Sistemas hidráulicos automáticos fazem parte de diversas plantas industriais, mas devido ao crescimento populacional e as crises hídricas sistemas automáticos para armazenamento, reuso e captação de água tem se tornado cada vez mais comuns nas instalações residenciais. Seja nas grandes cidades ou nas propriedades rurais estes sistemas tem ocupado seu espaço e devem entrar no portfólio de trabalhos dos eletricistas, seja para construção de sistemas automáticos de nível ou para sua manutenção.

Existem diversas configurações para sistemas de controle de nível sendo o mais comum deles o uso de dois sensores de nível para acionar uma bomba d’água.

O sensor de nível é uma pequena boia com um contato elétrico encapsulado dentro dele, funciona basicamente como um interruptor, permitindo ou não a passagem de corrente elétrica por entre seus contatos. Fixado a lateral de um reservatório ou mesmo a um sistema de canos inserido dentro deste reservatório, pode ser usado como um contato aberto ou fechado para o comando elétrico de uma bomba.

Para o sistema de controle automático de nível de um reservatório são usados os seguintes materiais:

  • 2 Sensores de nível;
  • 1 Contator (compatível em com a potência da bomba que será ligada);
  • 1 Bomba elétrica d’água.

O esquema elétrico abaixo representa a ligação dos cabos para este circuito.

Controle de nível automático.

Sistema de controle automático de nível.

Funcionamento:

Neste sistema dois sensores de nível controlam o nível máximo e mínimo do líquido dentro do reservatório. Ambos sensores neste comando são usados como contatos normalmente abertos. Com o reservatório cheio os dois sensores estão aberto e a bomba está desligada.

Quando o nível do líquido começa a abaixar e passa pelo primeiro sensor (sensor de nível máximo do líquido) este se fechar mas a bomba ainda não é acionada pois o segundo sensor (sensor de nível mínimo do líquido) ainda não está fechado permanecendo a bomba deligada. No momento que o líquido ficar abaixo do nível mínimo o segundo sensor se fecha permitindo que o contator tenha alimentação em suas bobinas e desta forma acontece a partida da bomba.

O contato normalmente aberto do contator está em paralelo com este sistema de sensores como um contato de selo, desta forma quando o nível começar a subir, devido o líquido que a bomba está injetando no reservatório, a bomba não é desligada ainda mesmo com o sensor de nível mínimo do líquido aberto. Somente após ultrapassar o nível máximo e abrir o sensor de nível máximo do líquido é que o contato de selo é desfeito desligando a bomba.

O uso de dois sensores permite que o ligamento e desligamento do sistema seja feito com um intervalo de tempo que é regulado pela quantidade de líquido entre os dois níveis dos sensores, caso fosse utilizado apenas um sensor (como é o caso de uma caixa d’água comum com uma boia) haveria diversos ligamentos de desligamentos seguidos sempre que o líquido começasse a baixar e logo se desligaria quando começasse a subir. Neste tipo de sistema a vida útil do motor seria severamente reduzido enquanto o gasto energético dos constantes acionamentos do motor seriam alto.

Vantagens do sistema através de sensores de nível.

Este sistema possui grandes vantagens sendo que uma das principais é o baixo custo de instalação, este sensore tem custo relativamente baixo e uma longa duração possuindo vida útil de milhares de acionamentos.

Os sensores são fixados na lateral do reservatório ou são fixado em sistema fixo o que garante uma excelente repetibilidade do nível de acionamento e desacionamento o que não é possível em sistemas de chave boia por exemplo que podem ter variação devido a ondulação do líquido na superfície do reservatório.

