A corrente elétrica é uma grandeza elétrica fundamental da natureza, e saber medi-la é de suma importância para trabalhar com ela ou fazer cálculos como por exemplo, o cálculo para saber o consumo de uma carga elétrica. E para medir a corrente elétrica, o alicate amperímetro é um equipamento que facilita em muitos níveis essa medição. Mas o que é alicate amperímetro? Como usar alicate amperímetro? Neste artigo iremos responder essas perguntas e mais. Vamos lá pessoal!

Alicate Amperímetro: O que é?

Alicate amperímetro é um instrumento de medição que, tecnicamente é um multímetro que possui um formato de alicate e também a função de medir corrente indiretamente. Ele também pode ser definido como um aparelho que tem internamente a função de amperímetro e voltímetro. É utilizado por muitos eletricistas ao redor do mundo, pois ele possibilita a medição de corrente elétrica sem a interrupção do circuito elétrico.

Quando o amperímetro age como um multímetro com função de medir corrente de forma indireta, ele possui duas pontas de prova e pode ser usado como um “alicate multímetro”, sendo capaz de medir corrente contínua (CC), corrente alternada (CA), tensão contínua (VDC), tensão alternada (VAC), resistência (Ω), continuidade e diodo. Caso contrário ele é apenas um amperímetro.

Alicate Amperímetro o que é

Veja tudo sobre Alicate Amperímetro!

Alicate Amperímetro: Como funciona?

O funcionamento do alicate amperímetro é bem simples! Quando ele vai realizar a função de medição de corrente via alicate, ele usa somente suas pinças.

Quando um cabo elétrico está energizado, passa por ele um fluxo de corrente elétrica e esse fluxo gera um campo magnético. Quando um cabo energizado está entre as pinças do alicate amperímetro, o campo magnético do cabo entra em contato com uma bobina que está nas pinças e induz uma tensão elétrica.

Essa tensão que é induzida pelo campo magnético acaba gerando uma corrente elétrica no interior do dispositivo e essa corrente é lida pelo aparelho, que calcula a corrente elétrica e a mostra no painel digital do alicate amperímetro.

Alicate Amperímetro Digital: Como usar?

O alicate amperímetro é capaz de fazer mais de um tipo de medição, então ensinaremos como fazer cada uma das medições mais usadas começando pela principal, que é a medição de corrente elétrica com a pinça.

Como medir corrente elétrica

Para esta medição é preciso retirar as pontas de prova do alicate amperímetro digital, para não ocorrer nenhum acidente ou algo do tipo.

Posicione o alicate amperímetro no tipo de corrente que vai ser medida (CA ou CC) e na escala máxima da corrente, para que o equipamento não queime caso a corrente seja maior.

Separe um cabo que esteja passando corrente e o coloque entre as pinças individualmente, não meça dois condutores no mesmo alicate, pois pode causar uma leitura errada ou mesmo a queima do aparelho. Após colocar o cabo dentro das pinças do alicate, o aparelho irá realizar a medição da corrente elétrica e irá imprimi-la no painel digital. É importante saber que alguns alicates amperímetros não medem corrente contínua.

Cabo elétrico no Amperímetro

Medição de Corrente Elétrica nas pinças do Alicate Amperímetro

Como medir tensão elétrica

  • Para a tensão contínua: Coloque o alicate na posição (V—) e na máxima escala, conecte uma ponta de prova no polo positivo e a outra ponta no polo negativo, a medição será realizada após isso.
  • Para a tensão alternada: Coloque o alicate na posição (V~) e na máxima escala, coloque uma ponta de prova em uma fase e a outra ponta de prova no neutro ou na segunda fase, a medição será realizada após isso.

Como medir continuidade

Coloque o aparelho na posição de continuidade e faça um teste com as pontas de prova do mesmo encostando uma na outra, se apitar é porque o alicate está funcionando corretamente, caso contrário, é importante testar as pontas de prova e a bateria antes de levar para a assistência, pois pode ser um problema que não é exatamente o alicate amperímetro.

Com o alicate funcionando corretamente, coloque uma ponta de prova no começo do circuito e a outra ponta na parte que você quer verificar se há continuidade até ali, se apitar é por que tem continuidade, se não apitar é porque o circuito está interrompido.

Como medir resistência

Coloque o alicate na posição de resistência (Ω) e na máxima escala, coloque cada ponta de prova em um lado da resistência, a medição será realizada após isso.

A medição de diodo é igual a medição anterior, mas com o alicate na posição de medição de diodo.

Classe do Alicate Amperímetro Digital

Um fator de crucial importância para se observar é a categoria do aparelho que você irá trabalhar, realizar uma medição com o aparelho de categoria errada pode causar um gravíssimo acidente.

O alicate amperímetro segue as mesmas categorias que o multímetro, então antes de realizar uma medição ou comprar um alicate amperímetro, veja a categoria para a qual ele serve.

Classificação das categorias

Categorias de multímetro, veja quais são!

Agora que você sabe como usar um alicate amperímetro, saberia medir corrente em um painel elétrico? Se não, veja este vídeo do canal Mundo da Elétrica que vai te mostrar como é feita essa medição.

Viu como existem aparelhos que facilitam a vida de um eletricista? Se quiser ver mais conteúdos como este, continue acessando o site do Mundo da Elétrica! Você achou este artigo útil? Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários e vamos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)