É comum para o profissional ter dúvida sobre o curso de NR10 e é comum também algumas empresas que possuem eletricistas e outros profissionais da área de eletricidade em seu quadro de funcionários possuírem estas mesmas dúvidas. Um ponto de constante indagação é sobre a obrigatoriedade do treinamento de NR10.

Dentro dos termos da própria norma é possível encontrar resposta para maioria das dúvidas e outras podem ser complementadas em outras normas técnicas nacionais e ou internacionais quando for o caso.

Dentro do campo de aplicação temos o primeiro ponto a se considerar com relação a obrigatoriedade veja o item a seguir:

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A norma é destinada a garantir segurança a todos que direta ou indiretamente interajam com a eletricidade, isso mostra que o cunho principal da NR10 é ajudar aos profissionais da eletricidade trabalharem melhor e com segurança. Sendo ou não obrigatório o NR10 já é um diferencial para quem tem um treinamento adequado e aproveitou este treinamento como melhoria para segurança tanto no trabalho quanto na vida.

Autorização para eletricistas.

Placa de autorização.

Autorização:

Para interagir com instalações e ou serviços em eletricidade o profissional tem que ter uma autorização formal da empresa e só de posse desta autorização (normalmente descrita em contrato de trabalho e sistema de registro da empresa) que o profissional pode realizar tais atividades em eletricidade, em conformidade com os itens abaixo:

10.8.4 São considerados autorizados os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuência formal da empresa.

10.8.6 Os trabalhadores autorizados a trabalhar em instalações elétricas devem ter essa condição consignada no
sistema de registro de empregado da empresa.

Obrigatoriedade:

10.8.8 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR.

O item descrito acima crava a obrigatoriedade sobre treinamento em questões de segurança que trate principalmente dos riscos da energia elétrica e as medidas que visem reduzir estes riscos ou eliminá-los completamente. Somente após este treinamento efetuado é que a empresa pode conferir autorização para a execução de atividades na área da eletricidade como descrito no item abaixo:

10.8.8.1 A empresa concederá autorização na forma desta NR aos trabalhadores capacitados ou qualificados e aos profissionais habilitados que tenham participado com avaliação e aproveitamento satisfatórios dos cursos constantes do ANEXO II desta NR.

Benefícios:

A palavra obrigação confere um peso muito grande ao treinamento do NR10 e normalmente para muitos profissionais é confundido com “chato e fatigante”. Acredito que o treinamento do NR10 tem de ser aproveitado por cada profissional por ser uma das poucas categorias de trabalho que tem um treinamento obrigatório sobre segurança e riscos do trabalho. Diariamente milhares de profissionais iniciam atividades em novos postos de trabalho sem ao menos saberem exatamente qual sua função ou quais riscos eles estarão submetidos, o eletricista é um privilegiado por possuir uma norma própria e específica que lhe confere um treinamento antes do início das atividades na área da eletricidade.

Sim o profissional da eletricidade é obrigado a passar por treinamento de NR10 mas depois de conhecer os riscos você acha mesmo que esta obrigação é um desvantagem?

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

16 comentários para “O treinamento de NR10 é obrigatório?”

  1. Gostei, Proveitoso

    Gostei proveitoso

    Responder
    • Henrique Mattede

      Que bom. Fico feliz em ajudar.

      Responder
    • Marcilio

      Entendo que a empresa onde o profissional trabalha é a responsável por sua certificação. Pode uma empresa exigir certificação NR10 como requisito para contratação de um profissional?

      Responder
      • Equipe Mundo da Elétrica

        Sim, pois são requezitos estabelecidas pela empresa no ato da contratação.

  2. Izael

    Sou eletricista; mas não tenho o treinamento de nr 10 mesmo assim tenho direito os 30 por cento.

    Responder
    • Henrique Mattede

      O treinamento de NR10 e o adicional de periculosidade não tem nada a ver um com o outro neste sentido que está colocando. O que vai caracterizar o adicional de periculosidade é o tipo de atividade que exerce.

      Responder
  3. Cesar

    Gostei muito proveitoso

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado César!

      Responder
  4. Paulo Toledo

    Olá,
    Operador de retroescavadeira deve ter esse treinamento da NR10?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Treinamento de NR10 é específico para elétrica, procure um curto de segurança NR11 que é voltado ao seu trabalho, porém conhecimento nunca é de mais.

      Responder
  5. Gleydson Nobre

    O treinamento NR10 pode ser feito online? Se sim, tem algum que posso indicar?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      O único treinamento de NR10 que eu conheço que é possível fazer todo curso on-line inclusive as praticas de primeiros socorros é da ENGEHALL.

      Responder
  6. Geomar

    Gostei muito do esclarecimento sobre essa norma.
    Gosto muito da área de eletricidade, ultimamente tenho acompanhado o mundo da elétrica, não trabalho, mas pretendo me especializar nessa área.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bacana demais! OBrigado por nos prestigiar!

      Responder
  7. Roni da Silveira Moura

    Muito bom os assuntos que envolvem as varias etapas de um trabalho em eletrica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Roni!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)