e com o detalhe que não vai ser preciso o uso de uma disjuntor geral pois o DDR faz o trabalho e ambos.
Nilton Fonseca Manata
Muito interessante esta matéria.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Nilton!
Rubens Menezes
Bom dia! Tenho observado o seu trabalho de perto em relação ao trabalho com eletricidade, tem sido muito bom. Eu sou Fiscal de Linha de Transmissão, queria que você comentasse alguma coisa relacionado Transposição de cabos (LT).
Atenciosamente,
Rubens Menezes
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Rubens por nos prestigiar! Sugestão anotada, assim que possível falaremos sobre este tema!
Elcio Diego Loeblein Lopes
Por qual motivo, não é recomendado apenas um IDR para toda a instalação?
Equipe Mundo da Elétrica
Elcio, o uso do IDR não dispensa o uso do disjuntor, já que não faz a função dos disjuntores. IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não de curtos circuitos.
André Canavelo
Como identificar se é DDR ou IDR. Vejo alguns anúcios no Mercado Livre mas nem os vendedores sabem.
Equipe Mundo da Elétrica
André, olhando o manual ou pesquisar o modelo do produto. Temos conteúdo sobre o tema no canal e site do Mundo da Elétrica.https://www.youtube.com/watch?v=KsCORzrjyxQ