Neste artigo vamos falar como fazer o uso correto do multímetro para medir corrente elétrica, pois é muito comum surgir dúvidas quando o assunto é medição de corrente elétrica com multímetro. Vendo isso resolvemos falar um pouco mais sobre este assunto, como por exemplo, mostrando qual é a diferença entre amperímetro, alicate amperímetro e multímetro, além de explicar o que é corrente elétrica, grandezas e amperes.

Você sabe o que é corrente elétrica?

Antes de aprendermos o que é corrente elétrica, precisamos entender o que é uma grandeza elétrica. A grandeza é basicamente tudo aquilo que pode ser medido ou quantificado, como por exemplo, tensão, potência, resistência e corrente elétrica, que são as principais grandezas da eletricidade, onde as suas unidades de medida estão respectivamente representadas a seguir:

  • Tensão = Volts (V)
  • Potência = Watt (W)
  • Resistência = Ohm (Ω)
  • Corrente = Ampere (A)

A corrente elétrica é uma das principais grandezas da eletricidade e que é definida pelo movimento ordenado dos elétrons, sendo que sua unidade de medida é dada em amperes (A). A corrente elétrica pode ser contínua ou alternada, ou seja, ela pode variar o seu valor e sentido em função do tempo.

Qual a diferença entre amperímetro, alicate amperímetro e multímetro?

Existem vários aparelhos que possibilitam a medição da corrente elétrica, como por exemplo, o amperímetro, alicate amperímetro e o multímetro. O amperímetro é um aparelho específico para medir corrente elétrica, e deve ser ligado em série com circuito, de forma que a resistência deve ser nula para obter a medição, pois a corrente elétrica passa por dentro do amperímetro.

Como usar o amperímetro para medir amperagem?

O amperímetro e usado só para medir corrente elétrica?

Com o alicate amperímetro não é necessário colocar o aparelho em série com o circuito, pois o alicate amperímetro faz a medição através de corrente elétrica induzida que passa pelo alicate, devido a sua interação com o campo eletromagnético gerado em volta do condutor.

O alicate amperímetro tem uma garra para fazer a medição da corrente elétrica, que deve ser colocada em apenas um condutor energizado. Porque ao colocar a garra do alicate amperímetro em dois ou mais condutores, o campo eletromagnético de um condutor anula o outro, ou seja, não haverá corrente elétrica induzida passando pelo alicate amperímetro.

Como usar alicate amperímetro?

Você sabe usar alicate amperímetro de formar correta?

Com o multímetro é possível realizar várias medições, como por exemplo, medir corrente elétrica, tensão, resistência, diodo, capacitância, frequências entre outras grandezas elétricas com mais precisão.

Dessa forma podemos destacar que a diferença entre multímetro, amperímetro e alicate amperímetro é que o amperímetro é capaz de medir apenas a corrente elétrica, enquanto isso o multímetro é capaz de realizar outras medições. Além de fazer outras medições o alicate amperímetro é o mais recomendado para medir corrente elétrica de maior intensidade, por não haver contato direto com o condutor elétrico.

Como usar o multímetro para medir corrente elétrica?

Depois de todas as explicações sobre amperímetro, alicate amperímetro e multímetro, agora vamos explicar como usar o multímetro para medir corrente elétrica. Existem basicamente dois tipos de multímetro, que é o multímetro digital e o multímetro analógico, mas atualmente o mais usado é o multímetro digital, devido à sua facilidade na leitura e utilização, mas os dois multímetros partem do mesmo princípio.

Qual é o melhor multímetro digital ou analógico?

Multímetro digital e multímetro analógico.

Porém, os multímetros não são recomendados para medir corrente elétrica de maior intensidade, pois possuem uma baixa capacidade de medir corrente elétrica, e se essa corrente for ultrapassada pode danificar o multímetro e colocar em risco o usuário. Por isso deve ser utilizado o alicate amperímetro.

Como usar multímetro: Passo a passo.

Para a sua segurança devemos desligar a energia do circuito desativando o seu respectivo disjuntor ou o disjuntor geral antes de utilizar o multímetro para medir corrente elétrica, seja em instalações residenciais, prediais ou industriais.

Qual disjuntor devo desliga na hora de mexer nos circuitos?

Conhecido como QDC é aonde se encontra os disjuntores.

Agora com o multímetro em mãos você deve rotacionar o seletor rotativo até chegar na escala de corrente elétrica, que é representado pelo símbolo (A), mas fique atento a escala, pois ela deve ser correspondente ao circuito a ser medido, ou seja, se é corrente contínua ou corrente alternada.

Como medir corrente com multímetro digital?

Seletor rotativo do multímetro digital.

Observe que em alguns modelos de multímetro existem três ou mais tipos de bornes no multímetro. Geralmente um borne é preto (COM), que deve ser conectado à ponta de prova preta e os outros dois bornes geralmente são vermelhos. Um vai estar com um (A) de amperes e também vai estar informando a máxima corrente elétrica suportada pelo multímetro, como exemplo, 10A ou 20A. E é nesse borne que se deve conectar a ponta de prova vermelha, ou seja, nunca deve se conectar em outro borne, porque ele é usado para medir outras grandezas elétricas.

Como saber onde colocar as pontas de prova na hora de medir amperagem?

Bornes onde se conecta as pontas de prova do multímetro.

As pontas de prova do multímetro devem ser ligadas em série com circuito desligado, para isso faça um corte no condutor, para obter duas pontas, que podemos chamá-las de A e B. Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.

Como ligar o multímetro em serie com o circuito para medir correte elétrica.

Ligação em serie to multímetro para medir corrente elétricas.

Neste vídeo do Mundo da Elétrica você pode ver com muito mais detalhes como medir corrente elétrica com multímetro, vale apena conferir!

Considerações finais:

Mostramos que é possível medir corrente elétrica com os multímetros, mas devido às dificuldades e principalmente os riscos envolvidos, não recomendamos o uso do multímetro para este tipo de medição. Recomendamos utilizar o alicate amperímetro para tais medições, exceto para circuitos eletrônicos com corrente elétrica de baixa intensidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)