Existem pessoas e eletricistas que já sofreram choque elétrico no cabo de neutro. O choque elétrico é uma das principais causas de acidentes graves e fatais, na produção, transmissão, distribuição ou consumo de energia elétrica. Neste artigo vamos responder essa grande dúvida, se o condutor neutro provoca ou não choque elétrico.

O que é Choque elétrico?

O choque elétrico é uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifestam no corpo humano, quando se circula uma corrente elétrica pelo corpo. As consequências e alterações provocadas pelo choque elétrico no corpo humano dependem principalmente da duração e da intensidade do choque elétrico. O choque elétrico pode se manifestar basicamente de três formas distintas, que são:

  • Eletricidade estática (tensão elétrica constante)
  • Eletricidade Dinâmica (tensão elétrica na forma de onda eletromagnética alternada ou contínua)
  • Descargas atmosféricas ou arcos elétricos

O corpo humano se comporta como um condutor elétrico, tendo até resistência elétrica. A resistência que o corpo humano oferece à passagem da corrente elétrica é devida à camada externa da pele, a qual é constituída de células mortas. Esta resistência do corpo humano é entre 100.000 e 600.000 ohms, quando a pele se encontra seca e não apresenta cortes.

Os danos e sequelas que são causados pelo choque elétrico têm ligação direta com a intensidade da corrente e não necessariamente com tensão elétrica. Então quanto maior for a intensidade da corrente que percorrer o corpo, maior será o efeito.

Outros fatores que determinam a gravidade do choque, são os caminhos percorridos pela corrente elétrica no corpo humano, sendo de maior gravidade aqueles caminhos em que a corrente elétrica passa pelo coração.

Como a corrente elétrica se comporta no corpo humano.

Caminhos percorridos pela corrente elétrica no corpo humano.

Abaixo podemos ver os riscos e danos de uma determinada faixa de corrente elétrica ao passar pelo corpo humano:

  • Choque elétrico com uma corrente elétrica até 10 mA – Doe e contração muscular
  • Choque elétrico com uma corrente elétrica entre 10 mA até 20 mA – Aumento das contrações musculares
  • Choque elétrico com uma corrente elétrica entre 20 mA até 100 mA – Parada respiratória
  • Choque elétrico com uma corrente elétrica entre 100 mA até 3A – Fibrilação ventricular que pode ser fatal
  • Choque elétrico com uma corrente elétrica acima de 3A – Parada cardíaca e queimaduras graves

O cabo de Neutro provoca choque elétrico?

Em situações ideais a tensão elétrica no condutor neutro deve estar sempre com zero volts ou o mais próximo possível disso. Neutro e aterramento não devem ter diferença de potencial, mas a impedância do cabo de neutro não é nula, então existe sempre a possibilidade de se medir alguma tensão entre neutro e terra. Choque elétrico no neutro é uma falha elétrica, assim como o neutro rompido.

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa. Em casos que a tensão elétrica no condutor neutro não é zero ou próxima de zero, significa que há um desequilíbrio entre as fases.

O condutor neutro em situações ideais não provoca choque elétrico, caso isso aconteça é sinal que algum problema está acontecendo na instalação elétrica como por exemplo, neutro rompido. Se a casa estiver com um circuito elétrico bem projetado e calculado, esta tensão entre neutro e terra não deve passar de 5V. Para o condutor de neutro provocar choque elétrico é necessário existir uma diferença de potencial elétrico considerável como por exemplo, entre fase e neutro.

Em situações ideais o neutro não provoca choque elétrico.

O cabo de Neutro provoca choque elétrico.

O cabo de neutro provoca choque elétrico quando a carga está em funcionamento?

Outra dúvida bem comum é se o neutro provoca choque elétrico quando a carga está em funcionamento. Pois sempre que uma carga monofásica está ligada em fase e neutro o condutor neutro passa a conduzir a mesma corrente elétrica que vem pela fase. Resolvemos montar um circuito elétrico, para responder essa pergunta na prática.

