Aprenda como utilizar seu multímetro digital de forma pratica e segura, prolongando a vida útil do equipamento e evitando acidentes.

Quado lhe for perguntado o que é multímetro, responda da forma mais simples e segura; é um aparelho de medidas elétricas, capaz de realizar medições elétricas, medem em geral as três grandezas principais da eletricidade, tensão elétrica, corrente elétrica e resistência elétrica, usando um Voltímetro (para tensão), Ohmímetro (para resistência) e Amperímetro (para corrente). Existem outros equipamentos de medição não tão conhecidos como Amperímetro Analógico, Voltímetro Analógico, Megômetro, Wattímetro e vários outros que fazem medidas de grandezas elétricas.
Com as dicas a seguir, manter a segurança em seu local de trabalho, cuidar do seu equipamento da forma correta vai ser bem simples.

Dicas.

  • Nunca substitua o fusível original por um mais barato:Multímetros digitais que atendem a todas as normas de segurança especificas possuem um fusível de sobrecarga com características próprias ao equipamento, assegurando que ele queime antes que uma sobrecarga chegue em sua mão. Utilize sempre o fusível correto no equipamento, caso não tenha um fusível extra, não utilize fios ou pedaços de metal para um reparo rápido pois o mesmo não lhe dará segurança necessária, além da possibilidade enorme de causar um acidente de trabalho e queimar seu aparelho.
  • Equipamentos baratos e sem qualidade: Caso um multímetro ou aparelhos de medição não contenha as especificações de segurança anunciadas, você pode se tornar mais uma vitima de acidente por falta de segurança. Procure por marcações de testes laboratoriais que garantam que a ferramenta atenda aos padrões.
  • Utilização indevida: Usar a ferramenta de teste para finalidade errada, pode levar a queima do seu equipamento e ou a medidas incorretas, colocando em risco também a integridade física do profissional e a qualidade do trabalho. Verifique a classificação da categoria (CAT) para cada instrumento manuseado. (depois deste paragrafo vamos por um vídeos sobre a categoria dos multímetros, vou te mostrar como faz).

  • Trabalhando em circuito energizado: Desenergize o circuito sempre que possível , confira antes de entrar no local destinado se o mesmo está realmente desenergizado. A NR10 trata deste tema no item a seguir.

    10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.

A norma ainda estipula que todas as atividades elétricas tenham análise de risco, contemplando riscos da eletricidade como o de arco elétrico e outros riscos adicionais. garantindo assim sua segurança.

Ponta de prova para multimedidor.

Ponta de prova digital.

  • Testar o multímetro: Antes de iniciar sua tarefa sempre certifique como está o funcionamento do equipamento a ser utilizado, fazendo teste em fonte de tensão conhecida.
  • Como manusear: Tente não segurar seu equipamento com uma mão e realizar a medição com a outra mão, pois em uma situação de transiente isso pode criar um caminho para o terra passando por seu coração, pendure ou repouse o medidor, quando for o caso utilize leitura sem fio para ter o multímetro fora de suas mãos e a leitura do aparelho a nível dos olhos. Use também uma garra jacaré para aterramento de forma que você use somente uma mão para testar o condutor energizado.
  • Negligenciar pontas de prova: As pontas de provas são um componente crítico da segurança de seu multímetro ou aparelho de medição, verifique se suas pontas de prova atendem ao nível CAT do trabalho a ser realizado, procure por pontas de provas com isolamento de duplo conector de entrada com cobertura e ponta de prova com protetor para os dedos e superfícies não escorregadias, lembre sempre de testar as pontas de provas sempre em tensão conhecida antes de usa-las.
    As pontas de provas devem se adequadas a seu multímetro e não é aconselhável que se use multímetro e pontas de prova de fabricantes diferentes, quando um multímetro ou ponta de prova são fabricados muitos testes são realizados para garantira a qualidade e segurança daquele material, e empresas diferentes podem ter parâmetros de testes e qualidade diferentes.

Com as informações acima entenda que nem sempre o equipamento mais barato vai proporcionar um trabalho com a mesma qualidade, e principalmente segurança, que um equipamento conhecido no mercado e testados em laboratórios com certificados de qualidade. Para executar um trabalho de qualidade e seguro, faça conforme as dicas acima.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Dicas e cuidados com multímetro e equipamentos de medição.”

  1. Paulo dos Santos

    Adorei todas as postagens deste canal…vcs são os máximos

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Paulo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)