Para trabalhar com a eletricidade de forma eficaz, o eletricista precisa ter boas ferramentas. Neste artigo vamos apresentar as ferramentas indispensáveis para o eletricistas que trabalha com instalação e manutenção.

Instalação e manutenção: Quais as ferramentas deste eletricista?

Chave de fenda – Vamos começar pela ferramenta mais comum e uma das mais importantes. A chave de fenda é fundamental para quem quer trabalhar com instalações e manutenções elétricas, sendo indicado contar com pelo menos duas chaves de fenda, uma pequena para trabalhar com os pequenos parafusos e outra maior para os parafusos grandes que exigem mais esforço.

Chave Philips – Vários dispositivos elétricos como por exemplo, disjuntores e aparelhos eletrodomésticos tem componentes presos com parafusos Philips. O uso da chave de fenda neste parafuso pode danificá-lo, impedindo a sua remoção futura. Sendo assim, tenha pelo menos uma chave deste tipo disponível.

Alicate de corte – Outra ferramenta fundamental, visto que é com ela que o eletricista vai cortar os fios. É importante que o eletricista tenha um bom alicate com o cabo isolado.

Como o eletricista deve escolher as ferramentas?

Quais as ferramentas que o eletricista que trabalha com instalação e manutenção elétrica precisa ter?

Alicate de ponta fina – Esta ferramenta é importante para dobrar ou puxar pontas de fios, além de servir para segurar partes de algum componente em uma determinada posição. Também deve ter cabo isolado.

Decapador de fios – Nem todo mundo gosta de usar o alicate de corte para desempacar fios, neste caso, a ferramenta mais indicada é o descascador de fios. Ele contém duas lâminas que prende a capa do fio, facilitando a sua remoção quando puxamos.

Estilete – Uma ferramenta que pode servir para diversas finalidades, mas a principal é cortar partes não metálicas de alguns componentes da instalação. Para quem não tem um descascador de fios, usar o estilete é uma ótima alternativa.

Furadeira – Esta ferramenta é muito importante, assim como um bom jogo de brocas para metal e cimento. Atualmente você encontra diversas furadeiras elétricas que dão uma praticidade incrível para a atividade que será realizada.

Arco de serra – Esta pode ser usada para serrar condutos de fios de metal e também pode ser importante caso seja necessário serrar partes de metal.

Multímetro – Este é o instrumento mais indicado para avaliar a tensão da rede, mas também é usado para testar praticamente todos os aparelhos que funcionam com eletricidade. Ele mede várias grandezas elétricas além da tensão, como a corrente, resistência e outras.

Lanterna – Ter uma boa lanterna pode te ajudar em situações adversas. Alguns trabalhos precisam ser realizados em ambientes com baixa claridade ou até mesmo na escuridão total.

Fita isolante – O eletricista deve ter sempre a mão um rolo de fita isolante. Existem diversos tipos no mercado, com várias cores e etc. Indiferente de qual seja, elas tem a mesma função. É importante avaliar as marcas, visto que algumas possuem a colagem muito ruim e isso pode prejudicar o isolamento.

Nível – É um instrumento utilizado para indicar ou medir inclinações naquele plano ou objeto trabalhado. Esta é uma ferramenta muito comum entre os pedreiros, mas tem uma grande utilidade para os eletricistas que trabalham com instalações.

Ferro de solda – É um dispositivo elétrico que através do calor fornecido usa um material que é chamado de solda para poder unir duas partes metálicas como por exemplo, placas de circuito, fios condutores, etc.

Considerações finais

Agora que você conhece todas as ferramenta e sua funcionalidade, basta avaliar quais são as mais importantes para as tarefas que você desempenha e montar o seu kit corretamente.

A nossa última dica é que você cuide bem da sua ferramenta. Escolha sempre um local correto para guardá-la, limpe-as sempre após o uso e faça a manutenção preventiva sempre que possível. Todas estas ações irão contribuir para aumentar a vida útil dos seus equipamentos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “Ferramentas para eletricista! Instalação e manutenção.”

  1. Luis Marcos Silva Mendes

    Excelente vídeos. Gostando muit.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu Luis!

      Responder
  2. Josenildo Silva

    Faz tempo que acompanho seus vídeos pela yutube, vocês são feras…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Josenildo!

      Responder
  3. Sávio Belém

    É sempre bom obter informações que nos ajudão proficionalmente.
    Gostei muito das dicas muito bom parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos contentes que tenha gostado Sávio!

      Responder
  4. Cleber Gama

    Olá pessoal! Gostaria de saber como posso pedir aquelas camisas do mundo da elétrica? E por favor diga qual são os tamanhos. Obrigado!

    Responder
  5. Jose Carlindo Felix da Silva

    Qualquer pessoa pode comprar às camisetas

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)