Você conhece os tipos de sensores de temperatura? Neste artigo do Mundo da Elétrica falaremos o que é um sensor de temperatura, como ele funciona e os principais tipos de sensores de temperatura. Vamos lá pessoal!

O sensor de temperatura é uma tecnologia utilizada para identificar as variações de temperatura em máquinas, equipamentos e em ambientes. Os dados que o sensor fornece sobre a temperatura de determinada máquina ou equipamento são muito importantes para o monitoramento e manutenção deles. Assim, o índice de disponibilidade da máquina é maior.

Para entender cada tipo de sensor de temperatura e compreender a aplicação de cada um, é importante entender o que é um sensor de temperatura em si e como ele funciona.

Sensor de Temperatura: O que é?

Resumidamente, os sensores de temperatura ou sondas de temperatura, são dispositivos desenvolvidos para detectar a variação de temperatura em determinado meio.

Os sensores de temperatura são capazes de detectar as variações na temperatura e transformar essas informações em sinais elétricos. Estes sinais são analisados pelo profissional responsável, eles servem para o acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de máquinas e equipamentos.

Principais tipos de sensores de temperatura

A análise de temperatura pode ser empregada nos mais diversos processos. Para atender às especificações de cada processo, foram desenvolvidos diferentes tipos de sensores de temperatura.

Sensores de temperatura.

Tipos de sensores de temperatura.

A escolha do sensor de temperatura ideal para cada função é feita a partir da análise de funcionamento e características construtivas de cada sensor.

A seguir, vamos falar sobre alguns dos principais e mais empregados tipos de sensores de temperatura existentes.

Sensores termopares

Considerado eficiente e confiável por detectar mesmo as mais ligeiras alterações na temperatura ambiente.

O sensor de temperatura do tipo termopar trata-se de um par de fios metálicos, conectados à uma extremidade. O par de fios cria entre as suas pontas uma diferença na tensão termoelétrica, indicando a diferença de temperatura em suas partes.

Um software de computador recebe a informação desta variação de temperatura entre as pontas do termopar e faz a análise necessária.

Sensor de temperatura de resistência (RTD)

O sensor de temperatura de resistência (RTD) trata-se de um rolamento de fios, geralmente de platina, que ao se aquecerem indicam a variação de temperatura do ambiente. A faixa de alcance do sensor de temperatura de resistência pode ser reduzida quando este é feito de materiais como níquel e cobre.

Geralmente, o sensor de temperatura de resistência se parece com um fio alongado, com a forma de uma mola. Eles são envolvidos por algum tipo de material isolador, e alocados em um recipiente de metal.

Sensor de temperatura termistor

Os sensores de temperatura do tipo termistores possuem extrema sensibilidade à alteração de temperaturas. Apesar desta característica, este sensor só tem a capacidade de trabalhar com um nível de temperatura limitado.

Ele é um semicondutor com os limites de resistência elétrica equivalentes à temperatura. O termistor pode ser encontrado em duas categorias diferentes: o termistor de coeficiente de temperatura negativo e o termistor de coeficiente de temperatura positivo.

O funcionamento de cada tipo distingue-se pela elevação ou declínio da resistência elétrica conforme a temperatura.

Os mais variados tipos de sensores de temperatura têm a mesma função: perceber a mudança da temperatura e transformar essa informação em dados para serem analisados.

Veja o vídeo a seguir do canal Mundo da Elétrica sobre os tipos de sensores para aprender mais sobre estes dispositivos tão empregados.

Gostou de aprender sobre os tipos de sensores de temperatura? Caso tenham alguma dúvida, deixem nos comentários! Continue no site Mundo da Elétrica para ampliar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)