O que é chave boia? Características e aplicações

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Você provavelmente conhece ou já ouviu falar sobre a chave boia, não é mesmo? O Mundo da Elétrica irá aprimorar os seus conhecimentos sobre a chave boia, respondendo as perguntas: Quais os tipos de chave boia? Como funciona a chave boia? Como instalar boia elétrica? Então, vamos lá pessoal!

A chave boia é utilizada para controlar o nível de vários líquidos em caixas d’água, poços, tanques e reservatórios por exemplo. O acionamento da chave boia vai depender da situação onde ela será usada, podendo ser utilizada para níveis baixos e/ou níveis altos.

Ela é utilizada tanto para acionar o equipamento que faz o abastecimento, quanto para desacionar esse equipamento e interromper o abastecimento.

Para pessoas leigas, este componente pode ser conhecido por vários nomes como por exemplo: chave de boia, boia elétrica, chave boia elétrica e chave de boia automática. Mas na verdade, esses “nomes” são os tipos deste componente!

Chave boia

A chave boia, como citado anteriormente, é usada em diversas aplicações. Estes tipos de componentes são de uma mecânica bem simples, e são utilizados para o controle dos fluxos de água em caixas d’água e reservatórios na maioria das vezes. A chave boia sobe e desce de acordo com a variação dos níveis de água.

A chave de boia, na sua forma mais simples, são boias que possuem o corpo oco com um ímã incorporado, além de um tubo para guia que serve para ajustar e limitar o seu alcance máximo.

Um lado positivo da chave boia é ser capaz de suportar cargas de alta potência, mas um lado negativo é que com o tempo a água pode infiltrar dentro do plástico encapsulado da boia. Isso acaba por oxidar os contatos, causando falhas que podem ser irreversíveis, e nesses casos o usuário teria que fazer toda a troca da boia por uma nova.

Chave boia: Qual é o melhor modelo?

Modelos de chaves boia mais comuns

Boia elétrica

A boia elétrica é um sensor de nível que atua como uma chave automática. A função da boia elétrica é controlar a bomba hidráulica para manter sempre o reservatório no nível adequado. Quando a boia elétrica detecta que o nível está abaixo do programado, ela emite sinais para que a bomba hidráulica ligue e encha o reservatório com o volume de líquido necessário.

A recomendação de uso desse tipo de boia elétrica é para caixas d’água, pois elas têm desempenho melhor nesse tipo de reservatório.

Chave de boia elétrica

A chave de boia elétrica é como a chave de boia e a boia elétrica em um equipamento só. Ela funciona como um interruptor que vai ligar e desligar a bomba de acordo com o volume do líquido. A chave de boia elétrica não é recomendada para reservatórios onde a bomba tem potência acima de 1cv.

Em caixas d’água e reservatórios, elas são usadas para desligar o abastecimento quando o líquido atinge o nível máximo, mas em cisternas e poços, a chave de boia elétrica serve para proteger a bomba e só ligar quando tiver líquido suficiente a ser bombeado.

Para que o seu uso seja compatível com a bomba a ser utilizada, é recomendada a verificação e ajuda de um profissional do Mundo da Elétrica para essa instalação e/ou o seguimento das recomendações de instalação à risca, para que a chave de boia não apresente um mau funcionamento ou um dano à caixa d’água, reservatório ou outro local onde ela irá ser instalada.

Chave de boia automática

A chave de boia automática é um controlador que possui uma precisão e durabilidade muito grande. A sua principal função é evitar que a bomba funcione sem água, além de controlar o nível de água, prevenindo transbordamentos nos equipamentos onde ela está instalada.

A chave de boia automática é uma aliada na economia de energia, além de ser muito segura e prática. Isso porque além de ter um custo benefício muito baixo para a sua alta eficiência, ela liga a bomba quando o reservatório está vazio e desliga quando está no nível máximo, evitando desperdício de água.

Como instalar boia elétrica

Para a instalação da boia elétrica, também devem ser seguidos à risca todos os cuidados e dicas possíveis para garantir o funcionamento correto da boia.

As boias elétricas, por padrão, contém três cabos, sendo eles: cabo do contato NF (Normalmente Fechado), cabo do contato NA (Normalmente Aberto) e o terceiro que é o cabo do contato comum. Tendo essas informações, a sua instalação se torna simples. Na maior parte das vezes é utilizado um contato, já que as chaves boia ou boias elétricas podem ter mais de um cabo.

Chave boia: Aprenda como instalar!

Como é feita a instalação da chave boia elétrica

Sensores de nível

Os sensores de nível são conhecidos também como “chaves de nível” ou “boias de nível”. Diferente da chave de boia e das boias elétricas, os sensores de nível funcionam por um contato com um flutuador magnético. O que faz abrir ou fechar o contato do reed switch é o flutuador magnético.

Eles notam os níveis de líquidos em reservatórios na altura que forem instalados, como um contato ON/OFF. Os sensores de níveis são tidos como sensores de potência baixa, pois não são utilizados para ligar as bombas de água que têm potências altas.

As diferenças dos sensores de níveis para as chaves de boia, são:

Com todas as informações e explicações passadas nesse artigo, certamente você já está apto(a) para escolher, fazendo a instalação com segurança da melhor chave de boia ou boia elétrica na sua residência, comércio ou indústria.

Para ter um conhecimento maior sobre as chaves de boia e os sensores de níveis, indicamos que você acompanhe o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica. Com certeza vale a pena para aumentar o que você já sabe!

Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre o assunto, deixe-a aqui nos comentários e iremos te responder com prazer.

Continue acompanhando tanto o site quanto o canal do Mundo da Elétrica se quiser continuar aprendendo sobre a vasta área da eletricidade. E não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais para não perder os conteúdos exclusivos que postamos lá!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário