Você acha que existe apenas 1 tipo de chave de fenda? Se a sua resposta foi sim, saiba que você está errado! Neste artigo vamos mostrar 10 tipos de chaves de fenda, além de explicar quais são as suas características e utilizações, vamos lá pessoal!

Chave de fenda: Características

As chaves de fenda foram inventadas juntamente com os parafusos e isso aconteceu por volta do século XV. Desde a sua invenção, as chaves de fenda foram ficando mais bonitas, mas a sua utilização em si continuou igual e eficiente.

Justamente pela sua eficiência é que as chaves de fenda se tornaram uma das ferramentas manuais mais utilizadas no mundo todo. Então, se você gosta de conhecer dicas sobre as ferramentas, leia com atenção todas as informações e nunca mais use uma chave de fenda da maneira incorreta!

A nossa primeira dica é que qualquer chave que tenha algum formato fendido, ou seja, que tenha algum buraco na cabeça ou que se encaixe em uma fenda na cabeça de um parafuso, é chamada de chave de fenda.

Chave de fenda paralela

Tipos de chave de fenda

Modelo da chave de fenda simples

Esta chave de fenda certamente é a mais comum e a mais conhecida, também chamada de chave fenda simples. A sua utilização é mais conhecida de todas, tendo como principal variação apenas o tamanho e espessura da chave de acordo com a fenda.

Chave de fenda Philips

Chave de fenda, chave philips e chave allen!

Modelo da chave de fenda cruzada ph

Esta chave tem esse nome graças ao seu inventor Henry Phillips, que foi o responsável por desenvolver e patentear este tipo de parafuso e chave. Uma curiosidade interessante é que o primeiro grande cliente a usar este padrão foi a empresa GM, que no ano de 1937 adotou este parafuso para a fabricação dos Cadilacs. Depois disso, praticamente toda a indústria americana adotou o padrão philips de parafusos e chaves de aperto.

Chave de fenda pozidrive PZ

Chave de fenda, chave philips e chave allen!

Modelo da chave de fenda Pozidriv PZ

Esta chave também recebe o nome de cruz dupla e muita gente confunde a cabeça deste tipo de chave pozidrive com a Philips. O uso incorreto desta ferramenta causa um desgaste na cabeça do parafuso. Por isso, é importante conhecer as ferramentas para saber analisar se o parafuso e a chave são compatíveis.

Chave de fenda torx externo

Tipos de chave de fenda

Modelo da chave de fenda torx externo

O formato desta chave torx lembra muito uma estrela e por isso em vários lugares esta chave é conhecida como chave estrela, e algumas pessoas também chamam esta chave de hexalobular. Bem diferente das demais chaves anteriores, este tipo de chave tem a fenda na própria chave, justificando assim o seu nome torx externo.

Chave de fenda torx interno

Tipos de chave de fenda

Modelo da chave de fenda torx interno

Pelo nome já ficou fácil imaginar que este tipo é uma variação da chave de fenda anterior, tendo como principal diferença a fenda que se encontra no parafuso e não na chave.

Chave de fenda quadrado externo

Chave de fenda, chave philips e chave allen!

Modelo da chave de fenda quadro externo

Esta chave é usada tanto para parafusos metálicos, quanto para os tampões plásticos para canos de rosca. Como seu próprio nome já sugere, o seu encaixe é para fendas quadradas.

Chave de fenda multidentada XZN

Tipos de chave de fenda

Modelo da chave de fenda multidentada XZN

Esta chave é bastante conhecida como chave estriada e este modelo de chave é usado para parafusos com fenda estriada. Acredito que de todas as chaves que eu citei até aqui, esta chave estriada possivelmente seja a menos comum!

Chave de fenda sextavado interno

Tipos de chave de fenda

Modelo da chave de fenda sextavado interno

Esta chave é popularmente conhecida como chave Allen e um curiosidade bem interessante, é que na verdade a chave Allen se refere ao formato da chave que é um L. Este tipo de chave costuma ser comercializado em um kit com vários tamanhos de chave sextavada interna.

Chave de fenda sextavado externo

Chave de fenda, chave philips e chave allen!

Modelo da chave de fenda sextavado externo

Neste modelo a chave é encontrada no formato tradicional com cabo, sendo bastante conhecida popularmente como chave canhão. Além do formato tradicional com cabos plásticos, a chave sextavada externa pode ser encontrada em kits com vários soquetes que também são conhecidos como cachimbos.

Nestes kits de soquetes tem um cabo com um encaixe que permite que o profissional troque os soquetes, possibilitando assim ter vários tamanhos de fendas para diferentes tamanhos de parafusos diferentes.

Chave de fenda perfil estriado

Chave de fenda, chave philips e chave allen!

Modelo da chave de fenda perfil estriado

Esta chave de fenda também tem funções bem específicas, podendo ser encontrada no comércio no formato soquete/cachimbo.

Você pode ver que em todas as fotos também tem os modelos dos parafusos compatíveis com cada tipo de chave, isso serve para facilitar a compreensão de onde usá-las. Então, com essas dicas eu tenho certeza que ficou mais fácil definir qual chave de fenda deve ser usada em cada situação não é mesmo?

E aí, você conhecia todos estes tipos de chaves de fenda? Qual modelo você já precisou e não tinha na sua caixa de ferramenta? Deixe um comentário com a sua resposta e vamos continuar falando sobre essa incrível ferramenta!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)