Quando falamos de instrumentos para medir energia elétrica é normal pensarmos apenas no multímetro ou no alicate amperímetro, afinal estes são um dos equipamentos mais usados e que praticamente todo eletricista possui pelo menos um dos dois instrumentos de medição.

Além do multímetro e do alicate amperímetro, você conhece outros instrumentos de medição usados na eletricidade e sabe para que servem? Iremos abordar os instrumentos de medição mais usados na elétrica, mostra as suas respectivas aplicações e qual a diferença entre determinados instrumentos de medição. Vamos lá!

Instrumentos de medição

Instrumentos de medida ou instrumentos de medição, como o próprio nome sugere, são aparelhos usados para realizar a medida de determinadas grandezas. Os diversos tipos de instrumento de medidas elétricas podem ser de campo ou de bancada, analógicos ou digitais e com diferentes graus de precisão. Entre os diversos tipos de instrumentos de medição, podemos citar como exemplo:

  • Multímetro
  • Alicate amperímetro
  • Terrômetro
  • Voltímetro
  • Amperímetro
  • Ohmímetro
  • Wattímetro
  • Frequencímetro
  • Capacímetro
  • Indutímetro
  • Osciloscópio
  • Analisador de espectro

A quantidade e variedade de instrumentos de medidas elétricas é enorme, sendo que cada um destes instrumentos possui aplicações e características distintas, mesmo sendo tipos iguais de instrumentos, como por exemplo os multímetros, que mesmo sendo capazes de medir as mesmas grandezas servem para um serviço e para outro não. Exemplo disso são as categorias dos multímetros.

Iremos apresentar neste artigo os conceitos gerais e as aplicações de alguns instrumentos de medidas elétricas.

Características dos instrumentos de medidas elétricas.

Instrumentos de medição, tipos e aplicações.

Instrumentos de medição – Características de operação

Com esses instrumentos de medição podemos avaliar, controlar e transmitir a grandeza elétrica a ser medida, mas para isso é fundamental duas características de operação destes dispositivos que é a exatidão e a precisão, onde:

A Exatidão de um instrumento de medida é o quão próximo o valor indicado pelo instrumento está próximo do valor exato, ou seja, que esperamos medir. Por exemplo, se queremos medir a tensão de uma bateria que de fato tem 9V, ao realizarmos está medição esperamos encontrar algo em torno disso, como 9,1 ou 8,9, logo, o valor medido é muito próximo do valor verdadeiro.

Já a precisão de um instrumento de medida é o que diz se os valores medidos estão próximos entre si, porém não é necessário que essas medições estejam próximas ao valor verdadeiro.

Seguindo o exemplo anterior, ao fazer algumas medidas sob as mesmas condições por exemplo, poderíamos encontrar 9,30V, 9,31 ou 9,33 por exemplo. Dessa forma esse instrumento é preciso, porque as os valores das medições estão próximos, porém o valor verdadeiro ou que queremos medir é 9V e as amostras estão indicando valores próximos de 9,3V, ou seja, podemos concluir que esse instrumento é preciso, mas não é exato.

Se o valor verdadeiro fosse de 9,3V, ou seja, se quiséssemos medir 9,3 V este instrumento seria preciso e exato.

Instrumentos de medição – Multímetro

O multímetro é o aparelho responsável por realizar a medição de diversas grandezas elétricas e até não-elétricas através do uso de sensores, como por exemplo medir temperatura usando um termopar.

Os multímetros possuem diversas funções e além das tradicionais medições de tensão, resistência, corrente e continuidade, podemos encontrar em um bom multímetro opções para medir frequência, temperatura, capacitância e indutância por exemplo.

Instrumento de medição – Alicate amperímetro

Medir corrente elétrica com um multímetro não é muito simples e seguro, além disso a grande maioria dos multímetros não possuem a capacidade de realizar medição de corrente elétrica superior a 20A e também é preciso seccionar o circuito para fazer a medição de corrente elétrica, ou seja, devido a essas circunstâncias se torna inviável medir corrente elétrica com um multímetro..

Para resolver este problema existe um instrumento que se chama alicate amperímetro, que facilita a medição em situações na quais é difícil interromper o circuito, realizar medição de corrente com valores elevados e garantir a segurança de quem está fazendo a medição.

As bobinas presentes nos “braços” do alicate identificam a variação do campo eletromagnético, assim a corrente elétrica é calculada pelo aparelho e exibida no mostrador. Além de medir corrente elétrica, o alicate amperímetro também é capaz de medir resistência elétrica e tensão elétrica.

Instrumentos de medição – Terrômetro

O terrômetro é um instrumento capaz de medir a resistência do aterramento elétrico, sendo um instrumento muito sensível e que exige cuidado ao ser manuseado.

Entre as muitas aplicações do terrômetro as mais comuns que podemos destacar são: a medição de resistência de terra em indústrias, edifícios, residências, sistemas de SPDA, antenas e subestações, permitindo avaliar a qualidade de um sistema de aterramento, como por exemplo a eficiência de um sistema de aterramento.

Instrumento de medição – Wattímetro

O wattímetro é um instrumento feito para realizar a medição de potência elétrica, fator de potência, distorção harmônica, resistência, temperatura, frequência, tensão e corrente. Sendo um instrumento muito versátil, por conter várias funcionalidades para diversas aplicações

Instrumentos de medição – Osciloscópio

O osciloscópio é um instrumento de medição que permite visualizar, em um display, sinais elétricos, ou seja, formas de ondas. Com o osciloscópio é possível usar os recursos do instrumento, para obter informações completas e de extrema relevância para uma determinada aplicação como por exemplo, determinar valores de tensão e valores temporais de um sinal; determinar a frequência de um sinal, determinar a componente contínua (CC) e alternada (CA) de um sinal, detectar a interferência de ruídos em um sinal e eliminá-lo, além ser possível traçar curvas características de circuitos e componentes.

O vídeo abaixo é do canal Mundo da Elétrica, onde é ensinado passo a passo fazer o levantamento da curva característica de um diodo.

Finalizamos mais um artigo, caso tenha alguma curiosidade ou dúvidas sobre instrumentos de medidas elétricas deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)