Abaixo temos montagem de um circuito de lâmpada, que usamos uma tomada e plugue para facilitar na hora de fazer alguns testes com detector de tensão elétrica e alicate amperímetro. O detector de tensão elétrica é um dispositivo que informa a presença de tensão elétrica no circuito e quando há presença de tensão elétrica no circuito, emite um sinal sonoro e acende uma luz vermelha. O alicate amperímetro é um dispositivo utilizado para realizar medição de corrente elétrica.

O primeiro teste é da tensão elétrica com a carga desligada, colocando o detector de tensão elétrica sobre o cabo de fase, o detector emite um sinal sonoro e acende a luz vermelha indicando apresentar tensão elétrica. Em seguida colocando o detector sobre o cabo neutro o detector não emite som sonoro e não acende luz constante vermelha indicando presença de tensão elétrica, o neutro tem potencial zero, ou seja, tensão de 0V.

 Teste é da tensão elétrica no cabo de fase e neutro.

Teste de tensão elétrica com a carga desligada, usando detector de tensão elétrica.

O segundo teste é da corrente com a carga desligada, colocando o alicate amperímetro no cabo fase, então o alicate amperímetro informa que a corrente elétrica é de zero amperes. Em seguida colocando alicate amperímetro no cabo neutro também irá indicar uma corrente elétrica igual a zero amperes.

Teste de corrente elétrica no cabo de fase e neutro.

Teste de corrente elétrica com a carga desligada, usando alicate amperímetro.

Agora vamos fazer os mesmos testes com a carga ligada. O primeiro teste é da tensão elétrica, colocando detector no cabo fase, o detector emite um sinal sonoro e acende uma luz vermelha, indicando apresentar tensão elétrica. Em seguida colocando o detector no cabo neutro, o detector não emite um sinal sonoro e não acende a luz vermelha então, o neutro continua sem apresentar tensão.

Sem presença de tensão elétrica no neutro.

Teste de tensão elétrica com a carga ligada, usando detector de tensão elétrica.

O segundo teste é da corrente, colocando o amperímetro no cabo de fase temos a corrente de 0,4 amperes. Em seguida colocando o amperímetro no cabo neutro, temos o valor da corrente de aproximadamente 0,4A. Sempre que uma carga monofásica está ligada neutro passa a conduzir a mesma corrente que vem pela fase, esse é o princípio dos circuitos elétricos.

A corrente elétrica no fase e neutro é a mesma.

Teste de corrente elétrica com a carga ligada, usando alicate amperímetro.

Para que haja um choque elétrico não basta apenas ter corrente elétrica no neutro, é necessário que o neutro também tenha uma diferença de potencial com relação ao terra, ou seja, é preciso existir tensão elétrica entre neutro e terra. Utilizando o voltímetro para medir tensão elétrica entre o neutro e o ponto de terra do circuito elétrico, a tensão elétrica medida foi igual a zero volts.

A tensão elétrica medida foi zero volts.

Tensão elétrica entre o neutro e o ponto de terra do circuito elétrico.

Como sabemos que a impedância do cabo de neutro não é nula, então existe sempre a possibilidade de haver alguma tensão entre neutro e terra, ou seja, neutro com uma tensão diferente de zero.

Em qualquer situação não se deve encostar em cabos desencapados, pontas de cabos ou barramentos de circuitos elétricos. Mesmo o profissional capacitado não tem como saber apenas olhando se é um cabo de neutro ou fase.

Das falhas elétricas o neutro rompido é bastante grave pois pode causar sobretensão nas tomadas, fazendo com que um cabo neutro tenha uma tensão igual à da fase e neste caso encostar em uma parte viva do cabo de neutro é muito perigoso. No vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, mostramos o que é e quais os efeitos do neutro rompido.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao cabo neutro provocar choque elétrico. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)