Observando apenas a profissão do eletricista podemos dividir esta profissão basicamente em três grandes grupos como por exemplo, eletricista residencial, eletricista predial e eletricista industrial, sendo que dentro de um destes grandes grupos que definimos o profissional pode executar vários tipos de serviços diferentes.

A área da eletricidade é extremamente vasta, com diferentes campos de atuação, o que não é nada diferente para um eletricista, seja ele um eletricista residencial, eletricista predial ou eletricista industrial. Com tantas oportunidades assim é improvável que um bom profissional fique sem serviços por muito tempo.

Além dos requisitos básico para se tornar um bom eletricista, um bom profissional que se preze sempre buscará se qualificar, aprender mais sobre as novidades do mercado como por exemplo, materiais elétricos e ferramentas novas, além de buscar sempre por mais cursos e eventos, para poder oferecer o melhor serviço e possuir um diferencial em relação ao demais profissionais do mercado.

Se você possui a intenção de ingressar na área da elétrica, busca por uma melhor qualificação profissional ou simplesmente é um amante da eletricidade e quer aprender mais sobre uma determinada profissão nesta área aqui é o lugar certo, porque iremos abordar o que faz o eletricista residencial e explicar alguns detalhes interessantes sobre o curso de eletricista residencial. Vamos lá!

Eletricista residencial – O que é?

O eletricista residencial é um dos profissionais que compõem a área da eletricidade e que possui conhecimento técnico e experiência em montagem, manutenção de instalações elétricas de baixa tensão, seja manutenção preditiva, preventiva ou corretiva.

Dependendo da formação e experiência do eletricista residencial é possível que este profissional esteja preparado para atuar em outras diversas áreas, mas como o seu próprio nome sugere, o eletricista possui as residências como o seu principal local de atuação, porém também podendo realizar serviços em prédios por exemplo.

O eletricista residencial é um profissional que independente da área escolhida tem a responsabilidade de executar diversas atividades como por exemplo, elaboração de pequenos projetos, embora o eletricista não seja projetista e realizar a execução de instalações elétricas, além de fazer todos os tipos de manutenção.

Curso de eletricista residencial

Como acabamos de ver o eletricista residencial deve ter uma qualificação suficiente para desenvolver diversos tipos de atividades, mas além da experiência na área ter uma boa formação faz parte da construção de um grande profissional. A seguir iremos apresentar alguns pontos de importância no curso de eletricista predial.

Dicas de como ser um bom eletricista residencial.

Curso de eletricista residencial.

Curso de eletricista residencial – Objetivo

O Curso de eletricista residencial tem como principal objetivo preparar o aluno para se tornar um profissional capaz de desenvolver habilidades para instalar circuitos e equipamentos elétricos em residências e pequenas edificações, seguindo as normas e sempre visando a qualidade e a segurança nas atividades a serem realizadas.

Curso de eletricista residencial – Pré-requisitos

De acordo com as instituições de ensino, os pré-requisitos para realizar o curso de eletricista residencial pode variar, porque algumas instituições exigem uma idade mínima, que pode variar entre 16 e 18 anos.

Outro pré-requisito que pode ser exigido além da idade mínima são os conhecimentos básicos sobre eletricidade, ou seja, dependendo da instituição de ensino a mesma pode ou não oferecer estes conhecimentos básicos sobre eletricidade. Dessa maneira os cursos que ofertam esta matéria em seu conteúdo programático têm geralmente como resultado uma carga horária maior, se comparado a outro curso por exemplo.

Curso de eletricista residencial – Área de atuação

As possibilidades de atuação para o eletricista residencial são diversas, portanto, através do conteúdo ensinado no curso de eletricista residencial o mesmo poderá ter diversas oportunidades no mercado de trabalho, atuando conforme as normas trabalhistas ou então ser dono do seu próprio negócio. O eletricista residencial poderá atuar em construtoras, assistências técnicas e realizar prestações de serviços residências e pequenas edificações por exemplo.

Curso de eletricista residencial – Conteúdo programático

É importante destacar que o conteúdo programático para o curso de eletricista residencial pode mudar de acordo com a instituição de ensino, mas basicamente podemos citar as seguintes matérias que integram o conteúdo programático do curso de eletricista residencial:

Se você se interessou pela área e se tornará um eletricista residencial o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica apresenta cinco dicas importantes para você se tornar um eletricista de sucesso.

Finalizamos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidades sobre a profissão do eletricista residencial ou em relação ao curso de eletricista residencial, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Curso de eletricista residencial, tudo que precisa saber!”

  1. Luiz Ferreira

    Boa tarde vocês transmitiram-me confiança assim despertou a mim
    O interesse

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Luiz! Obrigado por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)