A cada dia que passa aumenta a preocupação com o bem estar dos trabalhadores em geral, e isto pode ser notado com a implementação e avanço das leis trabalhistas e as Normas Regulamentadoras (NR) que abrangem as mais diversas atividades profissionais, entre elas a do eletricista.
Com isso, as empresas passaram a cobrar de seus colaboradores o cumprimento destas normas quando cabíveis às suas atividades, seja por receio de multas, perda de benefícios fiscais ou a compreensão que um funcionário afastado é mais oneroso. Algumas empresas já tem a visão correta de que a segurança não é um custo como se pensava no passado, mas um investimento, que gera melhores rendimentos e bem-estar para os funcionários, enfim,  uma visão de que segurança também é qualidade de vida.
Entre estas preocupações está a proibição do uso de adornos no ambiente de trabalho, seja ele uma obra, um comércio, um hospital ou uma indústria.

O que é adorno pessoal?

Como adornos pessoais são considerados os enfeites como anéis, relógios, pulseiras, broches, piercings expostos e afins, sendo que gravatas e crachás pendurados com cordão também o são.

A NR 10 permite adornos pessoais?

Para os eletricistas a Norma Regulamentadora mais importante é a NR 10, que trata das atividades em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Entre as medidas que visam a garantia da saúde e segurança do trabalhador temos:

10.2.9.3 É vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.

Embora seja apenas um item em toda a extensão desta NR nota-se que é direto e sem margem a interpretações ou discussões, sendo algo tão delicado que proíbe o uso até mesmo em locais próximos a estas atividades;
Outra Norma Regulamentadora que merece destaque é a NR 32, que trata da segurança e saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de serviços de saúde, onde também se encontra a proibição do uso de adornos.

32.2.4.5 O empregador deve vedar:

b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho;

Eletricista anel

Eletricista utilizando adorno no trabalho.

Quais os riscos decorrentes do uso de adornos?

Cada um dos objetos citados representa um risco para o eletricista, tanto em trabalhos residenciais quanto em industriais. O anel ou aliança é um dos grandes responsáveis na geração de acidentes ao ficar preso ou se enroscar durante alguma atividade como ao descer de uma escada, tendo como consequências torções, quebra, perda de tecido ou até mesmo perda do membro. Já os colares, relógios e pulseiras além de poderem se enganchar em algum local ganham um risco adicional nas indústrias pois podem se enroscar nas partes móveis de diversos equipamentos, e em casos extremos levar a pessoa à morte.

A conscientização por parte do eletricista

Um dos maiores problemas é a conscientização do trabalhador quanto ao risco do uso de adornos. Quando o eletricista trabalha dentro de uma indústria terá a empresa fiscalizando-o ou alertando-o através do Diálogo Diário de Segurança (DDS) que são conversas rápidas com os trabalhadores sobre riscos de acidente no trabalho; o problema começa quando estão fora do ambiente fiscalizado ou trabalhando como autônomos pois entra aí o hábito de utilização destes objetos, uma vaidade extra de se mostrar ou uma confiança perigosa gerada de anos utilizando tais adornos sem se acidentar.
Quando for trabalhar tenha em mente os riscos e principalmente as consequências, que podem afetar de forma permanente sua vida e de sua família.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Eletricista pode usar aliança, relógio, pulseira, colar? NR10 permite adornos?”

  1. Jeremias Denis

    Estou entrando na área agora, para mim esta sendo ótima essas informações.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado, fico contente em poder ajudar no seu dia a dia.

      Responder
  2. Alex

    Quanto mais preparo e informação melhor seremos.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Com certeza, o eletricista precisa sempre estar ciente das normas para sua segurança e do próximo.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)