O chuveiro é um item essencial em uma residência, mas que deve ser tomado alguns cuidados  em relação a segurança e as normas e ficarmos atentos a determinados detalhes antes de adquirir um chuveiro. Sabendo disso, iremos falar sobre alguns detalhes sobre os chuveiros, como por exemplo o que é um chuveiro com resistência blindada, o que é um chuveiro eletrônico, além de passar dicas sobre a qual o chuveiro mais econômico e como economizar o gasto de energia elétrico do chuveiro, vamos lá pessoal!

Chuveiro elétrico

Existem diversos modelos de chuveiros disponíveis no mercado, cada um deles com mecanismos e funcionamentos distintos, podemos citar alguns tipos de chuveiros, como exemplo os chuveiros elétricos, chuveiros Híbridos, chuveiros pressurizados e os chuveiros eletrônicos, além dos chuveiros com resistência blindada.

Como sabemos o chuveiro é um dos “vilões” na conta de energia elétrica, sem dúvidas ele é uma das cargas que mais consomem energia elétrica dentro de uma residência, senão a que mais consome, junto ao chuveiro elétrico também podemos citar o ar-condicionado, forno elétrico, torneira elétrica, micro-ondas e entre outros.

Chuveiro elétrico: resistência comum e resistência blindada

O chuveiro mais comum que podemos encontrar é bem básico, pois as suas peças são basicamente uma resistência, uma membrana de borracha e uma chave seletora, de forma com que a resistência é a parte responsável pelo aquecimento da água, havendo diversas configurações.

A resistência de um chuveiro é uma peça metálica, que pode ser de cromo, níquel ou uma junção entre estes dois metais. Esses metais que compõem a resistência do chuveiro, possuem a capacidade de alcançar altas temperaturas sem que ela seja danificada, dessa forma a água que entra em contato com a resistência é aquecida.

Podemos dizer que existem basicamente dois tipos de resistências, que é a resistência comum e a resistência blindada, sendo que a principal diferença entre a resistência comum e a resistência blindada é que a resistência blindada não entra em contato direto com a água, garantindo uma série de vantagens.

Diferença entre resistência comum e resistência blindada.

O que é resistência blindada?

Resistência comum: Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de um chuveiro que possui resistência comum, é em relação ao seu preço, pois em comparação ao chuveiros de resistência blindada o chuveiro de resistência comum possui um preço bem menor. Por outro lado a principal desvantagem de um chuveiro de resistência comum é a fuga de corrente, além disso a sua vida útil é relativamente menor, se comparada com os chuveiro de resistência blindada.

Resistência blindada: Vantagens e desvantagens

A resistência elétrica blindada não entra em contato direto com a água, e acaba proporcionando diversas vantagens, como por exemplo proporcionar maior segurança e possibilitar a instalação de equipamento de proteção, como o DR, pois não há fuga de corrente, ou seja, não ocorre choque elétrico.

Como os chuveiros de resistência blindada estão relacionados à segurança, em instalações elétricas que estão de acordo com as normas da NBR 5410 o uso de DR é obrigatório, e devido o chuveiro de resistência comum ter a resistência em contato direto com a água, ocorre fuga de corrente, portanto não pode ser usado em circuitos que possuem DR, logo os chuveiros com resistência blindada são compatíveis com DR.

Chuveiro elétrico ou eletrônico?

Tanto o chuveiro elétrico, quanto o chuveiro eletrônico utilizam a eletricidade para o aquecimento da água, porém o que os diferem é que os chuveiros elétricos possuem apenas três opções para a regulagem de sua resistência, e o seu controle de temperatura é controlado pela vazão de água e pelas três posições da resistência.

Entretanto os chuveiros eletrônicos, usam componentes eletrônicos que são capazes de realizar um controle adequado da potência a ser entregue pela resistência. Independentemente da quantidade de água em sua saída, o chuveiro eletrônico tem maior possibilidade de controlar as faixas de temperatura, pois a forma com que é feito o ajuste da potência é linear, dessa forma permitindo uma regulagem gradativa de sua potência dissipada, obtendo a máxima eficiência do chuveiro.

Economia de energia

Para quem está procurando uma maneira de economizar na conta de energia elétrica, o chuveiro eletrônico leva grande vantagem e é a melhor opção, pois ele possui uma alta eficiência em relação ao chuveiro elétrico, além da sua potência ser ajustável, assim temperatura pode ser regulada de acordo com a necessidade do consumidor.

É importante destacar que para haver um menor consumo de energia elétrica, não adianta usar o chuveiro com a máxima potência, porque será praticamente a mesma situação de usar um chuveiro comum, portanto pelo fato da resistência não ser fixa, o chuveiro eletrônico tem a possibilidade de consumir uma menor quantidade de energia, pois é possível variar a sua potência.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas relacionadas à aos chuveiros blindados e chuveiros eletrônicos. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)