O mesmo sistema pode ser usado para acionar qualquer potência de bomba sendo necessário apenas o dimensionamento do contator correta para a bomba, tanto em sistemas monofásicos como trifásicos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

42 comentários para “Controle de nível de reservatório”

  1. Márcio

    Tenho um poço artesiano de 100m e gostaria de colocar dois sensores de nivel, no entanto, acredito que os sensores verticais poderão ficar enroscados no cano, no fio ou no cabo. Por ser um poço de baixa vasão acredito que teria de colocar um sensor nos 90m e o outro nos 20m… Tem algum sensor pra este caso…e o que vou gastar?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Neste caso o recomendado são dois sensores na caixa de reservatório e um no poço para evitar ligar a bomba em seco.

      Responder
      • Milton Brito

        Prezados, eu assisti o vídeo no Youtube, gostei muito, porém, uma dúvida permaneceu.

        Se eu instalar esses sensores no reservatório superior, como garantir que a bomba não será acionada se faltar água no reservatório inferior?

        Obrigado pela atenção

      • Equipe Mundo da Elétrica

        É preciso utilizar também um sensor no reservatória inferior para isso não acontecer, pois quando o reservatória inferior não tiver água a bomba não vai pode atuar.

  2. Osvaldo

    Otimo dia
    Serviço de utilizade publica
    Um otimo trabalho do pessoal envolvido
    Continuem nos atualizando obrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      Agradeço a mensagem, obrigado pelo apoio.

      Responder
  3. Osvaldo

    Continuem nos atualizando
    Otimo trabalho
    Bom dia

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado pela mensagem.

      Responder
  4. Carlos Eduardo Locatelli

    Uma dica importante sempre use todos os contato de potencia do contato para terem desgaste igualmente e prolongar a vida do contator

    Responder
    • Henrique Mattede

      Exato, é uma pratica recomendada principalmente em contatores de menor potência que não se dispõe de contatos para troca como nos de maiores potências.

      Responder
  5. Renan Lopes de Almeida

    Parabéns, sou eletricista também e gosto muito de visualizar os videos do Mundo da Ele trica. Pois são videos muito bem feitos com muito profissionalismo, bem gravados com bom Áudio que é muito importante, imagem com foco aberto consegue ver o instrutor e os materiais de simulação, o Henrique tem uma boa. Nota dez para vocês.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Poxa muito obrigado, fico feliz demais em ler isso :)

      Responder
  6. Jairo Luis

    A este respeito, nenhum botão de arranque é usado…?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não, pode ser usado uma disjuntor (inclusive é recomendado) de forma a desligar o sistema todo.

      Responder
  7. Riaz

    Its right

    Responder
  8. Adriano

    Olá bom dia, antes quero parabenizar vocês por essa iniciativa, aprendi muitas coisas novas assistindo os videos postado no YOUTUBE. Bem, estou com um problema e sei que vocês irão solucionar. Tenho um poço com 15 metros de profundidade, uso esse poço pra irrigar a gram de um campo Society, no entanto já queimei diversas vezes o selo da bomba, pois essa trabalha no seco. Se vocês poderem mim ajudar ficarei bastante satisfeito, muito obrigado e mais uma vez parabéns. Se possível gostaria que vocês mi enviassem a solução é o esquema de ligação.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Existe a opção de um sensor no fundo do poço para desligar em caso do nível baixo de água impedindo a bomba de atuar.

      Responder
  9. Andre Fernando Dominguez

    Show de bola. Sou fã do seu trabalho. Parabéns por mais este ótimo post! Como sempre, linguagem simples e de fácil interpretação para leigos no assunto de elétrica e comandos elétricos.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Gradeço muito o apoio e por colaborar com sua mensagem.

      Responder
  10. Luciano Caltabiano

    Bom dia!

    Preciso fazer um comando para duas bombas intercalando sua ligação através de um temporizador microprocessado revesando as bombas a cada 24 hrs. E desenvolver todo comando conforme descrição abaixo:

    Comando manual: O equipamento em manual irá atuar com a seleção de bombas (B1 e B2) e a parada com chaveamento manual em posição 0 ou por atuação da boia de nivel, será considerado o sistema de proteção dos disjuntores motor.

