O  chuveiro é um aparelho de terminação de rede de água, composto por orifícios por onde sai a água para fins de higiene pessoal. O chuveiro é de origem bem antiga, pinturas e outros tipos de registros mostram a existência dele na Grécia e Egito. No Brasil, o chuveiro elétrico foi desenvolvido na década de 1940. As peças que constituem um chuveiro elétrico são basicamente o resistor e uma membrana de borracha. O resistor é uma peça metálica de cromo, níquel ou uma junção destes dois metais. Estes metais tem a capacidade de chegar a altas temperaturas sem se danificar, assim a água que passa por ele é aquecida. A membrana de borracha fica antes dos orifícios do chuveiro, por onde sai a água. A água exerce pressão sobre a membrana, que faz o acionamento da chave elétrica, o que permite o funcionamento do chuveiro. Entenda melhor como funciona o chuveiro elétrico passo a passo:

  1. Quando abrimos o registro, a água entra na caixa do chuveiro com muita pressão. A pressão da água ao sair do chuveiro é diferente da pressão que ela entra na caixa do chuveiro, parte dessa pressão inicial se acumula dentro do chuveiro.
  2. A água acumulada pressiona o diafragma (membrana de borracha). O diafragma tem contato com alguns dispositivos elétricos dentro do chuveiro, ele pode aciona-los. Quando o diafragma sobe, em função da pressão da água, aciona estes dispositivos elétricos localizados na parte superior do chuveiro que é conectada a rede de energia. Neste ponto a corrente elétrica é acionada, ligando o chuveiro.
  3. A corrente elétrica percorre a resistência, fazendo com que ela se aqueça, assim a água que está próxima a essa resistência aquecida também se aquece.
  4. No fim, quando o registro é fechado, a água que resta no chuveiro escorre, fazendo com que o diafragma volte a sua condição original, interrompendo o contato com a parte superior do chuveiro e, consequentemente, interrompendo a passagem de corrente elétrica.

Como ocorre a mudança de temperatura no chuveiro

Na parte exterior do chuveiro encontra-se a chave pela qual é possível regular a temperatura do chuveiro, a chave “inverno e verão”. A temperatura da água depende de alguns fatores:

  • Potencia elétrica aplicada ao resistor:

Sabemos pela lei de Ohm que a corrente é inversamente proporcional a resistência, ou seja, se a resistência é grande, a corrente é pequena. Pensando assim, quanto mais curta for a resistência, maior será a corrente circulando por ela, e consequentemente, maior será a quantidade de calor gerado. O que a chave que regula a temperatura do chuveiro faz é orientar o caminho que a corrente irá percorrer, se for um caminho longo, a corrente vai circular por uma resistência maior, e gerar menos calor para aquecer a água.

Como acontece a mudança de temperatura da água em um chuveiro.

Mudança da temperatura da água em um chuveiro.

  • Fluxo de água que passa pelo chuveiro:

Se mais água passar pela resistência, é preciso mais calor para obter a mesma temperatura final. Se analisarmos dois chuveiros da mesma potência, o que aquece menos está ligado a uma rede onde a pressão da água é maior, ou seja seu fluxo é maior. Por isso que ao fechar levemente o registro do chuveiro, diminuindo a quantidade de água, esta água sai em temperatura maior.

  • Temperatura inicial da água:

Se a água inicialmente estiver mais fria do que o comum, vai ser preciso maior quantidade de energia ou potencia para gerar mais calor e assim aquecer a água, deixando-a  na temperatura normal.

Esses fatores podem trazer dificuldades para os usuários de instaladores. Os fabricantes de chuveiros não poderiam colocar apenas um tipo de chuveiro no mercado, diante das variações que influenciam no seu funcionamento. Apesar de existirem muitos tipos, os usuários compram o chuveiro sem levar isso em consideração. Para escolher o chuveiro adequado é preciso levar alguns pontos em consideração:

  • Pressão da água:

Um meio de manipular a pressão e a vazão da água que entra na caixa do chuveiro é através de um recurso encontrado em praticamente todo tipo de chuveiro, uma pequena arruela. Ela controla o diâmetro pelo qual a água passa antes de entrar no chuveiro, ocasionando assim uma mudança na pressão.

  • Potência do chuveiro:

Dependendo da pressão da água e da temperatura inicial da água, o chuveiro oferece opções de potência para essas ocasiões. Não importa se o chuveiro é 127 V ou 220 V, pois a potencia que gera o calor que vai aquecer a água. Geralmente, são encontrados chuveiros de varias potencias, ou seja, um boa faixa de capacidade de aquecimento, na caixa do chuveiro existem opções de potencia para serem usadas. Na hora de escolher uma dessas potencias, deve ser levado em consideração a pressão e a temperatura inicial da água.

Os chuveiros que operam em 110 V alcançam sua potência máxima menor tempo do que os chuveiros em 220 V, por motivos de intensidade de corrente.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

30 comentários para “Como funciona um chuveiro elétrico?”

  1. Roberto

    Boa Tarde, gostaria de saber se é possível limitar a potencia do chuveiro, em uma instalação o fio é de 4, disjuntor de 30 mas o chuveiro é de 7500W então a instalação não aguenta, seria possível limitar para 5400W para não precisar fazer a troca do mesmo e assim a instalação aguentar a potencia, Obrigado.

    Responder
    • Roberto

      ?

      Responder
      • Henrique Mattede

        Qual a dúvida?

    • Henrique Mattede

      Dependendo do modelo é possível mudar a resistência para uma de menor potência.

      Responder
      • Roberto

        Já que o chuveiro é de 7500 não vai dar problema com resistência de menor potencia?, então se tiver uma resistência de 5400W para o modelo do chuveiro é só colocar que ele vai funcionar normal com potencia de 5400W?, Obrigado.

