O multímetro é uma das principais ferramentas para os profissionais do Mundo da Elétrica, assim como os alicates amperímetro. Você sabe qual é a principal diferença entre multímetro e alicate amperímetro? Neste artigo vamos falar sobre a medição de corrente elétrica utilizando o alicate amperímetro e o multímetro. Então vamos lá pessoal!

Medição de corrente elétrica

A corrente elétrica é definida pelo movimento ordenado dos elétrons, sendo que sua unidade de medida é dada em amperes (A). A corrente elétrica é uma das principais grandezas elétrica e pode ser contínua ou alternada, ou seja, a corrente elétrica pode variar o seu valor e sentido em função do tempo.

Existem duas maneiras diferentes de realizar a medição de corrente elétrica, que é a medição direta e a medição indireta. A medição direta a energia consumida pela carga passa totalmente pelo equipamento de medição, como exemplo a medição realizada pelos medidores de energia da concessionária, geralmente os medidores residenciais.

Medição realizada pelo medidores residenciais.

Medidor de energia da concessionária.

Outra forma de realizar a medição direta de corrente elétrica é com um  multímetro. A medição direta só é possível ser feita quando os elétrons passam por dentro do circuito do multímetro, assim o multímetro sempre fica em série com o circuito a ser medido.

Este tipo de medição não deve ser feita em circuitos de instalações residenciais, prediais ou industriais, porque isso é extremamente perigoso por vários motivos como por exemplo, o valor máximo de corrente elétrica que cada equipamento de medição é capaz de medir, que é uma capacidade relativamente baixa e é necessário realizar o seccionamento dos cabos, sendo preciso desligar o circuito.

Os multímetros suportam medições de até 10A, raramente alguns são projetados para suportar a medição de correntes de 20A. Os valores de medição podem variar e depender do tempo em que o equipamento ficará exposto à está medição.

Multímetro sempre fica em série com o circuito a ser medido.

Instrumento de medição multímetro.

Outro problema de realizar a medição direta com o multímetro, é que não são todos os circuitos que podem ser interrompidos para inserir as pontas de prova do multímetro, pois na maioria dos casos é preciso cortar os cabos, interrompendo o circuito. E cortando os cabos, posteriormente vai precisar realizar emendas, o que acaba comprometendo a eficiência da instalação e criando mais um ponto de aquecimento no circuito da instalação, podendo comprometer a resistência mecânica dos condutores elétricos e vários outros problemas.

Já a medição de corrente elétrica de forma indireta é feita utilizando transformadores de corrente e alicates amperímetros, assim a corrente elétrica é medida por comparação magnética, isso significa que a corrente não passa diretamente pelo circuito interno do dispositivo de medição.

A medição indireta de corrente elétrica é a indicada para as instalações residenciais, prediais e industriais, pois este tipo de medição é a mais segura a se fazer e não é necessário seccionar o circuito, evitando o comprometimento da instalação elétrica.

Indicada para as instalações residenciais, prediais e industriais.

Instrumento de medição alicate amperímetro.

Outra vantagem do alicate amperímetro em relação aos multímetros é que o alicate amperímetro suporta a medição de valores de corrente elétrica muito maiores do que os multímetros, por mais tempo e com maior frequência, ou seja, os alicates amperímetro são fabricados justamente para medição de corrente elétrica.

Medição de corrente elétrica na prática

Agora vamos realizar a medição da corrente elétrica com multímetros e alicate amperímetro na prática, vamos ver quais as diferenças entre as medições de corrente elétrica utilizando um multímetro e depois utilizando o alicate amperímetro.

Vamos utilizar um multímetro para fazer a medição direta da corrente elétrica com este modelo que é capaz de suportar até 10 A. Antes de realizar a medição é preciso desligar o circuito, para não haver o risco de choque elétrico. Após ter desligado o circuito vamos seccionar um dos cabos de alimentação, que pode ser a fase ou o neutro para conexão das pontas de prova do multímetro.

É importante destacar que para medir corrente elétrica devemos ficar atentos aos bornes que serão inseridos as pontas de prova, pois o borne usado para medir corrente elétrica não é o mesmo para realizar as outras medições.

Para facilitar a medição de corrente elétrica usamos conectores de pressão, e após ter colocado as pontas de prova nos bornes corretos, ligamos a ponta de prova preta em uma extremidade do condutor seccionado e a ponta de prova vermelha na outra extremidade do condutor seccionado. Em seguida selecione a escala de corrente elétrica alternada e ligue o circuito, para que seja possível fazer a medição da corrente.

Modelo é capaz de suportar até amperes 10 A.

Medição direta da corrente elétrica com multímetro.

Ao contrário da medição direta usando o multímetro, a medição indireta com alicate amperímetro é simples, prática e rápida, sem a necessidade de desligar o circuito. Para medir a corrente elétrica com alicate amperímetro é só selecionar a escala de corrente elétrica alternada e envolver um dos condutores com a garra do alicate amperímetro, assim obtendo o valor da corrente que passa por este condutor.

Simples, prática e rápida, sem a necessidade de desligar o circuito.

Medição direta da corrente elétrica com alicate amperímetro.

É importante lembrar que a medição de forma indireta é a maneira mais segura para medir corrente elétrica. Escolha sempre a opção mais segura e prática possível quando o assunto for eletricidade.

Você já pensou em medir tensão elétrica e corrente elétrica ao mesmo tempo com um único aparelho? Abaixo temos o vídeo do canal Mundo da Elétrica mostrando a nova tecnologias do modelo T6-1000 fabricado pela Fluke que mede tensão e corrente ao mesmo tempo.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a medição de corrente elétrica. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)