Você sabe consertar furadeira? Trocar o mandril e o carvão da furadeira? A furadeira é uma das ferramentas automáticas mais usadas em qualquer profissão. Realizar manutenção em ferramentas elétricas é uma boa fonte de renda para o profissional do Mundo da Elétrica. Neste artigo vamos mostrar passo a passo como fazer manutenção em furadeiras. Vamos lá!

Manutenções

A manutenção é um procedimento realizado em equipamentos para garantir um bom funcionamento e desempenho do equipamento, existem diferentes tipos de manutenções, como por exemplo, manutenção corretiva, preventiva e periodicidade.

Manutenção – Furadeira

A furadeira é uma ferramenta elétrica utilizada para realizar furos em diversos materiais como por exemplo, concreto, madeira, metal etc. No mercado existem vários modelos de furadeiras como, a furadeira de bancada, furadeira CNC, furadeira reta, furadeira impacto, furadeira industrial.

Como todo equipamento elétrico precisa de manutenção, as furadeiras também precisam de manutenção, então vamos ver como trocar o mandril e carvão de uma furadeira de impacto.

Analisando visualmente a furadeira por fora, dá para ver que a fundeira está bem suja e o mandril está enferrujado. O mandril da furadeira não foi trocado desde que a ferramenta foi comprada e o mandril também está bem danificado.

 Dá para ver que fundeira está bem suja e o mandril está enferrujado.

Analisando visualmente a furadeira por fora.

As entradas de ar da furadeira devem sempre estar limpas e liberadas, porque quando as entradas entopem o motor esquenta muito, podendo danificar o motor e reduzir muito a sua vida útil.

Desmontagem – Furadeira

Os processos de manutenção que vamos mostrar é bem simples e pode servir para qualquer modelo de furadeira. A furadeira é uma ferramenta relativamente bem simples, pois é basicamente um motor, algumas engrenagens e o botão de acionamento. O que vai mudar de um modelo de furadeira para o outro são os tipos de encaixes, principalmente o encaixe do carvão.

A primeira coisa é abrir a furadeira, o nosso modelo tem sete parafusos que prendem a carcaça plástica da furadeira, basta retirar os parafusos para abrir a furadeira. Um macete que pode ajudar muito na manutenção é tirar uma foto antes de retirar as peças do lugar, assim fica mais fácil de remontar o equipamento no final da manutenção.

Sempre tire uma fota para facilitar a montagem.

Retirada dos parafusos da furadeira.

Com a furadeira aberta vamos retirar as peças, começando pelo conjunto do mandril. Em seguida vamos desencaixar o cabo das escovas do motor e retirar o porta carvão.

Desencaixar o cabo das escovas do motor.

Remoção conjunto do mandril e porta carvão.

Agora vamos retirar o rotor, levantando um pouco o estator do motor que é parte mais larga do motor, retirar o rotor que é a parte que gira do motor.

Levante um pouco o estator do motor.

Remoção do rotor da furadeira.

O próximo passo é retirar o mancal do rotor, que é uma peça que parece uma engrenagem com uma espuma em volta.

Parece uma engrenagem com espuma em volta.

Retirado do mancal da furadeira.

E por último é só desencaixar o estator e o conjunto de acionamento, que é composto pelo botão e os cabos que estão conectados ao estator.

Composto por botão e os cabos conectados ao estator.

Remoção do estator e conjunto de acionamento.

Troca de Mandril

Vamos começar a manutenção pela troca do mandril e quando for realizar a retirada do mandril, é importante ficar bem atento porque na parte de trás tem uma esfera de rolamento que não pode perder de jeito nenhum.

Em seguida vamos abrir o mandril e lubrificar o meio do mandril com óleo desengripante. O mandril é preso através de uma rosca simples de parafuso e como mandril está preso há bastante tempo, o óleo desengripante vai ajudar na hora de retirar o mandril.

Para retirar o mandril do conjunto da engrenagem prendemos o mandril na morsa e utilizando uma chave de boca 7/16 avos de polegada, para desparafusar o mandril do conjunto da engrenagem.

Parte de trás tem uma esfera de rolamento.

Troca de mandril velho da furadeira.

Quando retiramos e colocamos o mandril velho ao lado do novo dá para notar bem a diferença e ver o quanto o mandril estava desgastado e danificado.

Grande diferença entre os mandril.

Comparação entre madril novo e velho.

