É importante que entendamos para qual finalidade a NR10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE foi redigida e para quais pessoas elas se destinam. A norma estipula em seu primeiro item o que é chamado de campo de aplicação. Uma frase que aparece muitas vezes no decorrer dos tópicos da NR10 resume de uma forma geral a principal função desta norma:

Garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Vejamos o o que está redigido no item 10.1.1:

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Neste primeiro tópico me chama atenção e caracterizo com um dos pontos principais da normas a parte que classifica que norma é para todos que de forma “direta ou indireta” interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Todos as pessoas em proximidade de instalações elétricas onde esteja havendo uma intervenção devem ser treinados nesta norma, deve, entender os risco e se precaver.

SEP.

Sistema elétrico de potência.

Entendo que todos os usuários de eletricidade de alguma maneira interagem com a instalação e penso que a NR10 poderia ser tratado em escola e com o público civil, com um texto mais simplificado de modo a atingir melhor o publico não profissional.

No próximo item da norma é tratado onde a norma deve ser aplicada:

10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis. 

Nenhuma área ficou de fora do texto a norma abrange todas as áreas e etapas do sistema elétrico de potência. Ainda neste tópico temos de dar enfase ao trecho “observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis. ​”

Este ponto abre uma possibilidade de normas internacionais serem usadas e consultadas sempre que forem necessárias a fim de cobrir lacunas nas normas nacionais.

O vídeo abaixo esclarece bem o campo de aplicação da norma NR10:

O entendimento sobre o campo de aplicação é o primeiro passo para entender melhor a segurança em atividades que envolvam eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

9 comentários para “NR10 – Campo de aplicação.”

  1. Leonardo Alexande

    Olaa pessoal da electrca eu só de angola e o meu mundo também e a electricidade… Adoro o vosso portal, e de todo o coração espero que me mandem mais dicas sobre a electricidade apartir do meu emeil beijos aroro_vos

    Responder
  2. Justino José

    Sou seguidor do mundo da eletrica, estou aprendendo muito e tirando dúvidas meu muito obrigado por nos ajudar.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Por nada, precisando estamos por aqui!

      Responder
  3. Olson Biasoli

    Fui fazer entrevista em algumas empresas e fiquei estarrecido com a entrevista e a minha situação em si. Este é o caso, embora saiba que, a NR10, é para leigos. Sou técnico em enfermagem e atuei em alguns hospitais da região. Cansado da área parti para outros horizontes e vim agregar mais valores no mundo da elétrica. Mesmo com toda bagagem na área da saúde, a referida empresa exigiu-me o certificado da NR10…Fiz vários testes online e meus conhecimentos não estão abaixo do que ensinam. Procurei o sindicato da construção civil e dos Metalúrgicos para sanar a minha dúvida se a empresa poderia ou não aceitar meu certificado de técnico em enfermagem no lugar da NR10. Orientação plausível de que, dependeria mais da empresa. Se a NR10 e tão importante assim para prevenirmos acidentes. No meu humilde parecer não deveria ser aceito certificados online. Como professor poderia opinar a respeito?
    Parabéns pelos vídeos e site, estou utilizando muito no meu dia a dia e me agrega sim muitos valores.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Eu não entendi bem, você não tem NR10 e quer atuar em que área?

      Responder
  4. Mário Gam

    Bom dia grande mestre vç não imagina como fiquei ao receber as 9dades do Mundo da Elétrica, saiba que você é uma pessoa que admiro muito e receber essas surpresa mi tornei mas forte, como: a forma de conversar com cliente, aplicar os termos técnico, dimensionamento do QDC, como instalar o DPS e o accionamento de lâmpadas com placa Bluetooth foi novidade pra mi, com tudo o meu muito obrigado Mundo da Elétrica.
    Aproposito gostaria de ser amigo do Henque Mattede no Facebook eu tentei fazer o pedido não foi possível por favor professor si pode acesa sou pelo meu número 925769135.
    AGRADECIA
    Eu falo a partir de Angola

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Opa que isso obrigado, infelizmente não consigo mais adicionar amigos no Facebook, tem a opção de seguir no Facebook ficaria muito contente.

      Responder
  5. Olandir Flores Barbosa

    Gostei dessa informação sempre estive ligado a eletricidade, e faço minhas ligações em casa, toda informação é bem vindo.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bacana demais Olandir! Obrigado por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)