Divisão de circuitos residenciais, dicas e regras.
Para o correto funcionamento de uma instalação residencial muitos cuidados devem ser tomados, desde o cumprimento de normas, correto dimensionamento de componentes e cabos, escolha adequada de interruptores, tomadas e lâmpadas e um ponto muito importante que é a distribuição dos circuitos da instalação.
Chama-se circuito o conjunto de pontos de consumo (pontos de luz e tomadas), alimentados pelos mesmos condutores e ligados ao mesmo dispositivo de proteção. Todos os circuitos iniciam-se no QDC (quadro de distribuição de circuitos) e finalizam nos pontos de tomadas, iluminação e as demais cargas.
Leia também
Infelizmente uma grande parte das instalações residenciais no Brasil não tem corretamente distribuídos os seus circuitos e muitas instalações se quer possuem um QDC.
Para que separar a instalação em circuitos?
A instalação elétrica deve ser dividida em circuitos separados de modo a:
- Diminuir as consequências de uma falha, a qual provocará apenas o seccionamento do circuito defeituoso;
Nas casas onde não há distribuição dos circuitos uma falha geralmente acarreta no seccionamento do disjuntor geral, isto provoca do deligamento total da instalação o que não permite por exemplo que sejam ligado aparelhos e ferramentas elétricas as vezes necessárias a manutenção adequado do local defeituoso.
O risco de acidente físico uma instalação em que haja falta de iluminação devido ao um seccionamento geral é muito alto, principalmente quando a falha ocorre no período noturno.
- Facilitar o funcionamento adequado dos dispositivos de proteção garantindo seletividade;
A seletividade tem tudo a ver com a escolha correta do disjuntor, e quando a seletividade foi feita corretamente evita que mais de um disjuntor ou o disjuntor errado seja seccionado em caso de falha.
- Facilitar as verificações, os ensaios e as manutenções.
Caso não haja distribuição de circuitos não e possível averiguar parte por parte de uma instalação elétrica, este procedimento ajuda muito para encontrar o ponto exato das falhas elétricas.
Como dividir a instalação
Para que a divisão seja adequada e siga as normas devem ser observadas as seguintes restrições:
- A carga total deve ser dividida de modo a construir circuitos de potências próximas, porém sem ultrapassar 1.200 watts em distribuições de 110 volts e 2.200 watts em distribuição de 220 volts, em 12 pontos de luz por circuito;
Circuitos de potências próximas garantem um equilíbrio de corrente entre os circuitos, em casos onde haja mais de uma fase distribuída entre os circuitos (circuitos bipolares ou tripolares) este equilíbrio é muito importante para que um polo de um disjuntor bipolar ou tripolar não se aqueça de forma desigual a outros polos.
- Cada circuito deverá ter seu próprio condutor neutro;
Nos casos de circuitos monofásicos esta regra é essencial para que não haja sobreaquecimento dos cabos elétricos de neutro, a perda de um neutro, o famoso neutro interrompido, pode causar desequilíbrio das tensões de uma instalação e queima de aparelhos eletrodomésticos.
- Devem ser previstos circuitos particulares para aparelhos de potência igual ou superior a 1.200 watts em distribuições de 110 volts e de 2.200 watts em distribuições de 220 volts (chuveiros elétricos, aquecedores de água, fogões, máquinas de lavar, etc.);
- Todo ponto onde a corrente nominal for superior a 10A deve ser instalado um circuito independente.
Estes pontos se complementam, com a atual norma de tomadas existem tomadas de 10A e 20A comercial, os circuitos mencionados acima ou terão uma corrente máxima de 10A ou serão superiores e dedicas devendo ser utilizadas tomadas de 20A. Circuitos que necessitem de corrente maiores que 20A para um aparelho, caso de um chuveiro elétrico por exemplo) não deve ser usado tomadas e sim uma conexão direta com emendas.
- Deve ser previsto pelo menos um circuito para cada 60m² ou fração da residência.
Esta medida visa uma divisão por área da a instalação e garante fisicamente divisão dos circuitos em áreas distintas da instalação.
- Os pontos de cozinha, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos devem ser atendidos por circuito exclusivamente destinado a alimentação de tomadas desses locais.
Geralmente nestes cômodos estão os eletrodomésticos mais potentes de uma casa e por isso seus circuitos são mais carregados, devem ser distintos dos demais para evitar aquecimento indevido ou sobrecarga.
- Em instalações habitacionais, pontos de tomadas e iluminações podem ser alimentados por circuitos comuns (iluminação e tomada) desde que:
- A corrente de projeto do circuito comum não seja superior a 16A.
- Os pontos de iluminação não sejam alimentados por um só circuito comum em sua totalidade.
- Os pontos de tomadas não sejam alimentados por um só circuito comum em sua totalidade.
