Maleta de eletricista, ferramentas indispensáveis!

Para ser um bom profissional e trabalhar com eletricidade é importante usar ferramentas corretas, garantindo assim a integridade física pessoal e a segurança das instalações. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber para adquirir todas as ferramentas essenciais. Então, vamos lá pessoal!

Primeiramente, antes de comprar as ferramentas, é importante estar atento às normas que regulamentam os equipamentos para trabalhos com eletricidade. Para trabalhar com a eletricidade, a norma que regulamenta a utilização dos equipamentos é a NR10!

É imprescindível que as ferramentas usadas pelos eletricistas sejam isolantes, de forma que, caso ocorra fuga de corrente, o material isolante da ferramenta não permita a passagem da mesma.

Ferramentas para eletricista

Existem muitas ferramentas para eletricistas indispensáveis e outras que podem ser um diferencial! É importante conhecê-las para comprar corretamente, para não investir em algo que não terá utilização e deixar de comprar uma ferramenta que poderia ser muito útil.

É fundamental analisar a área de atuação e o tipo de serviço realizado para identificar quais ferramentas são mais importantes que outras.

O bom eletricista é aquele que em uma caixa de ferramentas possui todos os equipamentos essenciais!

Alicates

Existem muitos modelos e tipos de alicates, e adquirir e conhecer os principais pode facilitar muitas instalações, além disso, os alicates para eletricistas possuem um design pensado especialmente para as atividades mais comuns da área!

E vale a pena salientar que para atividades que envolvam energia elétrica, os alicates devem conter o cabo isolado!

Alicate universal

O alicate universal é parte indispensável de qualquer maleta de ferramentas para eletricista!

Na imagem abaixo, é possível ver um alicate universal.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: alicate universal.

A sua ponta, chata e de mordida estriada, serve para apertar e dobrar fios, além disso, ele possui também uma lâmina de corte que corta para arames, além de fios finos e médios.

É importante estar atento(a) às especificações de limite de medida de corte para não danificar o alicate!

Ele pode ser encontrado em diversos tamanhos e formatos, variando de acordo com o uso.

Alicate de corte diagonal

O alicate de corte diagonal oferece uma maior facilidade ao cortar e, caso necessário, desencapar os fios, além de ser muito útil em projetos de eletrônica.

Na imagem abaixo, é possível ver um alicate de corte diagonal.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: alicate de corte diagonal.

Ele é ideal para aparar as pernas de componentes eletrônicos e sobras de fio após a soldagem, e é fundamental para profissionais que realizam projetos eletrônicos.

Alicate de ponta fina ou meia cana

O alicate de ponta fina é usado para dobrar e puxar pontas de fios, além de servir para segurar partes de algum componente em uma determinada posição.

Na imagem abaixo, vemos um alicate de ponta fina.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: alicate de ponta fina.

Alicate decapador de fios

O alicate decapador é muito utilizado por aqueles que não gostam de usar alicates de corte para desencapar fios.

Na imagem abaixo, é possível observar um alicate decapador de fios.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: alicate decapador de fios.

Ele possui como principal função descascar os fios, já que ele contém duas lâminas que prendem a capa do fio, facilitando a sua remoção.

Alicate de crimpagem de terminais

O alicate de crimpagem é usado na montagem de cabos de rede e na fixação dos conectores RJ45. Na imagem abaixo, observamos um alicate de crimpagem.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: alicate de crimpagem.

Ele é usado para fixar conectores em cabos, como por exemplo, os conectores de plástico presentes na ponta de cabos de rede para a internet, e é importante antes de comprar o alicate, identificar qual conector que será usado!

Chave de fenda

A chave de fenda é uma das ferramentas mais comuns e utilizadas, além de ser essencial para os eletricistas! Na imagem abaixo, é possível ver alguns modelos de chave de fenda.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: chave de fenda.

Para os profissionais que trabalham com instalações elétricas, ela é muito útil em dois tamanhos: pequeno, para prender pequenos parafusos utilizados na fixação de fios em terminais de interruptores e tomadas, por exemplo, e grande, para prender parafusos maiores que atuam na fixação dos interruptores, por exemplo.

Chave Phillips

Além da chave de fenda, é indispensável ter uma chave Philips, já que muitos dispositivos elétricos, como disjuntores e alguns eletrodomésticos, possuem componentes presos com parafusos Philips.

Na imagem abaixo, é possível ver uma chave Phillips.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: chave Phillips.

Muitos profissionais utilizam a chave de fenda nestes parafusos e por mais que funcione em alguns casos, a utilização de uma chave inadequada pode danificar o parafuso e comprometer a sua eficiência.

Multímetro

O eletricista lida diariamente com eletricidade e para averiguar a passagem de energia, bem como realizar testes, é essencial a utilização de um multímetro.

Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de multímetro.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: multímetro.

Com um único multímetro, é possível verificar diversas grandezas, como corrente, tensão e resistência, o que substitui outras ferramentas de teste, como chaves e lâmpadas.

É uma ferramenta com diversas utilidades e vale muito a pena o investimento!

Furadeira elétrica

A furadeira elétrica é outra ferramenta essencial para o trabalho do eletricista, e pode ser uma grande aliada em diversas instalações.

Na imagem abaixo, é possível ver uma furadeira elétrica.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: furadeira elétrica.

O ideal é que você adquira pelo menos um jogo de brocas projetadas para concreto e outro conjunto de brocas para atravessar o metal.

Lima

É recomendável que o eletricista tenha uma lima, já que ela é muito útil na remoção de rebarbas de metais, oxidação de cabos e componentes, ou ainda no acerto de superfícies que precisam ser encaixadas umas às outras, dando o retoque final na instalação elétrica.

Na imagem abaixo, é possível ver uma lima.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: lima.

O indicado é que o eletricista disponha de uma pequena e uma grande!

Fita isolante

A fita isolante pode ser muito conveniente no dia a dia, e existem diversos tipos no mercado!

Na imagem abaixo, é possível ver uma fita isolante.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: fita isolante.

É importante avaliar as marcas, visto que algumas possuem a colagem muito ruim e podem prejudicar o isolamento.

Trena

A trena é um item muito utilizado por vários profissionais, e uma de boa qualidade é uma ótima aliada para o eletricista.

Na imagem abaixo, é possível ver uma trena.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: trena.

Pode ser útil para medir um grande terreno, medir uma parede em uma instalação ou medir peças para um suporte metálico, por exemplo.

Lanterna

As lanternas são muito úteis em diversas situações e são essenciais para os eletricistas!

Na imagem abaixo, é possível ver uma lanterna.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: lanterna.

Elas desempenham a função de iluminar a área de trabalho, melhorando a performance, a produtividade e a qualidade de execução, além de evitar acidentes.

Canivete

O canivete é uma ferramenta usada por eletricistas bastante genérica, pode ser lamina, faca, canivete ou algo cortante, ele pode cumprir funções como raspar partes oxidadas de fios, cortar objetos não metálicos e retirar resíduos.

Entretanto, existem modelos específicos para trabalhos com eletricidade, já que é comum a queda em grandes alturas, ocasionando acidentes.

No mercado é possível encontrar facas para eletricistas, que cumprem o mesmo papel!

Na imagem abaixo, é possível ver um modelo canivete.

Maleta para eletricistas.

Ferramenta para eletricista: canivete.

É importante zelar e cuidar da ferramentas para que elas durem o máximo possível, além disso, ferramentas de medição, como o multímetro, possuem um certificado de calibração que indica a sua qualidade!

Para aprender ainda mais, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Se você gostou do artigo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos! Deixe abaixo nos comentários dúvidas e sugestões para podermos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário