São muitos os tipos de medidores de energia elétrica, onde o princípio básico de funcionamento da grande maioria dos medidores de energia é o mesmo. Porém os  medidores antigos, como os de disco, são exceção. Usamos como exemplo um medidor mais simples para entendermos o seu funcionamento básico, porque todos os demais modelos de medidores de energia elétrica são modelos mais atualizados que este. O Mundo da Elétrica explica neste artigo o que é medidor de energia elétrica, como funciona e quais são as suas aplicações, além de explicar o que é kWh. Vamos lá pessoal!

Medidor de energia elétrica: O que é?

Conhecido popularmente como relógio de luz, o medidor de energia elétrica tem a função de medir o consumo de energia elétrica de uma carga. Os medidores de energia fazem a medição do consumo de energia elétrica mensalmente em kWh. Se você não sabe o que kWh fique tranquilo, ainda vamos explicar neste artigo o que isso significa!

Tipos de medidores de energia, quais são?

Medidores de energia elétrica, como funciona?

Existem basicamente dois tipos de medidores de energia elétrica, o medidor eletrônico e o medidor eletromecânico. Podendo variar entre medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos, apresentando outras diversas características. Caso você não saiba, o medidor de energia elétrica mais usado no Brasil é o medidor bifásico 3 fios.

O que é kWh?

O kWh significa quilowatt-hora, que é a medida de energia elétrica consumida por uma carga durante um determinado período. É importante destacar que kW e kWh são diferentes, pois o kW é uma medida de potência elétrica, enquanto o kWh é uma medida de energia elétrica. Então podemos compreender que, 1 Watt-hora representa a quantidade de energia elétrica necessária para alimentar uma carga de 1 Watt durante uma hora.

Para ficar mais simples de entender essa diferença, vamos usar de exemplo uma carga que consome uma potência de 1200 W, sendo que esta é a potência consumida pelo período de 1 hora. Portanto, se esta carga ficar ligada por 6 horas, o seu consumo será de 7.200Wh. Para encontrar este valor é só multiplicar a potência elétrica da carga pela quantidade de horas que ela ficar ligada. Após encontrar o valor da potência em Wh, para obter o seu valor em kWh basta dividir o resultado por 1.000, pois 1 kWh equivale à 1.000 Wh. Realizando a divisão podemos ver que o consumo desta carga é de 7,2 kWh, assim como mostra na imagem abaixo.

Medidores de energia elétrica, características e aplicações!

Com calcular consumo de energia elétrica?

Medidor de energia eletromecânico

Vamos começar pelo tipo de medidor mais antigo, que é o medidor eletromecânico. Este medidor possui um disco de metal que gira sempre quando passa uma corrente elétrica pelas suas bobinas, de forma com que esta corrente acabe gerando um campo magnético, isto é, o medidor eletromecânico funciona através da indução eletromagnética. O campo magnético gerado faz com que o disco no medidor gire somente quando houver consumo de energia elétrica, para então acontecer o movimento das engrenagens e dos ponteiros do medidor. Destacamos que apesar do medidor de energia eletromecânico ser mais antigo, ele continua sendo eficiente, e por isso ainda é muito usado em vários países pelo mundo!

Medidores de energia elétrica, características e aplicações!

Medidor de energia eletromecânico, características e aplicações!

É importante destacar que a velocidade de rotação do disco é diretamente proporcional a intensidade do campo magnético, ou seja, quanto maior a intensidade do campo magnético, mais rápido será a velocidade com que o disco irá girar e consequentemente, indicando maior consumo de energia elétrica.

Medidor de energia elétrica eletrônico

Como o próprio nome sugere o medidor eletrônico funciona eletronicamente, ou seja, a sua medição é feita de forma digital, sendo usada uma tecnologia muito mais moderna. Além disso existem diversos modelos de medidores de energia eletrônicos.

Medidores de energia elétrica, como funciona?

Medidor de energia elétrica eletrônico.

Existem medidores eletrônicos mais simples, que realizam a medição do consumo e apresentam este valor em um display. Também tem modelos bem mais completos, que enviam as informações sobre o consumo de energia diretamente para a concessionária, além de apresentar outros parâmetros e funções de interesse da concessionária ou do próprio cliente.

Os medidores de energia elétrica são dispositivos que necessitam ser precisos e confiáveis, mas que mesmo assim algumas pessoas duvidam das suas medições, portanto, deixamos abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostra a realização de vários testes no medidor de energia elétrica, vale a pena conferir!

Com todas as informações e exemplos que foram passados, fica fácil entender a aplicação dos medidores de energia! Recomendamos que antes de escolher o padrão de entrada você consulte as normas e exigências das concessionárias de energia elétrica. Se ficou alguma dúvida ou tiver sugestões, deixe nos comentários que iremos responder. Também fique à vontade para visitar outros artigos e assistir os vídeos do Canal Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)