Termopar tipo k – Características e aplicações!

Você sabe o que é um termopar ou quais são as suas aplicações? Existem vários tipos de termopar, e um dos mais usados é o tipo k! Pensando nisso, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre ele. Então, vamos lá pessoal!

O que é um termopar?

Os termopares são um dos sensores de temperatura mais utilizados, eles possuem uma de suas extremidades constituída pela junção de dois metais diferentes.

O termopar possui diversas vantagens como baixo custo, confiabilidade, construção relativamente simples e robusta. É muito comum encontrar diversas variações de termopares, por isso a origem de diferentes tipos e faixas de aplicação.

O funcionamento do termopar é baseado no efeito de Seebeck, que foi descoberto no ano de 1822 pelo físico Thomas Seebeck. Ele consiste na união entre dois metais diferentes, de forma que se esses dois materiais apresentarem temperaturas diferentes, há o surgimento de uma diferença de potencial elétrico entre esses dois metais.

Na imagem abaixo, é possível ver o esquema de ligação do termopar.

Circuito para medição de temperatura.

Esquema de ligação do termopar.

Realizando a medição da tensão dessa diferença de potencial, é possível determinar a temperatura em que a outra extremidade se encontra, ou seja, a extremidade com a junção dos dois metais.

É importante salientar que diferentes tipos de termopares possuem diferentes tipos de curva!

Existem três categorias de tipos de termopares: termopar padronizado de metal nobre (R, S, B), termopar padronizado de metal base (K, J, N, E, T) e termopar não definido por letras. Na prática, a distinção entre “base” e “nobre” é que os metais nobres contêm platina e os metais base contêm níquel.

O que é um termopar tipo k?

O termopar tipo k é formado por fios de Cromel (90% Níquel e 10% Cromo), como termoelemento positivo, e Alumel (95% Níquel e 5% Alumínio), como termoelemento negativo. Para identificar a polaridade e descobrir qual é o lado positivo do termopar basta observar qual fio é mais duro!

Ele é usado para medições contínuas entre -220°C e 1260°C, e possui uma sensibilidade de aproximadamente 41µV/°C.

O termopar tipo k possui revestimento de tranças de fio de amianto, que além de ser extremamente flexível, apresenta resistência química, térmica e à tração. Além disso, ele possui um conector tipo flecha macho, que é utilizado na maioria dos multímetros vendidos no mercado.

O termopar tipo K é um instrumento de uso genérico, que pode ser usado tanto por técnicos quanto por profissionais no monitoramento de temperatura. Ele possui uma excelente resistência à oxidação em altas temperaturas e à corrosão em baixas temperaturas. Por isso, é recomendado para uso contínuo em atmosferas oxidantes ou completamente inertes.

Esse tipo de termopar é amplamente usado em atividades metalúrgicas, siderúrgicas, fundições, usinas de cimento e outras! O termopar tipo K é mais resistente à oxidação em temperaturas altas do que os tipos E, J e T, além de possuir um baixo custo e disponibilidade em diversos tipos de montagens.

Na imagem abaixo, é possível ver a imagem de um termopar do tipo k.

Exemplo de um tipo de termopar.

Imagem de um termopar tipo K.

Características principais do termopar tipo k:

Qual a diferença entre termopar tipo J e tipo K

O termopar tipo j possui um intervalo de medição de temperaturas entre 40°C e 750 °C, e por isso é menos utilizado se comparado ao termopar tipo k.

Diferentemente do tipo k, a utilização do termopar do tipo J acima dos 760 °C leva a uma transformação magnética abrupta que pode estragar a calibração do equipamento. Além disso, o termopar tipo j está presente nos equipamentos mais antigos, e por esse motivo não é compatível com termopares mais modernos.

Se ficou alguma dúvida sobre o funcionamento do termopar, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica para solucioná-las. E não se esqueça de deixar um gostei!

Se você achou esse artigo útil, compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também! Nos siga também nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos como esse!

Deixe abaixo nos comentários as suas dúvidas e sugestões para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário