Como realizar as medições de energia dentro de um painel elétrico? Dá para fazer a medição elétrica no minidisjuntor? Neste artigo vamos apresentar um modelo de multimedidor que é mais que um simples multimedidor, pois permite fazer o gerenciamento de energia completo de forma simples e transparente por meio de uma interface web. Este multimedidor disponibiliza as medições em tempo real com gráficos, exibição individual de consumo, relatórios e outras funções.

Componentes – Multimedidor

Os Multimedidores são dispositivos que fazem a medição de diversas grandezas elétricas como por exemplo, corrente elétrica, tensão, potência e etc. O nosso modelo de multimedidor é um sistema multicanal composto basicamente por três componentes:

Os sensores são como pequenos TCs (transformadores de correntes) que são instalados nos cabos, de preferência na saída dos minidisjuntores, para coletar a corrente que passa por cada cabo. Existem duas opções de sensores para minidisjuntores, o de 40A e o de 63 A.

Os sensores são como pequenos transformadores de correntes.

Sensores TC de 40A e 63A, são instalados nas saídas dos cabos.

A barra para sensores é onde acoplamos os sensores, ela é responsável por transmitir as informações coletadas pelos sensores para o Data Manager. Para isso a barra usa uma comunicação específica, a Modbus RTU (RS-485) que facilita a comunicação entre as barras e o Data Manager com a conexão daisy chain.

Comunicação específica a Modbus RTU (RS-485) que facilita a comunicação entre as barras e o Data Manager.

Barra para sensores é responsável por transmitir as informações.

As barras têm quantidades fixas para 3, 6, 9 ou 12 sensores, podendo alternar entre sensores de 40A e sensores de 63A. As barras são ligadas num sistema “cascata”, onde são ligados em série.

O Data manager é o cérebro de todo esse sistema, é o Data Manager que concentra todas as medições feitas pelos sensores, além de ser a entrada da tensão do sistema, ou seja, também alimenta o sistema com a ligação direta da rede.

Alimenta o sistema com a ligação direta da rede.

Data manager é o cérebro de todo sistema.

O Data Manager pode fazer a leitura simultânea de até 96 sensores, ou seja, 8 barras com 12 sensores em cada barra. Vale ressaltar que a leitura de 96 cabos que possam ser nomeados individualmente, isto é, pode fazer o controle de acordo com a nomenclatura dada. Também é importante lembrar que por serem 96 cabos, significa que se forem minidisjuntores bifásicos ou trifásicos, o número total de minidisjuntores muda, mas não o número total de sensores, ou seja, 96 disjuntores monopolares, 48 disjuntores bipolares ou 32 disjuntores tripolar.

Cada sensor instalado faz a medição individual de uma fase, mas através da interface web é possível agrupar sensores para demonstrar cargas monopolares, bipolares, tripolares e tetrapolares. O multimedidor consegue se comunicar com sistema supervisórios ou sistemas de gerenciamento através do Data Manager. Para essa comunicação ele usa o padrão Modbus-TCP que é diferente do padrão dos sensores que é o Modbus-RTU.

Instalação – Multimedidor

No painel, o Data Manager vai ser instalado sempre após o disjuntor principal na entrada do quadro de distribuição de circuitos (QDC). O Data Manager é instalado no painel do trilho DIN e é possível entrar com uma alimentação direta de até 400V entre fase e fase.

O Data Maneger é alimentado pela parte debaixo e a saída dele é por cima. Para que seja alimentado deve sempre estar ligando a fase L1 e N, pois a alimentação do equipamento é feita a partir destes bornes. Os sensores são conectados nas barras para sensores e você pode conectar uma barra à outra num total de até 8 barras simultâneas.

Os sensores são passados pelos cabos e não ficam presos nos disjuntores e isso facilita bastante a instalação. Os cabos sustentam os sensores e a barra acoplada aos sensores, sempre na saída dos disjuntores. Uma coisa bem interessante é que devido à esta característica dos sensores não ficarem fixos aos disjuntores, esse sistema PAC pode ser usado em qualquer disjuntor do mercado, e isso facilita que ele possa ser instalado em redes já existentes, incluindo as mais antigas.

Para que seja alimentado deve sempre estar ligando a fase L1 e N.

Modo de instalação do multimedidor.

Comunicação com a Internet – Multimedidor

O Mundo da Elétrica sempre busca trazer as novidades do mercado e hoje praticamente tudo se comunica com o celular, este multimedidor não é diferente, essas tecnologias fazem parte da indústria 4.0 e da internet das coisas onde tudo se comunica com a internet. O sistema do multimedidor possui interação com aplicativos no celular tanto Android quanto iOS, além de interface pela internet, os aplicativos são gratuitos e são encontrados nas lojas de aplicativos.

No Web Browser que é a interface pela internet, é possível acessar todas as medições que estão sendo feitas pelos sensores e Data Manager de maneira individual, ou até mesmo visualização de cargas bifásicas ou trifásicas.

É possível acessar os dados na memória, imprimir relatórios e até ter uma estimativa de custos com a energia elétrica, além do comparativo entre cargas e gráficos de consumo que são outras informações que podem ser encontradas na interface Web.

Todas as configurações do multimedidor são feitas também através da interface Web ou por meio de um software de configuração que é o Powerconfig, que pode ser baixado gratuitamente.

As leituras são armazenadas por até 1 ano, dependendo da quantidade de medidas realizadas. O nosso multimedidor possui 1 Gb de memória interna para armazenamento e depois disso ele sobrescreve as últimas leituras, começando das mais antigas para as mais recentes.

As aplicações para esse tipo de equipamento são as mais diversas. É comum a utilização em Datacenters, shopping centers, mercados, padarias, bancos, indústrias, edifícios residenciais ou comerciais que tem a necessidade de gerenciar o consumo de energia.

Certamente é uma opção mais apropriada para auxiliar no controle e visibilidade de consumo. Por exemplo, um locatário pode visualizar na tela do celular quanto consumiu de energia naquele mês, ou o inquilino de um condomínio pode saber quanto ele “gastou” de energia naquele mês, podendo saber se está fora ou não do consumo final do mês anterior.

Considerações finais:

Para alguns talvez até pareça que este tipo de tecnologia está longe de ser comum, mas isso é um engano porque possivelmente aquele condomínio grande que tem perto da sua casa já utiliza este tipo de tecnologia, ou tem um grande potencial para ter esse tipo de equipamento.

Vivemos em um mundo incrível, e acessar as informações sobre energia de uma instalação, usando apenas um celular, já é possível. A digitalização já chegou até para a rede elétrica da nossa casa. Quanto mais você souber destas novas tecnologias, maiores serão as suas chances de se destacar no mercado de trabalho. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica mostramos, como ligar um disjuntor pelo celular.

Conhecer este tipo de multimedidor já está se tornando essencial para profissionais do Mundo da Elétrica. As informações sobre o consumo de energia elétrica estão ficando cada dia mais relevantes e com a internet das coisas tudo caminha para estar acessível no celular, no computador ou onde for necessária esta informação.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)