Este ponto muito polêmico entre os profissionais da área de eletricidade é previsto na norma NBR5410 – Instalações elétricas de baixa tensão e pode ser melhor entendido neste vídeo abaixo:
Devido a grande quantidade de instalações que não possuem a divisão correta de circuitos, conhecer as regras sobre a divisão de circuitos é uma grande oportunidade de trabalho, o profissional autônomo que trabalha prestando serviço de manutenção e instalação irá se deparar diversas vezes com instalações deste tipo e este serviço deve ser ofertado aos clientes, é trabalhoso para um instalação já pronta ter a divisão feita posterior a esta instalação por isso é um trabalho que tem maior valor agregado.
É muito importante na divisão manter os pontos dos circuitos próximos, não é recomendado por exemplo que um circuito que alimente por exemplo uma parte da sala de um lado da casa, venha a alimentar um outro ponto do lado oposto da casa, além de gastar muitos cabos na hora da instalação pode causar confusão a que for realizar uma manutenção posterior.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Tomada residencial – Tipos e aplicações!
Tomadas coloridas, onde usar?
Realizando o dimensionamento elétrico residencial – passo a passo!
Como instalar disjuntor? Aprenda passo a passo!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
37 comentários para: “Divisão de circuitos residenciais, dicas e regras.”
Moraes
Boa noite, olha fico feliz em ver um profissional como você, interessado em passar conhecimento detalhado e que paciência em explicar e dar oportunidade a muitos brasileiros interessado nesta área, ainda mais de graça, e nada mais do que você que tem um conhecimento profundo em elétrica, eletrônica etc…, quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos e torcer para que você continue firme e forte e com muita saúde, fique com Deus.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado pela força, que possamos permanecer no caminho certo.
Agn
Valeu
Equipe Mundo da Elétrica
=)
Eliezer Ortega
Fico muito feliz ao encontrar um profissional dedicado e ajudando as pessoas que tem interesse em aprender e conhecer as normas e os conceito da eletricidade. Até para nós que já somos desta área, com anos de experiências neste tipo de trabalho, estamos sempre relembrando os conceitos e algumas coisas mais que ao longo do tempo pode cair no esquecimento. Henrique Mattede, parabéns por você ser o profissional que você é. Muita paz e saúde.
Equipe Mundo da Elétrica
Eliezer, obrigado pelas belas palavras! Muita paz e saúde para todos nós! =)
Mestry Badahra
Professor eu endosso as palavras do colega acima, sobre a sua categoria e objetivo de nos passar detalhes positivos, sobre este tema da mais alta importância.
Mestry Badahra
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado Mestry por nos prestigiar sempre!
Anderson Garcia
Parabéns meu amigo! Estou aprendendo muita coisa contigo! Que Deus te pague!
Equipe Mundo da Elétrica
Amém Anderson! Obrigado por nos prestigiar ;-)
Raimundo Jr.
Caro henrique, você está de parabéns pela excelente matéria sobre os diversos assuntos de elétrica.
Grande abraço.
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu demais!
Raimundo Jr.
Parabéns, caro henrique. Um trabalho com dedicação.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado Raimundo!
Mário Henrique
Tmo junto “mundo da eletrica ”
#Semfaisca kkkkkkk
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu Mario! Rsrsrsr
Sandro Alves
Parabéns material atualizado e de ponta seguindo nbr a fio…
Fabio
Gostaria de ver mais vídeo de comandos elétricos amigos passo a passo
Equipe Mundo da Elétrica
Fabio, veja estes:https://www.youtube.com/user/MundoDaEletrica/search?query=comandos+el%C3%A9tricos
Valdema Rocha
Muito bom, você é um grande mestre no mundo da elétrica meus parabéns
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu demais Valdema!
Josue Gomes Rodrigues
Gostei muito; e está sendo muito gratificante participar dessa aula. Que Deus abençõe vocês
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Josué! Amem!
Ermitao Andrade
Gostei è muito bom
Equipe Mundo da Elétrica
=)
Wellington Feitosa
Parabéns mundo da eletrica, Henrique você camarada tem um coração enorme, e uma grande paciência em nós repassar seus conhecimentos obrigado.
Equipe Mundo da Elétrica
Poxa, valeu demais!
José Monteiro Filho
Parabéns pela iniciativa pois com ela criam uma socialização de conhecimento para que possamos a cada dia sermos consumidores mais exigentes. Abcs
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição!
Paulo Martins
Muito bom este site. Parabéns pela iniciativa e sucesso.
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição Paulo!
Domingos Miguel Cani
Gostei da matéria
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Domingos!
Luciano Araujo Costa
Boa tarde! Sei que não e nada fácil mas gosto muito dessa área da eletricidade. Esta de parabéns tanto os instrutores e os alunos pois somos sempre aprendiz fica aqui meus agradecimentos pelos conhecimentos que tem nos passado por vários vídeos.
Equipe Mundo da Elétrica
OBrigado por nos prestigiar Luciano!
Jefferson
Obrigado pelas excelentes dicas
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição!