Em todos os treinamentos de NR10 que já participei, e saibam que já foram muitos, como aluno e como instrutor, uma das maiores dúvidas que surgem entre os alunos participantes é se o eletricista pode trabalhar em circuitos energizados.

A norma NR10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE trouxe muitos avanços para a área de segurança do trabalho e principalmente para os eletricistas e profissionais que direta ou indiretamente interajam com circuitos elétricos e atividade nas proximidades de instalações elétricas. Dentre todas as inovações a NR10 regulamentou as atividades em eletricidade energizadas e desenergizadas dividindo as atividades em três categorias.

Serviços simples, circuito desenergizados em baixa tensão.

Nesta categoria de serviço estão compreendidos todos os trabalhos considerados simples, onde a atividade deve ser exercida somente na baixa tensão, com circuitos desenergizados ou protegidos contra intervenções de intrusos.

Circuito desenergizado.

Desligando um circuito.

Serviços complexos, circuito energizado ou não em alta tensão.

Nesta categoria de serviço estão compreendidos todos os trabalhos considerados mais elaborados e com maiores riscos de acidentes, que envolvem os trabalhos sob alta tensão, com atividades exercidas ao potencial elétrico ou não.

Serviços nas proximidades do SEP (Sistema elétrico de potência).

Nesta categoria de serviço estão compreendidos todos os trabalhos realizados nas proximidades do Sistema Elétrico de Potência, ou seja, próximo dos circuitos de alta tensão.

A NR10 estipulou que para os serviços compreendidos entre os complexos e nas proximidades do SEP o profissional além do treinamento básico de 40hs ainda deverá ser treinado em um curso complementar com carga horária de 40hs e com currículo voltado para os trabalho em circuitos energizados.

Neste ponto já é possível responder que sim, o eletricista pode trabalhar com circuitos energizados, desde que passe por treinamento especifico sendo compreendido entre o curso básico e complemente em carga horária total de 80hs.

Além do treinamento as empresas tem garantir a segurança dos trabalhadores fornecendo todos os equipamentos de proteção coletivos e individuais (EPI’s e EPC’s) necessários a realização da atividade.

Todo o ítem 10.6 da NR10 trata das questões pertinentes ao trabalho em circuitos energizados.

Vale comentar o trecho abaixo retirado do texto da NR10 no item 10.6:

10.6.1.2 As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.

O texto deixa claro que operações de ligar e desligar circuitos não compreendem complexidade que necessite o treinamento complementar. Neste ponto, que é muito questionado em causas trabalhistas de requerentes a adicional de periculosidade, é importante esclarecer que a norma em nenhum momento cita questões legais quanto a periculosidade, ficando a decisão a cargos de juristas após consulta de laudos emitido por perito competente.

Veja no vídeo abaixo exemplo de EPI usado em atividades em circuitos energizados:

É muito importante conhecer e estudar a NR10, a segurança em eletricidade é um tema que tem de ser debatido em todas as área não somente entre os profissionais da elétrica, a população com grande usuária da eletricidade também necessita conhecer os riscos e como se prevenir de acidentes que tenham em sua origem a eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

22 comentários para “NR10 – Eletricista pode trabalhar em circuitos energizados?”

  1. Rogerio

    Muito informativa a explicação.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Por nada, agradeço o apoio.

      Responder
  2. Benedito Balbino de Souza Jr

    Olá gostei das dicas eu sempre vejo esse canal.porém eu estou fazendo o curso de elétrica com o nr10

    Responder
    • Henrique Mattede

      Muito bom, é muito importante sempre correr atrás e estudar segurança.

      Responder
  3. Aureliano

    Qual parte da NR10 fala quem trabalha com eletricidade não pode trabalhar só!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Esta regra é apenas para trabalhos em alta tensão, veja:
      10.7.3 Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência – SEP, não podem ser realizados individualmente.

      Responder
  4. Suzana

    Olá
    Tenho em minha empresa um funcionário registrado como auxiliar de eletrica e manutenção, porém, o profissional habilitado desligou-se da empresa e ele ficou sozinho. Trabalhamos com baixa tensão em uma industria madeireira. DUVIDA: Eu posso deixar o auxiliar fazendo os trabalhos que vinha fazendo, agora sem o responsável técnico (eletricista)?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Se você o vê como apto ao trabalho, sugiro uma promoção já que o mesmo esta fazendo o trabalho de um profissional.

      Responder
  5. Claudio Cesar de Souza Fernandes

    Muito bom, informações importantes.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu CLaudio!

      Responder
  6. Claudio Cesar de Souza Fernandes

    Contribuição importante.

    Responder
  7. Marco Antonio Badaro Athayde(mestry Badahra )

    Parabvéns professor!
    Estamos seguindo sua orientação
    Mestry Badahra

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado por nos prestigiar sempre!

      Responder
  8. Ivon Henriques de Almeida

    Excelente vídeo.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Ivon!

      Responder
  9. Esmeraldo Simão

    Olá eu Só Elétricista pessoal e gosto muito das dicas voçês dão e tenho aprendido muito.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Esmeraldo!

      Responder
  10. Roberto

    Gostaria de receber material didatico e artigos relacionados a eletrica

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Roberto, agradecemos seu contato! No momento todo nosso material é disponibilizado de forma gratuita pelo Youtube e por aqui! Em breve teremos novidades!

      Responder
  11. Ubirajara Pereira Fernandes

    Nr10 ela e importante para todos o eletricista.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Com certeza! =)

      Responder