A eletricidade é algo perigoso, por isso quando nos referimos devemos sempre levar em consideração a segurança. A Eletricidade é um fenômeno que o ser humano utiliza, mas não pode colocar as mãos, por este motivo, para os profissionais desta área existem uma série de normas e recomendações, como a NBR 5410, destinada à instalações elétricas de baixa tensão. Saiba quais as normas que um eletricista deve seguir, o que é ABNT, o que é NBR 5410 entre outras dúvidas, vamos lá pessoa!

Quais normas o eletricista deve seguir?

As recomendações técnicas que o profissional da área da eletricidade deve seguir são as NBR’s Normas Brasileiras, estas tratam de normalizar as instalações e serviços, para que não ofereçam riscos, aos seres humanos, animais, bens materiais e etc.

As NBR’s são aprovadas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT é que tem os direitos das normas e quem pode disponibilizar as normas para serem baixadas, como por exemplo a NBR-5410 em pdf.

O que é NBR 5410?

A norma brasileira NBR-5410 é que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.

A nbr-5410 é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc. Funcionando como um guia para o profissional, em relação ao que se deve ou não fazer. A norma tem um texto diferenciado, explicando e colocando regras em instalações de baixa tensão, sendo assim faz grande diferença conhecê-la e principalmente aplicá-la.

O principal objetivo da NBR-5410 é estabelecer as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão a fim de garantir a segurança, o funcionamento adequado da instalação e conservação dos bens.

O que é ABNT?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas em território nacional. Sendo assim, por ser uma instituição privada, sua aplicação não é uma obrigação, porque não são documentos públicos, mas diversas leis fazem com que as normas sejam consultadas e aplicadas, este tema é bem polemico e a recomendação é sempre utlizar-se das normas para garantir um serviço de qualidade.

Onde se se aplica NBR-5410:

A NBR-5410 é uma normatização voltada para todas as instalações elétricas em baixa tensão, logo pensamos na instalação residencial, por isso os tópicos abaixo esclarecem e exemplificam a aplicação desta norma.

  • Áreas descobertas, externas às edificações;
  • Locais de acampamento, marinha e instalações análogas;
  • Instalações temporárias como canteiros de obras, feiras, etc.;
  • Circuitos elétricos que não estão dentro de equipamentos, funcionando sob tensão superior a 1000 volts, e alimentados por uma instalação igual ou inferior a 1000 volts e corrente alternada;
  • Instalações novas e já existentes, sobre reforma;
  • Circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada (CA), frequência inferior a 400 Hz, ou a 1500 V e corrente contínua (CC);
  • Fiações e redes elétricas que não estejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
  • Linhas elétricas fixas de sinal com exceção dos circuitos internos dos equipamentos.
O que é ABNT NBR 5410?

Instalações elétricas de baixa tensão

Onde não se aplica a NBR-5410:

Alguns dos pontos que serão citados pertencem a normas próprias e específicas à instalação, mesmo estando dentro das instalações de baixa tensão, por isso a NBR-5410 não se aplica a eles. A aplicação da NBR-5410 não dispensa o seguimento de outras normas aplicadas em situações ou lugares específicos e os regulamentos que a instalação deve seguir.

  • Instalações de tração elétrica;
  • Instalações elétricas de veículos motores, carros elétricos, por exemplo;
  • Instalações de embarcações e aeronaves;
  • Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometa a segurança das instalações;
  • Iluminação pública;
  • Redes públicas de distribuição elétrica;
  • Instalações de proteção contra quedas diretas de raios, porém esta norma considera as consequências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações, por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobre tensão;
  • Instalações em minas;
  • Instalações em cercas elétricas.

Diferença entre NR e NBR:

As NR’s são normas regulamentadoras para temas relacionados à segurança e medicina do trabalho, publicadas unicamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo totalmente de caráter obrigatório.

Já as NBR’s são normas técnicas, concebidas através de consensos e estudos relacionados ao tema, são de caráter voluntário e apenas torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público. Elas estipulam requisitos de qualidade, desempenho, segurança e etc.

Considerações finais.

Fazer uma instalação baseada nas normas sem dúvidas é o correto, pois assim fica assegurado o bom funcionamento, a conservação dos bens e principalmente a segurança. As normas são criadas para regulamentar e trazer uma igualdade entre instalações elétricas, além de garantir a qualidade.

Cumprir a norma é assegurar que as instalações estejam dentro do que é considerado um funcionamento seguro, dessa forma minimizando ao máximo o risco de acidentes.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)