O Alicate Amperímetro é um aparelho realmente necessário, ele ajuda bastante nos trabalhos dos profissionais do Mundo da Elétrica. Mas como usar o alicate amperímetro? O que é amperímetro e como o alicate amperímetro funciona?

Neste artigo o Mundo da Elétrica vai te responder explicando o que é alicate amperímetro, como ele funciona e ensinaremos como usar as suas funções. Então, vamos lá pessoal!

O que é Amperímetro e Alicate Amperímetro?

Amperímetro e alicate amperímetro são aparelhos diferentes! Porém, ambos são classificados como instrumentos de medição das grandezas elétricas.

O Amperímetro é um instrumento de medição usado para medir a intensidade da corrente elétrica em um determinado condutor do circuito. Existem dois tipos de amperímetro, os de medição direta e os de medição indireta.

Os amperímetros de medição direta são aqueles que precisam da interrupção do circuito para a sua conexão em série com o mesmo, o que não é tão viável em alguns casos. Já o amperímetro de medição indireta não precisa da interrupção do circuito, o alicate amperímetro é um exemplo deste tipo!

O alicate amperímetro também sendo um instrumento de medição, é um tipo de multímetro com garras para a medição indireta da corrente elétrica, porém, esta não é a única grandeza medida por ele.

A medição da corrente feita pelo alicate não precisa interromper o circuito, além de também poder medir a tensão elétrica no ponto de um circuito. Alguns modelos mais atuais conseguem medir até a resistência elétrica dos aparelhos, dispositivos e componentes.

Muitas pessoas acham que o alicate amperímetro e o multímetro são iguais, o que não é verdade! Aqui no site e no nosso canal nós temos diversos conteúdos sobre como usar multímetro digital e também sobre multímetro para que serve e como funciona, vale a pena dar uma olhada neles.

Como Funciona o Alicate Amperímetro?

O Alicate amperímetro como dito anteriormente, não precisa interromper um condutor para medir a corrente que passa por ele, essa medição é feita através das suas pinças!

O processo de medição da corrente com as pinças é baseado nas leis do eletromagnetismo. Quando uma corrente elétrica passa por um condutor ela gera um campo eletromagnético, e é isso que o alicate precisa. Esse campo eletromagnético, quando está envolto pelas pinças do alicate amperímetro, induz uma tensão elétrica no interior do instrumento.

Essa tensão é induzida em uma bobina que fica dentro do alicate, e como existe uma tensão, uma corrente é gerada nessa bobina. Essa corrente passa por um componente do alicate que faz a leitura e os cálculos da corrente do condutor, para logo após expressar o resultado na tela do aparelho.

Como Usar Alicate Amperímetro?

Existem algumas maneiras de como usar o alicate amperímetro, já que ele não mede só corrente, mas também tensão e resistência (modelos mais atuais). Mostraremos como usar o alicate amperímetro para medir essas três grandezas elétricas!

Geralmente no corpo do alicate amperímetro possui dois bornes, sendo um comum (expresso em preto na maioria das vezes) e um para corrente/tensão ou tensão/resistência. Juntamente com os bornes, são disponibilizadas duas pontas de prova para realizar as medições, que são selecionadas através da chave seletora que fica no centro do instrumento de medição.

Medindo Tensão com Alicate Amperímetro

Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts).

Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão. Tome cuidado com a escala, pois se estiver em uma escala menor que a tensão medida, pode danificar o aparelho.

Com esses passos feitos, coloque as pontas de prova na fase/neutro ou fase/fase caso seja tensão alternada, e no positivo/negativo caso seja tensão contínua. Após isso o alicate fará a leitura da tensão e a mostrará na tela.

Medindo tensão com amperímetro.

Veja como medir Tensão Elétrica com o Alicate Amperímetro!

Medindo Resistência com Alicate Amperímetro

Para medir resistência com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da resistência (geralmente com a letra grega Ω, significando Ohms).

Coloque a chave seletora na posição da resistência e na escala dessa resistência. Tome cuidado com a escala, pois se estiver em uma escala desproporcional, a leitura será feita errada.

Com esses passos feitos, coloque as pontas de prova nas extremidades ou nos bornes do equipamento, aparelho, dispositivo ou componente que será medido. Após isso o alicate fará a leitura da resistência e mostrará ela na tela.

Medindo resistência com amperímetro.

Veja como medir Resistência Elétrica com o Alicate Amperímetro!

Medindo Corrente com Alicate Amperímetro

A medição da corrente com um alicate amperímetro é diferente das outras medições. A medição com as pinças do alicate, por ser baseada no eletromagnetismo, em alguns alicates só é feita para a corrente elétrica alternada.

A medição da corrente contínua é feita da forma convencional, com o seccionamento do condutor ou com as pinças nos alicates que tem essa função.

Para medir a corrente alternada, retire as pontas de prova do aparelho, coloque a chave seletora na posição da corrente alternada, na escala da corrente que será medida (indicamos a escala máxima) e separe o cabo que será medido pelo alicate. Com ele energizado, envolva-o com as pinças do alicate, e com o cabo no centro das pinças o aparelho fará a medição e a mostrará na tela do alicate amperímetro.

É muito importante que você não coloque mais de um cabo energizado dentro das pinças, pois a medição será feita errada e se a corrente dos cabos ultrapassar a corrente suportada pelo alicate, o aparelho vai queimar!

Medindo corrente alternada com amperímetro.

Veja como medir Corrente Elétrica Alternada com o Alicate Amperímetro!

Para fazer a medição da corrente contínua, primeiro veja se o seu alicate pode medir essa corrente com as pinças. Se puder, é só realizar o processo anterior com o aparelho na posição da corrente contínua. Se não puder, coloque as pontas de prova nos bornes comum e da corrente, escolha a posição da corrente contínua e escolha a escala da corrente que será medida (indicamos a escala máxima).

Com esses passos feitos, desligue a energia do circuito e interrompa o condutor que será medido. Conecte as partes seccionadas do condutor ou circuito nas pontas de prova, respectivamente, e isole bem. Após isso, religue o circuito e veja na tela do alicate a contagem da corrente contínua que passa por esse condutor.

Medindo corrente contínua com amperímetro.

Veja como medir Corrente Elétrica Contínua com o Alicate Amperímetro!

Viu como é fácil usar esse instrumento? Mas antes de dominar o uso dos instrumentos de medição e até outros dispositivos elétricos, você deve conhecer tudo sobre as grandezas elétricas! Assista esse vídeo do Mundo da Elétrica para aprender sobre as três principais grandezas. Curta o vídeo e se inscreva para aprender sempre mais!

Não fique só neste artigo, temos muito conteúdo sobre grandezas, amperímetro e sobre outros temas da eletricidade, vale a pena conferir! Se tiver ficado alguma dúvida, comente aqui e te responderemos com prazer. Nos ajude na divulgação deste artigo compartilhando nas suas redes sociais, e se quiser nos siga nas nossas, pois sempre tem conteúdo fresquinho lá!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)