Esquema para sensor de presença!

Escrito na categoria "Faça você mesmo - Eletricidade" por Henrique Mattede.

Os sensores de presença são usados constantemente nas instalações residenciais e prediais, apesar da instalação do sensor de presença ser relativamente de simples instalação, ainda é comum surgirem dúvidas sobre este assunto. Iremos explicar o que é um sensor de presença, como funciona um sensor de presença, além de ensinar através dos esquemas de ligação três maneiras de instalação do sensor de presença, realizando uma ligação simples, apenas do sensor de presença, outra ligação utilizando o sensor de presença com um interruptor simples e a última ligação do sensor de presença usando um interruptor paralelo, vamos lá pessoal!

O que são sensores?

Os sensores são dispositivos que possuem basicamente a função de detectar, sinalizar e responder de maneira rápida e eficiente a algum estímulo. Existem vários tipos de sensores que respondem aos diversos estímulos distintos, como um simples movimento ou ausência de material ou objeto por exemplo. Também existem sensores que são capazes de detectar mudanças de temperatura, pressão, luminosidade, distância e outros.

Assim que o sensor recebe um determinado estímulo, a sua função é emitir um sinal que seja capaz de ser convertido e interpretado por outros dispositivos, sendo dessa forma a base para monitoramento e controle de um processo de produção ou até mesmo o acionamento de outros dispositivos, máquinas, equipamentos ou aparelhos, como o acionamento de lâmpadas, portões eletrônicos e alarmes por exemplo.

A escolha do sensor depende exclusivamente do objetivo da sua instalação. Portanto, é preciso avaliar as condições do ambiente e optar pelo sensor mais adequado para aquela atividade. Iremos ensinar como instalar um sensor de presença para acionamento de uma lâmpada, mostrando três maneiras de instalação do sensor de presença.

Sensores de presença: o que é como funciona.

Os sensores de presença são comumente utilizados nas instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais, principalmente para acionamento de lâmpadas ou portas por exemplo. Sensores de presença são basicamente dispositivos capazes de detectar movimentos de determinados corpos.

Quando o sensor detecta algum movimento um relé é acionado, fechando um contato normalmente aberto, permitindo a passagem da corrente elétrica e acionando um componente por exemplo, que neste caso será acionada uma lâmpada.

Instalando sensor de presença:

Iremos mostrar primeiro como fazer a instalação apenas do sensor de presença para acionamento de uma lâmpada, utilizando para ajudar na instalação um diagrama de instalação do sensor de movimento, sendo esta ligação similar a ligação de um interruptor simples.

Alertamos para alguns cuidados que são necessários antes de realizar qualquer instalação, a primeira delas é nunca executar nenhuma instalação em circuitos energizados, desligue o disjuntor geral da instalação ou desligue o disjuntor do respectivo circuito em que será feita a instalação, e certifique que o mesmo esteja de fato desenergizado, então tenha certeza de que o respectivo circuito não seja energizado durante a instalação.

Instalação: sensor de presença.

Este esquema de instalação pode ser usado tanto em instalações de 127V ou 220V, mas antes certifique-se que o sensor seja bivolt ou compatível com uma dessas tensões. Nesta ligação não é possível acender a lâmpada manualmente, pois apenas o sensor controla a lâmpada. Nesta ligação há um pequeno gasto de energia permanente, pois o sensor de presença necessita ficar ligado a uma fonte de alimentação para funcionar.

Esquema sensor de presença:

Primeiro passo: realizar a alimentação do sensor de presença, sendo assim, verifique quais são os bornes ou cabos de fase, neutro e retorno do sensor de presença, após identificá-los basta conectar o cada um dos cabos de alimentação nos respectivos cabos do sensor de presença, ou seja, cabo de fase no borne identificado como fase e o cabo neutro no borne identificado como neutro, É importante destacar que se a ligação for 220V basta conectar a fase 2 no borne com a identificação de neutro. A imagem abaixo mostra detalhadamente como deve ser realizada a alimentação do sensor de presença.

Esquema de ligação sensor de presença.