Antes de colocar o mandril novo é bom lubrificar as peças com óleo desengripante e depois basta rosquear o novo mandril no conjunto da engrenagem. Como a furadeira gira no sentido horário para furar não é necessário apertar o mandril muito, pois com o tempo o mandril vai se apertando sozinho com o giro e a força colocada contra a parede para furar.

Lubrificar as peças com óleo desengripante.

Colocação do mandril novo no conjunto de engrenagem.

Porém, o aperto com a chave é muito importante se estiver trocando o mandril de uma furadeira com reversão.

Troca de Carvão

O carvão é responsável por realizar o contato elétrico com o rotor, fazendo com que o rotor gire, com isso gera um desgaste nos carvões devido o tempo de uso da furadeira.

O procedimento para a troca do carvão é bem simples, basta retirar o carvão de dentro do porta carvão e em seguida colocar o carvão novo, o contato para o cabo deve ficar do lado de fora do porta carvão para conexões dos cabos.

Contato para o cabo deve ficar do lado de fora.

Troca do cavão da furadeira.

Quando comparamos um carvão novo com o carvão usado da furadeira podemos ver que o carvão já está bem gasto, por isso também é preciso trocar o carvão.

Estado que fica um carvão muito usado.

Comparação entre os cavões novo e velho.

Manutenção – Cabos

O próximo passo é a manutenção da parte elétrica que é basicamente conferir o estado dos cabos e botão. A última vez que a furadeira foi montada, a pessoa acabou não observando a posição do cabo e isso fez com que cabo ficasse prensado. Podemos observar na imagem abaixo claramente as marcas no cabo.

Pode causar o rompimento do cabo.

Cabo prensado por montagem errada.

Os cabos prensados são perigosos, porque pode causar o rompimento do cabo, por sorte não foi o caso em nossa furadeira o cabo ficou somente prensado. O cabo que entra na furadeira também deve ser vistoriado para ver se não está quebrado e o estado do plugue também deve ser verificado.

Limpeza e lubrificação

A limpeza e lubrificação das peças da furadeira é essencial para o bom funcionamento e para manter a vida útil da furadeira.

Na carcaça plástica dá para usar um pincel para retirar a sujeira grossa e a graxa velha. É importante retirar a graxa, pois a graxa está misturada com poeira, pó de madeira e outras coisas que foram se misturando ao longo do tempo.

A capa plástica pode ser lavada com água e sabão e o thinner é uma ótima ajuda para retirar toda a graxa. Nas peças mecânicas utilize óleo anticorrosivo para lubrificar e proteger, a melhor opção de óleo para realizar a lubrificação das partes do motor, rotor e estator são os óleos dielétrico.

Essencial para bom funcionamento da furadeira.

Limpeza e lubrificação das peças da furadeira.

Remontagem da Furadeira

Com as peças trocadas, limpas e lubrificadas agora é só realizar a remontagem da furadeira. Primeiro coloque o estator com os cabos e botão no lugar, observe bem para os cabos ficarem na posição correta para não serem esmagados pela parte plástica da furadeira na hora de parafusar.

Em seguida coloque o mancal do rolamento no lugar de origem, depois coloque o rotor dentro do estator e encaixar no mancal. Passe graxa no mancal e na ponta do rotor que se encaixa próximo ao mandril. Na sequência coloque cada porta carvão no seu lugar e encaixar os cabos. Não se esqueça de passar a graxa no conjunto do mandril.

Não se esqueça de passar a graxa.

Remontagem das peças da furadeira.

Agora coloque o conjunto do mandril no lugar certo. Tenha bastante cuidado nessa parte para não esquecer a esfera de rolamento. E a última peça da montagem é o botão para selecionar o martelete, basta encaixá-lo.

Não esquecer a esfera de rolamento.

Colocação do conjunto de mandril e botão de martelete.

Antes de encaixar a carcaça plástica é importante conferir se todos os componentes estão no lugar correto, principalmente os cabos para não serem prensados, depois de colocar os parafusos e fazer o aperto é só testar.

Importante conferir se todos os componentes estão no lugar correto.

Encaixar a carcaça plástica colocar, parafusos e fazer o aperto e testar.

Pronto, temos uma furadeira pronta para uso e a manutenção em dia certamente vai ser importante para garantir o bom funcionamento da furadeira por muitos anos. Abaixo deixamos um vídeo do canal do Mundo da Elétrica, mostrando como realizar manutenção elétrica em uma fresa industrial.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)