Torneira elétrica, cuidados durante a instalação!

Escrito na categoria "Faça você mesmo - Eletricidade" por Henrique Mattede.

Você já ouviu falar sobre torneira elétrica? Sabe quais são os cuidados que se deve tomar durante a sua instalação? O Mundo da Elétrica preparou esse artigo com dicas que vão ajudar você a não ter problemas na instalação da sua torneira elétrica. Então, vamos lá pessoal!

O que é uma torneira elétrica?

As torneiras elétricas são parecidas com as torneiras utilizadas normalmente em cozinhas, banheiros, áreas de serviço e em outros lugares.

A principal característica que difere a torneira elétrica das demais é a sua resistência interna, que permite aquecer a água que sai dela, dando mais conforto durante as atividades do cotidiano, como lavar a louça por exemplo.

Vantagens e desvantagens da torneira elétrica

Os valores das torneiras elétricas podem ser maiores que os das torneiras comuns. É necessário ficar atento ao consumo de energia do aparelho, pois apesar de ser vantajosa, a torneira elétrica vai gerar um impacto na sua conta de energia. O lado positivo é que, como em um chuveiro, você pode desligar a parte elétrica e utilizar a água na temperatura ambiente, deixando para utilizar o aquecimento elétrico apenas quando for necessário.

As vantagens de uma torneira elétrica são:

Como todo ponto positivo também tem o seu negativo, as desvantagens da torneira elétrica são:

Modelo de torneira elétrica, qual escolher?

Torneira elétrica para instalação residencial.

Como funciona uma torneira elétrica?

O funcionamento das torneiras elétricas é parecido com o dos chuveiros elétricos. Ou seja, assim como a água do banho, a água que sai da torneira também será aquecida por uma resistência elétrica.

A torneira elétrica é relativamente simples, as suas partes são basicamente:

Quando abrimos o registro, o reservatório da torneira elétrica se enche, aumentando a pressão interna e acionando o diafragma. Dessa forma, o contato elétrico dentro da torneira é pressionado, liberando um fluxo de eletricidade. A resistência é aquecida pela energia elétrica, e quando a água passa ao seu redor, ela esquenta em função da troca de calor.

Ao terminar de utilizar a torneira e fechar o registro, a água perderá a pressão e todo o processo será interrompido. Na próxima utilização, todo o trabalho deve ser recomeçado, e por esse motivo a água pode demorar para esquentar.

Cuidados com a instalação

Diferente de outros eletroportáteis, não é possível somente ligar a torneira elétrica na tomada, pois é importante ter alguns cuidados antes da instalação. Por exemplo, para fazer a sua instalação, é importante conectar os condutores da torneira elétrica diretamente nos cabos da instalação, sendo indispensável o condutor de aterramento. Além disso, você também precisa verificar a tensão do aparelho.

Como as torneiras elétricas são cargas de alta potência, elas precisam de um circuito elétrico independente só para elas, com a proteção adequada e condutores devidamente dimensionados!

Instalação da torneira elétrica

Para fazer a instalação da torneira elétrica, são necessárias algumas ferramentas, sendo elas:

Depois de fazer a separação de todos os itens acima, você irá começar a preparação para a instalação, que consiste em fazer as seguintes verificações:

Após essas verificações, é de suma importância seguir o manual de instruções da instalação junto com as dicas deste artigo. Estando tudo certo, você deverá se equipar com os seus EPIs e então estará pronto para começar.

Abra a torneira antiga e deixe toda a água que tiver no cano sair, reservando essa água para não desperdiçá-la. Após isso, retire a torneira com cuidado e encaixe a torneira elétrica que será usada, lembrando de usar a fita veda-rosca.

Depois de fazer a instalação da nova torneira, religue a água e deixe que ela corra na nova torneira, para evitar a queima da resistência. Verifique também se não tem nenhum vazamento.

Como fazer a instalação de uma torneira elétrica?

Exemplificação da instalação de uma torneira elétrica.

Para fazer a ligação elétrica, é necessário fazer a conexão dos cabos elétricos da torneira ao ponto de alimentação da instalação, sempre utilizando conectores adequados aos cabos da rede elétrica.

É de suma importância tomar cuidado na instalação para fazer a ligação correta, ou seja, sempre fique atento às cores dos cabos e indicações do manual de instruções. Com a ligação feita de forma segura, você garante a vida útil da rede elétrica e do eletrodoméstico.

Faça a isolação dos cabos com a fita isolante para garantir a segurança e evitar fuga de corrente. Após a isolação, guarde novamente os cabos na caixa de passagem elétrica, fechando-a só com a certeza de que os cabos estão bem encaixados e seguros dentro da caixa de passagem.

Religue novamente a rede elétrica e faça a verificação de funcionamento para saber se a torneira aquece da forma correta. É importante que ela esteja funcionando bem e que não apresente nenhum mau funcionamento. Caso esteja tudo certo, é só aproveitar o uso da torneira elétrica e dos seus benefícios em dias frios.

É de suma importância que todos os cuidados sejam tomados, é importante também que você siga as normas e protocolos de instalação ou segurança, para não ter nenhum acidente com as torneiras. Uma instalação feita de forma inadequada pode oferecer riscos graves ao usuário, principalmente o choque elétrico.

Abaixo vamos deixar um vídeo do Mundo da Elétrica para que você possa utilizá-lo como referência na hora de fazer a sua instalação, já que a instalação da torneira elétrica é semelhante à instalação de um chuveiro.

Caso ainda tenha restado qualquer dúvida sobre o assunto, você pode deixar o seu comentário abaixo que iremos responder com todo prazer.

Convidamos você para se inscrever no canal do Mundo da Elétrica no YouTube, pois sempre postamos conteúdos importantes sobre eletricidade. Continue também acompanhando o nosso site, pois estamos sempre postando artigos como esse, que pode ajudar muito no dia-a-dia.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário