Neste artigo o Mundo da Elétrica ensina como utilizar o multímetro para medir as principais grandezas elétricas. Mostramos também os principais cuidados que devemos ter ao manusear este equipamento eletrônico. Então, vamos lá pessoal!

O que é um multímetro?

O multímetro é uma ferramenta capaz de medir e avaliar as grandezas elétricas. O multímetro é muito utilizado pelos profissionais das áreas de elétrica e eletrônica nas funções que exercem no dia a dia, pois permite analisar o funcionamento de equipamentos e circuitos, além de verificar o comportamento das grandezas elétricas.

Esta ferramenta consegue unir as funções do voltímetro, ohmímetro e do amperímetro, além de outras funções, em um só instrumento. Isso permite que o profissional que utilize o multímetro seja mais ágil durante a montagem de circuitos, manutenções preventivas, entre outras atividades.

Multímetro, como usar?

Tipos diferentes de multímetro.

Ao longo dos anos o multímetro vem sofrendo alterações e melhorias em sem conjunto. Atualmente existem basicamente dois tipos de multímetro, o multímetro analógico e o multímetro digital.

Multímetro analógico

O multímetro analógico é um dispositivo um pouco mais antigo, entretanto, consegue executar a função de medir as grandezas elétricas com eficiência.

O multímetro analógico tem o seu mostrador com várias marcações graduadas. Este modelo faz as leituras utilizando a força eletromagnética existente no circuito elétrico ligado ao ponteiro, interpretando o valor da grandeza que está sendo medida.

Tipos de multímetro, analógico e digital.

Multímetro modelo analógico.

Multímetro digital

O multímetro digital é uma versão mais moderna do multímetro analógico. O multímetro digital mostra os valores medidos em sua tela LCD de cristal líquido.

Mais prático, o multímetro digital é hoje o mais utilizado pelos profissionais. Ele converte a corrente elétrica para sinais digitais através dos seus circuitos análogo-digitais.

Modelo de multímetro digital.

Multímetro modelo digital.

Escalas do multímetro

Como dito anteriormente, o multímetro engloba em si as funções do voltímetro, ohmímetro e do amperímetro. Isso que dizer que com o multímetro, é possível medir os valores de tensão, resistência e corrente elétrica.

Para medir cada uma destas grandezas, é necessário fazer uma modificação na escala do multímetro, para configurá-lo de acordo com a grandeza elétrica que vamos medir.

Escalas de medição do multímetro digital.

Escalas do multímetro digital.

As escalas geralmente mostram os valores máximos e mínimos que o multímetro foi projetado para medir. Por isso, além de verificar na escala a grandeza que deseja medir, é importante também ajustar a chave seletora de acordo com os valores que serão medidos.

Pontas de prova

Além do aparelho eletrônico, o multímetro é composto também por dois cabos chamados de pontas de prova: um vermelho e outro preto. Esses cabos farão o contato do multímetro com o circuito elétrico, possibilitando assim a medição dos valores.

Os bornes onde as pontas de prova se encaixam podem mudar de posição de acordo com cada fabricante de multímetro. Nestes bornes estão descritas algumas informações que nos auxiliarão no momento da medição.

Como usar um multímetro??

Pontas de prova do multímetro.

Como usar o multímetro?

Como o multímetro digital é o modelo atualmente mais utilizado, vamos explicar neste artigo como utilizá-lo para medir as principais grandezas elétricas. Embora a utilização do multímetro seja razoavelmente fácil, é importante que quem for manuseá-lo tenha as noções básicas sobre as grandezas elétricas.

Também é muito importante conhecer o equipamento antes de usá-lo, pois medir as grandezas de forma incorreta pode acarretar danos ao aparelho e até mesmo a quem o esteja utilizando.

Como medir a tensão elétrica?

Para medir a tensão elétrica com o multímetro temos que saber se a tensão que será medida é alternada ou contínua. Encontramos a tensão contínua em pilhas e baterias. Já a tensão alternada encontramos em uma tomada de nossa residência.

Para medir a tensão alternada, altere a escala com a chave seletora de acordo com as marcações. Verifique também o valor aproximado que vai medir, pois se escolhermos na escala um valor muito alto e formos medir um valor mais baixo, o resultado da medição não será muito preciso.

Conecte a ponta de prova preta no borne comum e a vermelha no borne correspondente a tensão alternada. Coloque as pontas de prova em uma tomada e verifique no visor o valor que vai aparecer.

Como medir a tensão elétrica?

Medindo a tensão elétrica.

Caso a tomada seja 220v, o valor que aparecerá no visor deve ser próximo à este. Provavelmente não aparecerá o valor de exatamente 220v, pois existem algumas variações de tensão na rede.

Como medir a resistência elétrica?

Para medir a resistência é interessante que tenhamos em mãos um resistor, componente muito utilizado nos circuitos eletrônicos. Os resistores possuem linhas coloridas que quando interpretadas corretamente conseguem descrever o valor da resistência do resistor. Porém, este valor é facilmente encontrado tendo um multímetro em mãos.

Altere a chave seletora para a escala de resistência. Não esqueça de ajustar a escala com o valor aproximado ao medido, para obter um resultado preciso. As pontas de prova devem estar na seguinte configuração: a ponta de prova preta no borne comum e a vermelha no borne correspondente a medição da resistência elétrica.

Utilizando as pontas de prova, toque uma em cada extremidade do resistor e confira na tela o valor da resistência do capacitor.

Multímetro medindo a resistência elétrica.

Medindo a resistência elétrica.

Como medir a corrente elétrica?

Muitos profissionais preferem não utilizar o multímetro para realizar a medição da corrente elétrica. Isso porque para fazer esta medição, é necessário interromper o circuito e colocar as pontas de prova em série com os demais elementos do circuito.

Com o multímetro na escala correta que é a de corrente elétrica, verifique na escala de valores o valor aproximado que vai ser medido. Altere as pontas de prova de modo que a preta esteja no borne comum e a vermelha no borne correspondente a medição de corrente elétrica.

Como medir a corrente elétrica com o multímetro?

Medindo a corrente elétrica com o multímetro.

Como dito anteriormente, muitos profissionais preferem não utilizar o multímetro para medir a corrente elétrica. Para fazer essa medição existe também um dispositivo chamado alicate amperímetro.

O alicate amperímetro funciona basicamente como um multímetro, porém possui um formato de alicate que permite medir a corrente elétrica sem a interrupção do circuito.

Como usar o alicate amperímetro?

Alicate amperímetro e as suas pinças.

O funcionamento do alicate amperímetro é bastante simples! Para medir a corrente ele utiliza suas pinças, ao invés de pontas de prova como fazemos com o multímetro.

Para medir a corrente elétrica que passa em um condutor, basta colocá-lo entre as pinças do alicate amperímetro. O fluxo de elétrons que passa pelo cabo gera um campo magnético, esse campo magnético entra em contato com uma bobina que está nas pinças e induz uma tensão elétrica.

Essa tensão elétrica é induzida pelo campo magnético e acaba gerando uma corrente elétrica no circuito do alicate amperímetro, esta corrente é lida pelo dispositivo e mostrada na tela do aparelho.

Alicate amperímetro medindo a corrente elétrica.

Medindo a corrente elétrica.

Tanto na utilização do multímetro quanto na utilização do alicate amperímetro, é de extrema importância verificar as escalas. Medir a corrente elétrica com a chave seletora direcionada para a medição de tensão, por exemplo, pode causar danos no aparelho e vice versa.

Não tente medir a corrente em paralelo com alguma carga, pois isso causa um curto-circuito que pode danificar o aparelho e risco de choque elétrico no operador. Da mesma forma, não tente medir a tensão em série com a carga, pois assim, a corrente que a carga demanda será interrompida.

Conheça outras precauções na utilização do multímetro e os principais erros cometidos ao fazer a utilização desta ferramenta tão versátil no vídeo do canal Mundo da Elétrica.

Quer aprender mais sobre multímetros? Continue no site Mundo da Elétrica para ler mais artigos sobre este e outros assuntos relacionados a energia elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)