A furadeira é utilizada para diversas finalidades em áreas distintas, o que faz dela uma ferramenta essencial. Saiba onde e como encontrar a furadeira ideal de acordo com sua necessidade, e aprenda quais as potências, velocidades, tamanhos e aplicações, desde as mais simples para uso doméstico até de uso profissional, como na indústria e setor de construção

Em função da grande variedade de furadeiras no mercado, o primeiro passo para definir qual é a ideal para comprar e estabelecer para qual será a sua aplicação e frequência de uso. Será uma furadeira para uso profissional ou para atividades domésticas? Utilizarei para trabalhos constantes e prolongados, ou apenas em casos raros?

Como o próprio nome já diz, a furadeira tem como sua principal função a de fazer furos, mas na sua grande maioria combinam as funções furadeira e martelete, furadeira e parafusadeira, além das três funções em apenas um único produto, portanto é de suma importância estabelecer sua finalidade para uso.

Tipos de furadeira

Podemos dividir as furadeiras em dois grandes grupos, as furadeiras de bancada e as manuais. As furadeiras manuais são equipamentos portáteis, ou seja, trabalham apoiada à mão, pois não há um suporte para fixação. Sendo assim a utilização deste equipamento não fornece a mesma precisão e o controle como uma furadeira de bancada.

Furadeiras de uso doméstico ou hooby

As furadeiras utilizadas por hobbistas e em aplicações domésticas, geralmente são mais leves e compactas. Tem uso em trabalhos leves e casos raros, como furos em concreto, alvenaria, madeira e metais com brocas de menor espessura. Sendo assim brocas superiores a 10mm, dependendo da dureza do material ou fio da broca, podem provocar um grande esforço e desgaste maior ao equipamento.

Outro ponto a ser abordado é a profundidade do furo, que normalmente no manual de uso das brocas possuem a indicação dos limites para aplicação.

Furadeira e parafusadeira, qual comprar?

Furadeira e parafusadeira, alimentação à bateria.

Furadeiras de bancada

As furadeiras de bancada são recomendadas para uso profissional, como nas indústrias, oficinas de marcenaria e carpintaria, além de serem mais robustas se comparada às de uso doméstico.

As furadeiras de bancada possuem em sua estrutura uma bancada para que materiais mais resistentes, como madeiras e metais mais espessos, sejam perfurados. Geralmente os modelos possuem uma plataforma, para ajudar a fixar as peças e garantir trabalhos ainda mais precisos.

Características

A aplicação do produto em condições acima das que foram projetadas, a longo prazo podem provocar desgastes excessivos, como folgas no mancal, que é a parte onde apoia o eixo do mandril.

As classes de furadeiras costumam apresentar duas velocidades discretas, acionadas em dois estágios do mesmo botão e com trava. A velocidade mais baixa é utilizada para furar materiais mais duros, como os metais, a trava do botão na posição acionado, permite ter uma empunhadura mais cômoda ao furar superfícies duras.

Para as furadeiras com impacto há uma chave para acionar o modo furação e modo furação com martelete, neste caso existe um mecanismo que provoca um impacto no eixo do mandril com a rotação, permitindo assim realizar furos em concreto com maior facilidade.

De forma a promover maior praticidade, alguns modelos possuem como fonte de alimentação as baterias, o que as tornam muito versáteis em locais que não há pontos de alimentação elétrica, diminuindo a quantidade de fios.

Há modelos que contam com um gatilho de ajuste variável da velocidade, permitindo velocidades baixas nas furações, outras contam com a reversão da velocidade girando em sentido oposto, permitindo destravar a broca presa no material.

É importante que você entenda que certas furadeiras possuem variação de velocidade e reversão, normalmente são utilizadas pelos usuários como parafusadeira, porém, elas não são dimensionadas para tal, portanto o uso contínuo em baixa velocidade pode prejudicar a refrigeração do motor e consequentemente trazendo problemas futuros.

Furadeiras para uso profissional

Podemos diferenciar as furadeiras profissionais das domésticas pela potência, robustez e variedade de funções, dessa forma tendo como consequência preços diferentes, além de aplicações específicas, como mecânicos, marceneiros, carpinteiros, passando por eletricistas e profissionais da construção civil,

Sua construção tem o intuito de ser confiável, pois o profissional não pode ficar refém de um equipamento que estraga com facilidade, afinal ele tem que cumprir com o serviço, produzindo o que se espera do equipamento com a maior praticidade e eficiência  possível, consumindo o mínimo de energia e mantendo o mesmo desempenho.

As linhas profissionais são desenvolvidas para uso constante em condições mais rigorosas e tem a finalidade de promover maior simplicidade à atividade do trabalhador, assim podemos constatar uma forma construtiva mais robusta.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)