Quando falamos sobre o tema resistência elétrica, vimos que quando há uma resistência elétrica significante, a um obstáculo para a passagem da corrente, onde os elétrons tendem a ter uma dificuldade para se locomover. Visto isso veremos com mais clareza a aplicação dessa resistência através de um componente capaz de controlar a passagem da corrente através de eu valor Ôhmico, os resistores.

Os componentes capazes de regular a passagem da corrente elétrica são os resistores, os resistores fazem a transformação da energia elétrica em energia térmica, ou seja, uma parte dessa energia elétrica é dissipada pelo resistor em forma de calor, fenômeno denominado, efeito joule. Existem vários tipos de resistores, os fixos, ajustáveis, e variáveis. Neste artigo falaremos sobre os resistores fixos.

Resistores Fixos

Os resistores fixos podem ser classificados de acordo com o seu tipo de material, e também pelo tipo construtivo. Os principais tipos de resistores fixos são os de carvão, resistores de fio, resistores de filme de carbono e de filme metálico.

Resistores de carvão

Na sua forma construtiva, os resistores de carvão são inseridos no interior de um tubo e são misturados com um material de preenchimento, e de acordo com a quantidade de carvão granulado bem como o material de preenchimento que é inserido é obtido o valor da resistência.
Estes resistores possuem um tamanho maior em relação aos demais resistores fixos e também possuem uma maior tolerância, cerca de 10 a 20%.
O valor da resistência é disponibilizado em cores, e é possível identificar através da tabela de código de cores.

Resistor de carvão granulado.

Resistor de carvão.

Resistores de fio

São construídos a partir de um núcleo de cerâmica ou vidro que em sua volta é enrolado um fio de longo comprimento. Tendo como referencia o comprimento e o diâmetro do fio é possível determinar o valor da resistência.

Este resistor é um ótimo dissipador de calor, geralmente possuem maiores potências e menores valores ôhmicos. Diferentemente dos outros tipos, o seu valor de resistência é fornecido no corpo do componente.

Resistor de fio de nicromo.

Resistor de fio.

Resistores de filme de carbono

Resistor que possui um cilindro de cerâmica que é coberto por uma película de carbono. Na fabricação a determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da película do filme de carbono.Este componente é o mais barato entre todos os outros, más de outro modo emite muitos ruídos quando energizado. O valor de sua resistência é disponibilizado em cores, e é possível identificar a resistência através da tabela de código de cores.

Resistores de filme metálico

Resistor que possuem um cilindro de cerâmica que é coberto por uma película metálica, similarmente ao de filme de carbono, neste resistor a determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da película metálica. Diferentemente do resistor de carbono, o ruído emitido por este resistor e bem baixo. Este também possui uma tolerância de 1% devido a sua película ser constituída de Níquel Ni-Cr (nicromo) o que garante uma maior precisão do valor da resistência.O valor da resistência também é disponibilizado em cores, e é possível identificar a resistência através da tabela de código de cores.

Resistor de filme.

Resistor de filme de carbono ou metálico.

A aplicação desses tipos de resistores fixos é amplamente focada em equipamentos eletrônicos, onde é necessária uma regulação precisa do nível de corrente que circula pelo circuito. Exemplo de equipamentos que necessitam de uma regulação precisa da corrente são os televisores, aparelhos de DVD, rádios entre outros.

Placa eletrônica utilizando resistores.

Utilização de resistores em um circuito impresso.

Todos estes resistores fixos são representados em um circuito elétrico pela mesma simbologia. Segue abaixo os símbolos de identificação de um resistor fixo.

Simbolo de um resistor fixo.

Simbologia de um resistor.

Essas simbologias de resistores são utilizadas em circuitos elétricos, no qual é possível fazer analises em cima de associações de resistores e determinar através de cálculos valores de grandezas elétricas como a própria resistência, a corrente e tensão elétrica.

É importante intender como a resistência é aplicada em resistores. Visto também que foi possível identificar vários tipos de resistores fixos, cada um com sua característica construtiva diferenciada, o que possibilita utilizações diferentes para cada um.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Um comentário para “Resistores fixos”

  1. Carlos Toledo

    Sempre fui apaixonado por eletrecidade muita coisas apredi na pratica por isso adoro as explicações e todos os videos já aprendi muito na
    Parte teórica os conceitos a matemática a simbologia agradeço
    Muito professor Henrique ele náo só
    Explica como ensina fazer abraços

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)