Existem pessoas e eletricistas que já sofreram choque elétrico no cabo de neutro. O choque elétrico é uma das principais causas de acidentes graves e fatais, na produção, transmissão, distribuição ou consumo de energia elétrica. Neste artigo vamos responder essa grande dúvida, se o condutor neutro provoca ou não choque elétrico.
O que é Choque elétrico?
O choque elétrico é uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifestam no corpo humano, quando se circula uma corrente elétrica pelo corpo. As consequências e alterações provocadas pelo choque elétrico no corpo humano dependem principalmente da duração e da intensidade do choque elétrico. O choque elétrico pode se manifestar basicamente de três formas distintas, que são:
- Eletricidade estática (tensão elétrica constante)
- Eletricidade Dinâmica (tensão elétrica na forma de onda eletromagnética alternada ou contínua)
- Descargas atmosféricas ou arcos elétricos
O corpo humano se comporta como um condutor elétrico, tendo até resistência elétrica. A resistência que o corpo humano oferece à passagem da corrente elétrica é devida à camada externa da pele, a qual é constituída de células mortas. Esta resistência do corpo humano é entre 100.000 e 600.000 ohms, quando a pele se encontra seca e não apresenta cortes.
Os danos e sequelas que são causados pelo choque elétrico têm ligação direta com a intensidade da corrente e não necessariamente com tensão elétrica. Então quanto maior for a intensidade da corrente que percorrer o corpo, maior será o efeito.
Outros fatores que determinam a gravidade do choque, são os caminhos percorridos pela corrente elétrica no corpo humano, sendo de maior gravidade aqueles caminhos em que a corrente elétrica passa pelo coração.

Caminhos percorridos pela corrente elétrica no corpo humano.
Abaixo podemos ver os riscos e danos de uma determinada faixa de corrente elétrica ao passar pelo corpo humano:
- Choque elétrico com uma corrente elétrica até 10 mA – Doe e contração muscular
- Choque elétrico com uma corrente elétrica entre 10 mA até 20 mA – Aumento das contrações musculares
- Choque elétrico com uma corrente elétrica entre 20 mA até 100 mA – Parada respiratória
- Choque elétrico com uma corrente elétrica entre 100 mA até 3A – Fibrilação ventricular que pode ser fatal
- Choque elétrico com uma corrente elétrica acima de 3A – Parada cardíaca e queimaduras graves
O cabo de Neutro provoca choque elétrico?
Em situações ideais a tensão elétrica no condutor neutro deve estar sempre com zero volts ou o mais próximo possível disso. Neutro e aterramento não devem ter diferença de potencial, mas a impedância do cabo de neutro não é nula, então existe sempre a possibilidade de se medir alguma tensão entre neutro e terra. Choque elétrico no neutro é uma falha elétrica, assim como o neutro rompido.
De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa. Em casos que a tensão elétrica no condutor neutro não é zero ou próxima de zero, significa que há um desequilíbrio entre as fases.
O condutor neutro em situações ideais não provoca choque elétrico, caso isso aconteça é sinal que algum problema está acontecendo na instalação elétrica como por exemplo, neutro rompido. Se a casa estiver com um circuito elétrico bem projetado e calculado, esta tensão entre neutro e terra não deve passar de 5V. Para o condutor de neutro provocar choque elétrico é necessário existir uma diferença de potencial elétrico considerável como por exemplo, entre fase e neutro.

O cabo de Neutro provoca choque elétrico.
O cabo de neutro provoca choque elétrico quando a carga está em funcionamento?
Outra dúvida bem comum é se o neutro provoca choque elétrico quando a carga está em funcionamento. Pois sempre que uma carga monofásica está ligada em fase e neutro o condutor neutro passa a conduzir a mesma corrente elétrica que vem pela fase. Resolvemos montar um circuito elétrico, para responder essa pergunta na prática.
Abaixo temos montagem de um circuito de lâmpada, que usamos uma tomada e plugue para facilitar na hora de fazer alguns testes com detector de tensão elétrica e alicate amperímetro. O detector de tensão elétrica é um dispositivo que informa a presença de tensão elétrica no circuito e quando há presença de tensão elétrica no circuito, emite um sinal sonoro e acende uma luz vermelha. O alicate amperímetro é um dispositivo utilizado para realizar medição de corrente elétrica.
O primeiro teste é da tensão elétrica com a carga desligada, colocando o detector de tensão elétrica sobre o cabo de fase, o detector emite um sinal sonoro e acende a luz vermelha indicando apresentar tensão elétrica. Em seguida colocando o detector sobre o cabo neutro o detector não emite som sonoro e não acende luz constante vermelha indicando presença de tensão elétrica, o neutro tem potencial zero, ou seja, tensão de 0V.

Teste de tensão elétrica com a carga desligada, usando detector de tensão elétrica.
O segundo teste é da corrente com a carga desligada, colocando o alicate amperímetro no cabo fase, então o alicate amperímetro informa que a corrente elétrica é de zero amperes. Em seguida colocando alicate amperímetro no cabo neutro também irá indicar uma corrente elétrica igual a zero amperes.

Teste de corrente elétrica com a carga desligada, usando alicate amperímetro.
Agora vamos fazer os mesmos testes com a carga ligada. O primeiro teste é da tensão elétrica, colocando detector no cabo fase, o detector emite um sinal sonoro e acende uma luz vermelha, indicando apresentar tensão elétrica. Em seguida colocando o detector no cabo neutro, o detector não emite um sinal sonoro e não acende a luz vermelha então, o neutro continua sem apresentar tensão.

Teste de tensão elétrica com a carga ligada, usando detector de tensão elétrica.
O segundo teste é da corrente, colocando o amperímetro no cabo de fase temos a corrente de 0,4 amperes. Em seguida colocando o amperímetro no cabo neutro, temos o valor da corrente de aproximadamente 0,4A. Sempre que uma carga monofásica está ligada neutro passa a conduzir a mesma corrente que vem pela fase, esse é o princípio dos circuitos elétricos.

Teste de corrente elétrica com a carga ligada, usando alicate amperímetro.
Para que haja um choque elétrico não basta apenas ter corrente elétrica no neutro, é necessário que o neutro também tenha uma diferença de potencial com relação ao terra, ou seja, é preciso existir tensão elétrica entre neutro e terra. Utilizando o voltímetro para medir tensão elétrica entre o neutro e o ponto de terra do circuito elétrico, a tensão elétrica medida foi igual a zero volts.

Tensão elétrica entre o neutro e o ponto de terra do circuito elétrico.
Como sabemos que a impedância do cabo de neutro não é nula, então existe sempre a possibilidade de haver alguma tensão entre neutro e terra, ou seja, neutro com uma tensão diferente de zero.
Em qualquer situação não se deve encostar em cabos desencapados, pontas de cabos ou barramentos de circuitos elétricos. Mesmo o profissional capacitado não tem como saber apenas olhando se é um cabo de neutro ou fase.
Das falhas elétricas o neutro rompido é bastante grave pois pode causar sobretensão nas tomadas, fazendo com que um cabo neutro tenha uma tensão igual à da fase e neste caso encostar em uma parte viva do cabo de neutro é muito perigoso. No vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, mostramos o que é e quais os efeitos do neutro rompido.
Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao cabo neutro provocar choque elétrico. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!