Constantemente quando estamos estudando algum assunto sobre eletricidades nos deparamos com os termos corrente eficaz, tensão eficaz ou RMS, mas o que isso significa? Qual a relevância destes termos?

Em cada instante de um sistema de geração de energia alternada, os pontos máximos da crista da onda são chamados de corrente e tensão de pico a pico ou corrente e tensão instantâneos. Quando um equipamento é ligado nem toda essa corrente e tensão são absorvidos, este que é absorvido é chamado de tensão ou e correntes eficaz a parte destes que realmente é absorvido pelos equipamentos.

Desenhando este formato de onda teríamos o seguinte:

Tensão eficaz x tensão de pico.

Representação gráfica da tensão eficaz.

Esta representação seria a mesma para a corrente eficaz.

Desta forma é chamado de corrente alternada eficaz a corrente alternada que é equivalente ao corrente contínua em quantidade capaz de transferir potência a uma carga.

Os sistemas de potências são medidos tanto em corrente eficaz como em tensão eficaz, desta forma os valores que medimos em um multímetro são valores eficazes tanto para corrente quanto para tensão.

Quando se fala em valor eficaz normalmente lembra-se da sigla RMS que do inglês é root mean square que traduzindo seria valor médio quadrático, isto é um calculo médio estatístico de um valor variável, que pode ser usado para definir também o valor eficaz.

Para a forma de onda senoidal, como a vista nos sistemas de corrente e tensão alternadas temos as seguintes formula para a tensão eficaz e corrente eficaz:

Tensão e corrente eficaz formula matemática.

Formulas para tensão e corrente eficaz.

Exemplo: A tensão da tomada medida em um multímetro resulta em 220V, qual a tensão eficaz e qual a tensão máxima?

A tensão eficaz será a própria medida pelo multímetro que no exemplo seria os 220V visualizados. Neste caso para a tensão de pico devemos usar a formula do valor médio quadrático, mostrada abaixo:

Formula para encontrar tensão de pico.

Exemplo para encontrar tensão de pico.

Desta maneira a tensão de pico será 311V alternados.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

13 comentários para “O que é corrente ou tensão eficaz?”

  1. Luiz Felipe R. Sette Alves

    Bom dia Henrique, Lendo o seu post, ( e aliás, parabéns pelo grande trabalho, que me explicou de maneira clara e objetiva) reparei que, há um erro, se não e engano, no segundo paragrafo na frase “…são chamados de corrente e tensão de “pica” a pico”, não seria “de pico a pico”?

    Obrigado, e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!
    Grande Abraço!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Muito obrigado pela observação já estou trocando aqui.
      Agradeço por este apoio e pela ajuda.

      Responder
  2. Sergio

    Professor, gostaria de lhe perguntar uma coisa que não entendi com o meu professor: porque nesse gráfico há uma parte negativa e há também um pico negativo?

    Responder
  3. Jay Não Park

    Professor, excelente trabalho! Consegui entender melhor aqui do que na explicação em sala. Genial!

    Responder
  4. Franciney

    Legal gostei

    Responder
  5. Enio Dias

    Ótimo material, parabéns!

    Responder
  6. Hiago

    Claro e objetivo, adorei!
    Muito obrigado pela ajuda maravilhosa e parabéns pelo excelente trabalho, acompanhei também alguns videos seus no youtube, muito bom mesmo!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado, vídeos novos todas as terças, quintas e sábados. Não perca as novidades.

      Responder
  7. Cleomar

    Muito bom amigo

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)