Aprenda como Calcular Resistor para LED?
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição a passagem de corrente elétrica denominamos de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade de medida o ohm.
A resistência causa uma queda de tensão em determinada parte do circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão, ou seja, uma diferença de potencial entre os terminais do resistor. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Leia também
Princípios de um resistor para led
Um caso comum de acontecer é queimar um led sem querer, provavelmente por esquecer de colocar os resistores em série com o led. Na existência de muitas dúvidas sobre quais valores ideais para esses resistores, iremos ensinar a calcular uma resistência adequada para nossos projetos e entender como e porque usá-las.
Existem algumas “receitas” genéricas usadas pelos apaixonados por circuitos elétricos, para dimensionar os resistores de acordo com determinados tipos de led, como exemplo usar um resistor de 1k ohm em um led difuso ou de alto brilho com uma alimentação de até 6V.
Com o circuito em funcionamento, o led vai ser protegido de eventuais danos, e por ser um resistor dimensionado de forma errada, com uma resistência muito acima do que é necessário o led possui uma intensidade menor em seu brilho, devido o excesso de resistência determinado pelo resistor.
Para obter o aproveitamento máximo de brilho do led, não haver qualquer dano, ou oferecer perigo ao led , mantendo o circuito eletrônico equilibrado, vamos mostrar os cálculos necessários para determinar a resistência adequado.
Necessidade do resistor
Resistores são componentes dos circuitos elétricos com função de limitar a corrente elétrica ou gerar calor de acordo com as necessidades especificas. O led é um diodo emissor de luz, utilizado para diversas aplicações, como por exemplo iluminar um local ou como sinalização, indicando um modo de operação de algo, entre outras aplicações.
O diodo assim como qualquer outro componente possui suas limitações, portanto é preciso alguma proteção, pois caso esse limite seja ultrapassado, o diodo pode ser danificado, por isso é essencial limitar a corrente e a tensão em cima do led de alguma forma. O componente utilizado para limitar a tesão e corrente no diodo é um resistor em série com o diodo.
Tabela RETMA
A tabela RETMA é adotada pelos fabricantes a fim de padronizar os valores comerciais de componentes eletrônicos. É útil ter noção dos valores disponíveis no mercado ao se projetar um circuito novo. Por exemplo, se desejo obter uma resistência de 2 Ohms, devo saber que não existe um resistor comercial com esse valor. Logo, deve optar-se por uma associação em série de dois resistores de 1 Ohm. Os valores comerciais de resistores (e capacitores) são potências de 10 multiplicadas pelos valores abaixo.
Em casos muito especiais, é possível encomendar a um determinado fabricante um lote de componentes com um valor não usual. Contudo, para a maioria das aplicações esse requisito é facilmente contornado, reprojetando os valores ou encontrando uma associação de resistores equivalente.
A potência dos resistores comerciais pode ser de 1/8W, 1/4/W, 1/2W, 1W, 2W, 10W, etc. Em geral, identifica-se a potência de um resistor pelo seu tamanho, ou por alguma inscrição em sua superfície (para potências a partir de 1W).
Para identificar o valor de um resistor basta olhar para seu código de cores. Cada anel do código tem um significado:
- Primeiro e segundo anel – algarismos;
- Terceiro anel – fator de multiplicação;
- Quarto – precisão.
Por exemplo, um resistor com as cores Marrom Preto Vermelho Prata corresponde a 1k Ohm com precisão de 10%.
Como calcular resistor
Para calcular o resistor adequado para o led você vai precisar:
- Da tensão da fonte de alimentação, ou seja, quantos volts você vai usar para alimentar seu led,
- Da tensão suportada pelo seu led em volts,
- E da corrente suportada pelo seu led em ampares
Ao iniciar algum cálculo é preciso saber todos os parâmetros do led que serão necessários, porque assim você vai saber a tensão e corrente limitada.
A fórmula para calcular um resistor adequado para led é:
- R é a resistência em ohms do resistor adequado para o LED, isso é o que você tem que descobrir.
- V é a fonte de tensão que você vai usar no LED.
- V led é a tensão em volts do LED.
- I é a corrente do LED em amperes
Nas montagens de circuitos eletrônicos é comum o uso de led´s, como exemplo indicar que o circuito esta ligado, uma vez que uma lanterna ou farol de led´s deixa de ser um componente eletrônico secundário e passa a ser o principal componente do circuito.
Calculando o resistor adequado para leds ligados em série
Agora são 3 led vermelhos ligados em série, cada um com tensão de 2v, corrente de 20 mA e a alimentação será com uma bateria de 9v.
Convertendo os 20mA (mili amperes) dos led para amperes dariam 0,02 A (amperes). Somando-se as tensões dos led teríamos o total de 6v.
Logo para esse três led em série um resistor de 150 ohms seria adequado.
Calculando o resistor adequado para leds ligados em paralelo
Para ligação de led em paralelo é recomendado que você use um resistor para cada led. Não se recomenda usar um resistor para todos os led pois os leds podem ser danificados . No caso temos um led vermelho, um verde e um azul. Então o correto é calcular individualmente um resistor para cada um dos led.
Para o led vermelho:
Convertendo os 20mA (mili amperes) do led para amperes, obtemos 0,02 A (amperes).
Como vai ser muito difícil encontrar um resistor de 350 ohms você pode usar um de 390 ohms, que é o valor mais próximo do calculado.
Para led verde:
Convertendo os 20mA (mili amperes) do led para amperes dariam 0,02 A (amperes).
Como vai ser muito difícil encontrar um resistor de 325 ohms você pode usar um de 330 ohms
Para led azul:
Convertendo os 20mA (mili amperes) do led para amperes dariam 0,02 A (amperes).
Como vai ser muito difícil encontrar um resistor de 300 ohms você pode usar um resistor de valor mais próximo, que é o resistor de 330 ohms.
Veremos abaixo um vídeo, de como calcular resistores em serie e resistores em paralelo. Existem vantagens e desvantagens em cada associação com relação à divisão da corrente. A teoria é simples, mas estes divisores resistivos fazem parte de muitos equipamentos elétricos e eletrônicos que utilizamos no dia a dia.
Esperamos que tenham compreendido como calcular resistores para led. Se tiver ficado alguma dúvida sobre este assunto ou curiosidades, deixe nos comentários que vamos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Resistores fixos
Luminária LED e plafon LED – O que são e suas características!
Eletricidade básica, tudo que precisa saber!
Métodos de como calcular corrente elétrica
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
5 comentários para: “Aprenda como Calcular Resistor para LED?”
Waldecir
Gostei, aprendi muito, parabéns
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado!
Joao Carlos
Muito boa explicação, estou começando entender.
Parabéns pelas dicas.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado João!
Gustavo Henrique
Boa tarde, estou dimencionando uma fonte para alimentar 240 Leds. Seguindo o raciocinio, tenho uma fonte de 12V, 6A. Os 12v são suficientes para alimentar os 4 leds (3v cada) ligados em série com 20mA de corrente. Seria 20 fileiras de 12 leds, formados por 3 grupos de 4 leds em série.
Pela formula seria: 12-12/0, 02A, ou seja não tem como… Nesse caso preciso de uma fonte de no mínimo uns 15v?
Ai ficaria 15-12/0, 02 = 150 ohms