      • Henrique Mattede

        Exatamente isso :)

  2. Salvador

    Como posso saber com precisão, o fio e disjuntor adequado para cada tipo de chuveiro elétrico?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Vou fazer um artigo falando sobre o assunto.

      Responder
  3. Thiago Rodrigues

    Muito bem explicado. Super didático. Parabéns pelo artigo.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Eu que agradeço pela mensagem e apoio.

      Responder
  4. Rogerio Orpinelli

    Bom dia! Instalei dois chuveiros em minha casa Lorenzetti Duo, 220V, com aterramento com barra de cobre, mas eles dão choque, está dando choque de +- 6V, medi no multimetro, o que poderia ser?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Seu aterramento não está sendo efetivo ou a resistência apresenta falha.

      Responder
  5. Kleber

    Boa tarde! Em primeiro lugar, te parabenizo pelo seus vídeos que são de grande ajuda. Pergunta: Gostaria de saber porque algumas vezes os chuveiros não esquentam adequadamente após a troca de sua resistência. Isto aconte muito. Já examinei fios, contatos do chuveiro, etc. Continua do mesmo jeito. Será que pode ser a água da caixa que está muito fria ou a pressão que é maior. O chuveiro está funcionando como se estivesse na temperatura morna. Solicito informações.
    Muito obrigado!
    Kleber.

    Responder
    • Henrique Mattede

      A explicação seria a resistência não apresentar a mesma potência da resistência original.

      Responder
  6. Ataide Honorato Ferreira

    Boa noite HENRIQUE você não tem nenhuma matéria falando dos DPS ( dispositivo de proteção contra surtos)…

    Responder
  7. Almir Gomes

    Muito bem esclarecido, perguntas e respostas.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Muito obrigado por este apoio e pela mensagem.

      Responder
  8. Roseney Cardoso Velho

    Tenho uma ducha de 7500w´e 220v e minha corrente eletrica que chega na residencia é de aproximadamente 180v, com isso o chuveiro não aquece. O que preciso fazer, trocar a rsistencia ou comprar um chuveiro 110v.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Este valor de tensão está bem confuso. De uma olhada em sua conta de energia pois lá é mostrado qual a tensão de sua instalação.

      Responder
  9. Pedro

    Cara você é demais! Didática muito boa!

    Eu gostaria de aproveitar o espaço e tirar umas duvidas com você se possivel. Uma resistencia blindada pode apresentar fuga de corrente e dar choques se não estiver aterrada? Ou é impossivel ter fuga com ela?
    Na minha casa(127v e emMG) no banheiro social sem aterramento, medi uma voltagem de 38v na agua(entre a água e o registro). No banheiro suite com aterramendo ligado no neutro, diminui pra 9v. Dai por isso a pergunta do chuveiro com resistencia blindada. Se eu comprar um, meu problema vai sanar ou melhorar sem aterramento? Ou se eu usar o chuveiro com res blindada com aterramento no neutro eu consigo sumir com esses 9v?
    Eu moro em apto alugado, e todo eletricista que vou eles não entendem isso só ficam repetindo que tenho que aterrar com barra de ferro… Caramba eu não tenho como fazer isso num imovel que não é meu ainda mais apto, o sindico não deixa já tentei(alem de sair caro demais). Então pra esse povo bitolado em ver a unica saida com aterramento no solo eu devo continuar levando choque ou tomar banho frio? Poxa me da uma luz cara!

    (Como eu faço pra conferir se o neutro esta “neutro” mesmo sem nenhuma carga? Com multimetro mesmo? Onde eu ligo cada ponta? Estou perguntando pra conferir isso aqui tbm caso ajude)

    Ah, e se eu soldar a emenda da fiação do chuveiro com estanho, o estanho não vai derreter se o fio aquecer não? Ou tem alguma liga própria pra qdo tem aquecimento?

    Cara obrigado! Sou se fã e divulgo seu canal pros meus amigos direto!
    Abrs!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado pela mensagem.
      Bem em teoria a resistência blindada não deveria permitir nenhuma fuga de corrente elétrica.
      A maneira correta de resolver o problema é sim o aterramento com a resistência blindada. O que tem que colocar na cabeça do síndico é que toda instalação elétrica tem de ser aterrada para garantir um sistema mais seguro. Qual a alegação dele para não permitir o aterramento?
      O neutro com 0V é muito difícil pois as fases da concessionárias sempre estão desequilibradas de alguma forma então medindo entre neutro e terra deve dar próximo de 0V considerando que o terra deveria ser mesmo o ponto 0V, desta forma é possível ver qual a tensão do neutro.

      Responder
  10. Adriano

    Boa noite Henrique, já acompanho seu canal muito bm, gosto muito dos vídeos, queria saber sobre a matéria de. Medidas de cabos para determinados chuveiros

    Responder
    • Henrique Mattede

      Entendo, vou anotar esta sugestão para falar assim que possível.

      Responder
  11. Ibraim Ferreira da Silva

    Muito bom suas teorias e praticas, fale também de comandos eletricos e eletros domesticos.1 abraço!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Ibrain!

      Responder
  12. Darley Rodrigues dos Santos

    Agradeço o apoio

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Agradeço por estar nos assistindo.

      Responder
  13. Machado

    Boa Tarde Carissimos amigos.
    Gostava de saber como funciona os elevadores verticais de pessoas automatizadores com um gerador electrico para em caso de falha de corrente electrica da rede publica. Se tiver algum video com explicacão agradeceria. Muito obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      A seguir temos este vídeo espero poder ajduarhttps://www.youtube.com/watch?v=dNz3xNYhSFc

      Responder