    Comando automático: O equipamento em manual irá atuar com a seleção de bombas (B1 e B2) alternadamente em programação diária e o seu controle de desligamento será realizado pela boia de nivel, será considerado o sistema de proteção dos disjuntores motor.

    Alarme: O sistema de alarme irá atuar independente da chave seletora manual/automatico este sistema tem a função de indicar nivel acima do normal e atuação de proteções como disjuntores motor.

    Como desenvolvo este esquema de comando, poderia me ajudar?

    Obrigado.

    Luciano.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Qual sua dúvida sobre a elaboração do projeto?

      Responder
  11. Marcelo Alves

    Muito obrigado pela atenção professor, seus vídeos são show de bola… Muito bem explicados.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Marcelo!

      Responder
  12. Rogério Oliveira

    Muito bom esse mundo da elétrica, excelente a equipe de vocês, obrigado pelos vidios dicas e etc…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu Rogério!

      Responder
  13. Antonio Marcos

    Bom dia!
    Prerciso desse esquema elétrico pra montar o painel com todos os componentes descritos abaixo onde acho se tiveram ai e puderem me ajudar obrigado

    Preciso fazer um comando para duas bombas intercalando sua ligação através de um temporizador microprocessado revesando as bombas a cada 24 hrs. E desenvolver todo comando conforme descrição abaixo:

    Comando manual: O equipamento em manual irá atuar com a seleção de bombas (B1 e B2) e a parada com chaveamento manual em posição 0 ou por atuação da boia de nivel, será considerado o sistema de proteção dos disjuntores motor.

    Comando automático: O equipamento em manual irá atuar com a seleção de bombas (B1 e B2) alternadamente em programação diária e o seu controle de desligamento será realizado pela boia de nivel, será considerado o sistema de proteção dos disjuntores motor.

    Alarme: O sistema de alarme irá atuar independente da chave seletora manual/automatico este sistema tem a função de indicar nivel acima do normal e atuação de proteções como disjuntores motor.

    Como desenvolvo este esquema de comando, poderia me ajudar?

    Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Infelizmente não podemos fornecer um projeto técnico o que pode ser feito e esclarecer as dúvidas que surgirem.

      Responder
  14. Luiz Gonzaga Silveira Soares

    Prezados, Boa tarde,
    Vocês teriam um esquema de controle de nível de água, igual ao disponibilizado acima nesta página, porém com mais um sensor para proteção da bomba?
    Att,
    Luiz

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Estamos finalizando um pdf referente.

      Responder
  15. Heder

    Equipe Mundo da Elétrica, o contator do esquema acima é do tipo NA (aberto) ou NF (fechado)?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      O contator utilizado é do tipo NA(Aberto), é ligado no contato 14.

      Responder
  16. Claudio Tavares

    Boa Noite! Por favor como instalar chave de partida direta com rele mod. 3tw8011 da Siemens.
    A energia 220V, com boia de nível. Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Estou anotando sua dúvida e irei responder em breve em vídeo.

      Responder
  17. Angelo

    Boa noite,

    Tem um poço artesiano e nele instalado uma bomba da thebe com três sensores. O instalador colocou o primeiro sensor a 10 metros do solo para o fundo e, assim com o rebaixamento do lençol a bomba fica ligada 9min e desligada 9min automaticamente. Preciso urgente desligar estes sensores ou rebaixá-los para poder fazer um melhor funcionamento da minha água. Podem me ajudar?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Vai ser preciso esvaziar o poço na quantidade necessária para poder efetuar a mudança desejada.

      Responder
  18. Rosana

    Vocês fazem venda e serviço de instalação de aparelho medidor de nível de caixa dágua? Tenho bomba d´agua, mas o cano sempre estoura por não saber quando a caixa fica cheia. Sou do RJ

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Infelizmente não trabalhamos com projetos, apenas o canal nos toma muito tempo.

