O multímetro é um grande parceiro do profissional que lida com as grandezas elétricas. Saber como ele funciona e como utiliza-lo é muito importante para obter o melhor desempenho deste instrumento. Neste artigo, vamos falar o que é o multímetro, além de explicar como funciona o modelo analógico e o modelo digital.

O que é multímetro?

O multímetro é um instrumento capaz de medir a corrente elétrica, a tensão e a resistência. Como o próprio nome sugere, o multímetro é um multi medidor, pois une em um só aparelho as funções de um amperímetro, ohmímetro e voltímetro.

O multímetro é bastante utilizado por engenheiros eletricistas, técnicos e até mesmo entusiastas da área da elétrica. Isso porque com o multímetro é possível fazer diversas analises de um circuito elétrico, como saber os valores de corrente, tensão e resistência. Com o multímetro também é possível verificar a continuidade de um circuito ou mesmo de um cabo elétrico.

Como funciona um multímetro.

Diferentes modelos de multímetros.

Grandezas elétricas

O multímetro é capaz de medir as três principais grandezas elétricas: Corrente elétrica, tensão e resistência. Entenda a definição de cada uma delas:

  • Corrente elétrica: trata-se do fluxo ordenado dos elétrons dentro de um caminho fechado.
  • Tensão elétrica: diferença de potencial (positivo e negativo) entre dois pontos.
  • Resistência elétrica: oposição que um determinado material apresenta à passagem da corrente elétrica.

Além destas três grandezas, alguns multímetros são capazes de medir ainda a temperatura, a continuidade, a frequência, e outros parâmetros. Tudo isso pode variar de acordo com a complexidade do aparelho.

Multímetro digital e multímetro analógico

O multímetro analógico é um medidor mais antigo, que ainda sim consegue medir as grandezas elétricas com eficiência. O mostrador do multímetro analógico é graduado com escalas de valores.

Este modelo de multímetro faz a medição utilizando a força eletromagnética existente no ponteiro, interpretando o valor da grandeza que está sendo medida.

Como funciona um multímetro

Modelo de multímetro analógico.

Já o multímetro digital é um dispositivo de medição mais moderno. Em sua tela LCD cristalina, o multímetro digital mostra os valores medidos pelo operador.

Mais prático, hoje o multímetro digital é o mais utilizados pelos profissionais. Ele converte a corrente elétrica para sinais digitais através dos seus circuitos análogo-digitais.

Como funciona um multímetro

Modelo de multímetro digital.

Como utilizar o multímetro digital

Por ser o mais utilizado atualmente, falaremos da utilização do multímetro digital, que possuí uma chave seletora feita para selecionar cada uma das funções do multímetro em sua escala.

As escalas geralmente mostram os valores máximos e mínimos que o multímetro consegue medir de cada grandeza elétrica. Deste modo, ao utilizar o multímetro deve-se selecionar a grandeza que será medida, assim como o valor aproximado que será medido, isso para que a leitura seja a mais exata possível.

Como funciona um multímetro

Exemplo de escalas do multímetro.

Para fazer a medição, existem as pontas de provas, que são dois cabos elétricos com as pontas metálicas! Um cabo é preto, que geralmente fica no borne comum do multímetro, e o outro cabo é vermelho, podendo mudar de localização no multímetro de acordo com o que será medido.

Para fazer as medições, basta selecionar a escala e tocar no circuito com as pontas de prova. Para medir a tensão, as pontas de prova devem ser colocadas em paralelo com a carga. Para medir a corrente, as pontas de prova devem ser colocas em série com a carga.

No vídeo a seguir do Mundo da Elétrica mostraremos o passo a passo de como utilizar o multímetro para medir a corrente elétrica. Não deixe de conferir!

Gostou de aprender sobre o funcionamento do multímetro? Caso tenha alguma dúvida, deixe para a gente nos comentários! Continue no Mundo da Elétrica para aprender mais sobre os assuntos relacionados à energia elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)