Como algumas pessoas sabem, a corrente elétrica pode ser definida como o movimento ordenado dos elétrons. Mas como eles se movem? Qual é a força que movimenta eles? Qual é o nome dessa força? O que é tensão elétrica?

Se você já se fez alguma dessas perguntas ou ainda faz, fique tranquilo! Pois neste artigo, o Mundo da Elétrica vai responder essas perguntas explicando o que é tensão, o que significa tensão elétrica em um circuito elétrico, além de falar sobre os tipos de tensão, o que é Diferença de Potencial (DDP) e se o nome voltagem está correto. Então, vamos lá pessoal!

Tensão Elétrica

A Tensão Elétrica, também conhecida como Diferença de Potencial (DDP) e voltagem, basicamente é a força que move os elétrons! Quando há uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, existe tensão elétrica entre eles. Mas o que é diferença de potencial?

O que é Tensão Elétrica?

Veja o que é esta Grandeza Elétrica!

A diferença de potencial se dá quando dois pontos estão com um “valor” ou um potencial diferente. Um exemplo que caracteriza bem esta definição é uma rampa ou um morro. Ao observar uma rampa, claramente o começo e o fim dela estão em dois pontos com alturas diferentes, essa diferença é o que chamamos de DDP, porém no caso do exemplo é uma diferença de potencial gravitacional.

Qual a relação entre Tensão Elétrica (DDP) e corrente elétrica?

Essa relação é facilmente explicada! No exemplo anterior há uma diferença de potencial gravitacional, agora imagine que uma bola foi colocada no topo da rampa. O que aconteceria com ela? Ela rolaria para o ponto mais baixo, certo? A mesma teoria acontece com a corrente elétrica!

Quando há uma diferença de potencial elétrico, por exemplo, entre dois terminais, os elétrons entre eles vão ser ordenados e impulsionados por essa diferença, resultando no movimento deles entre os dois terminais.

Ao contrário da bola no morro que só pode ir para uma direção, os elétrons podem se mover para ambas as direções, mas esse movimento vai depender do sentido da corrente elétrica.

A unidade em que a diferença de potencial elétrico e a tensão elétrica são expressas é o Volt. Ele foi definido pelo Sistema Internacional de Unidades para ser a unidade de tensão elétrica, de potencial elétrico e de força eletromotriz.

O termo Voltagem é correto?

Veja o por que voltagem é errado!

Afinal, qual é o nome correto?

Antes de tudo, a resposta é não! O termo voltagem, apesar de ser o mais conhecido pelos leigos, é um termo incorreto. Esse nome foi derivado da unidade Volt e da palavra “voltage”, que é o termo da tensão elétrica em inglês.

É importante atentar-se que este nome é errado, justamente para não o pronunciar em momentos onde deve ser usado o termo técnico da grandeza elétrica. Para que não erre o nome de outra grandeza, saiba que o termo amperagem também é incorreto, apesar de ser popularmente conhecido.

Tensão Elétrica: Tipos

A Tensão Elétrica (voltagem ou DDP) é classificada em dois tipos, a Tensão Contínua e a Tensão Alternada.

Tensão Contínua

A tensão contínua é a tensão cujo fluxo de elétrons se movimenta em um único sentido, sem variação nenhuma ou variação em apenas um polo. Essa é a tensão que a maioria dos aparelhos elétricos e eletrônicos usa para funcionar, pois transformam a corrente alternada em corrente contínua para trabalhar em 24V, 16V ou 12V por exemplo.

Essa tensão possui valores baixos e não é eficiente para transportar a corrente por longas distâncias. Devido à essa característica, é mais usada em baterias e pilhas, além dos aparelhos que foram citados.

Tensão Alternada

A tensão alternada é a tensão cujo fluxo de elétrons não se movimenta em uma única direção, mas sofre uma variação de acordo com a frequência da tensão. Um exemplo é a tensão de uma instalação elétrica com frequência equivalente à 60Hz, ou seja, a variação de sentido (ou polaridade) acontece 60 vezes por segundo.

Por possuir um alto valor e ser capaz de transportar a corrente por longas distâncias sem uma grande perda, este tipo de tensão é usado principalmente pelo Sistema Elétrico de Potência (SEP).

Extra-Baixa Tensão, Baixa Tensão ou Alta Tensão?

Na área da elétrica o valor da tensão é classificado em 3 estágios diferentes. Essa classificação que está aparecendo abaixo é feita pela norma NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

  • Extra-Baixa Tensão (EBT): Tensão inferior a 50 volts em corrente alternada ou a 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
  • Baixa Tensão (BT): Tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou a 120 volts em corrente contínua, e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou a 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
  • Alta Tensão (AT): Tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou a 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

O tema tensão elétrica é vasto, um exemplo disso é a tensão de linha e a tensão de fase. Espera, você não sabe o que são esses termos? Então vamos deixar um vídeo do canal Mundo da Elétrica que vai te explicar o que é tensão de linha e tensão de fase para você aumentar os seus conhecimentos! Não esqueça de se inscrever no canal e nos ajude deixando o gostei.

Com essa explicação foi possível entender essa incrível grandeza elétrica? Se sim, compartilhe o artigo com seus amigos e nos siga em nossas redes sociais, pois sempre tem novos conteúdos por lá.

Se ainda tiver ficado alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e vamos te responder. Não perca tempo e continua navegando pelo site do Mundo da Elétrica para ver artigos incríveis sobre vários assuntos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)