      Responder
      • Paulo Madureira

        Gostaria de parabenizar, em primeiro momento pelo material de vídeos do canal! Muito instrutivo. Gostaria de pedir uma sugestão de vídeo para complementar os que já existem sobre automação de caixas dágua e cisternas com ligamento de bombas automaticamente.
        Penso em montar este projeto de automação colocando 2 sensores na caixa dágua em cima, para ativar e desativar o sistema, porém, preciso colocar o mesmo esquema na cisterna, porém com 2 sensores também com nível mínimo (para desativar o sistema em falta de água na cisterna) e um outro sensor mais ou menos na posição 1/4 da capacidade da cisterna, para que o sistema só seja reativado quando a cisterna encher pelo menos 1/4, para que no nível baixo da cisterna a bomba não fique ligando e desligando toda hora, liguei pra icons pra pedir material e me atenderam bem e me deram até um esquema que poderei usar, como minha bomba é 110V de 1/4CV, o esquema deles veio com 3 contatores e me indicou tirar 1 e jogar do segundo contator direto na bomba, porém pelo que estou pensando acho que tem como ligar tudo em 1 contator mesmo. É Possível? Estou certo? No meu caso penso em colocar led`s para saber o nível de água na caixa dágua lá embaixo em casa. É Possível ligar neste mesmo esquema? Os sensores de niveis podem ser usados na cistema e cx para automação e ligá-los no led também os mesmo sensores podem ser usados pras duas coisas? Ou seria necessário criar outro esquema separado para led? Caso seja necessário um sistema separado penso em usar estes ai da internet feitos com canos também com ponteiras de nível feito por parafusos de aço inox, em que o nivel 1 (baixo ) é o que vai levar o negativo pro fundo da caixa e os demais vão passando a condução pela água após encostarem nestes parafusos, neste caso penso em ligar em 9v com fonte, ou bateria de 9v, e fazer uma caixinha de led´s 9só em caso de não poder usar os sensores icons que já estão pro sistema da automação para fazerem a função também de monitorar o nivel de água por led). Me ajudem por favor ou se der faz um vídeo com led´s medindo nível, e com sensores na caixa e na cisterna, este vídeo não tem no canal e estamos todos enrolados pra tentar juntar tudo isso! (Automação com 2 sensores icons na cisterna, 2 sensores icons na caixa dágua e pelo menos neste esquema e projeto 6 luzes led´s 1 vermelha, 2 amarelas, 3 verdes, que não sei se pode ser usadas com os mesmos sensores icons, ou um ) muito obrigado se puder atender, se não puder agradecemos, mas tenho certeza que o Brasil quase todo agradece, rsrsrs. A automação é maravilhosa, porém com a caixa em local muito alta, em caso de prédio de 6 metros pra cima, e em caso de falta de água na cisterna nós nunca saberemos se a caixa foi toda cheia ou até onde foi cheia até a falta de água sem ter que subir lá em cima na caixa, porque o sistema quando é desativado normal pelo sensor da caixa sabemos que esta cheia, mas quando é desativado por esse sensor da cisterna é uma proteção e poderá não ter enchido a caixa toda, e não saberemos quem desativou se sensor da cx ou da cisterna e pra quem faz automação o intuito maior é evitar ir lá em cima ou ficar vigiando caixa e cisterna e ligando bomba! Se for possível, agradecemos muito, caso não seja possível, entendemos a falta de tempo de vocês, mas temos certeza que fará um sucesso enorme, também se fizerem este vídeo com cx, cisterna e led´s, e ficará completinho o vídeo sobre automação de caixas dágua! Abraço! Paulo Madureira – RJ

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Para melhor lhe ajudar farei um vídeo.

  19. Antonio Marcos Padilha

    OLa, boa noite…Gosto de Inovação, e de aprender novas experiencia, gostaria de receber os vídeo anteriores
    De ligações do mesmo. Tudo sobre a instalação elétrica,
    Obrigado…

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)