Primeiro passo: instalação do sensor de presença.

Segundo passo: fazer a ligação da lâmpada, para isso, basta conectar o cabo neutro no borne que se conecta a parte lateral do receptáculo, em seguida faça a alimentação da lâmpada com o cabo de retorno ligado no borne que se conecta a parte central do receptáculo. Recomendamos que a ligação seja feita dessa forma, para que os riscos de choque elétrico sejam ainda menores, tanto ao realizar a manutenção, quanto uma simples troca da lâmpada.

Esquema de ligação sensor de presença.

Segundo passo: instalação do sensor de presença.

Instalação: sensor de presença e interruptor simples.

Como vimos anteriormente, a instalação do sensor de presença é muito simples, mas infelizmente não é possível acionar o ponto de iluminação manualmente, ou seja, apenas o sensor de presença aciona a lâmpada. Neste caso não seria possível fazer com que a lâmpada continuasse acesa após o movimento que fez com que a lâmpada tivesse sido acionada. Mas é possível fazer com que isso aconteça, basta instalar um interruptor em paralelo com o sensor de presença.

Esquema sensor de presença: Com interruptor simples.

Primeiro passo: instalação do sensor de presença com interruptor simples.

Esquema de ligação sensor de presença.Instalação sensor de presença passo a passo.

Segundo passo: instalação do sensor de presença com interruptor simples.

A ligação mostrada acima cria uma alternativa para o acionamento da lâmpada através do interruptor, agora existem duas formas para acionamento da lâmpada, pelo movimento e pelo interruptor. Talvez você esteja pensando que, caso isso aconteça possa ocorrer algum problema, por estar chegando energia no cabo de retorno, vindo tanto do sensor de presença, quanto do interruptor simples, porém não há problemas em relação a esta ligação, pois a tensão que chega na lâmpada é da mesma fase, apenas foi criado um caminha alternativo.

Instalação: sensor de presença e interruptor paralelo.

O diferencial desta ligação é que ela economizar energia, pois o interruptor paralelo irá controlar tanto a lâmpada como o sensor de presença trabalhando em duas posições, ou seja, em uma posição quando o interruptor ligar a lâmpada, o interruptor irá desligar o sensor de presença, evitando um gasto desnecessário, na segunda posição, quando o interruptor desligar a lâmpada ele acionará o sensor de movimento, fazendo com que o acionamento da lâmpada dependa do sensor de presença.

Esquema sensor de presença: Com interruptor paralelo.

Esquema de ligação sensor de presença.

Primeiro passo: instalação do sensor de presença com interruptor paralelo.

Esquema de ligação sensor de presença.

Segundo passo: instalação do sensor de presença com interruptor paralelo.

Esquema de ligação sensor de presença.

Terceiro passo: instalação do sensor de presença com interruptor paralelo.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como fazer a instalação do sensor de presença, no vídeo abaixo mostra na prática como fazer está ligação passo a passo.

Finalizamos aqui mais um artigo e esperamos ter ajudado a retirar todas as suas dúvidas sobre como fazer a instalação de um sensor de presença! Portanto se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para: “Esquema para sensor de presença!”

  • Joaquim Alves Dias

    BOA NOITE HENRIQUE exelente como isso ajuda à abrir a mente! DETALHES IMPORTANTE…

    OBRIGADO!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Joaquim!

      Responder
  • Daniel Demetrius Carvalheiro

    Boa simples sem muito lerolero otimo para principiantes e quem fica em duvidas, uma boa tarde a todos

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Daniel!

      Responder
  • Samantha

    Ao instalar o sensor de presença irá consumir energia quando a lâmpada não estiver ligada? Obrigada.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Samantha, sim, porque o sensor de presença está em constante funcionamento fazendo monitoramento do local.

      Responder
  • Georgeano

    Como instalar duas fotocelulas em paraleleo

    Responder
    • Pedro

      Da mesma forma que instala uma fotocélula, basta fazer as derivações da fase, neutro e retorno de uma fotocélula para a outra fotocélula.

      Responder

Deixe um comentário