Lâmpadas de bulbo – Tipos e aplicações!
Com o crescente aumento das discussões sobre eficiência energética, a lâmpada de LED se tornou um dispositivo amplamente conhecido, mas o que muita gente não sabe é que existem diversos tipos de LED. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica irá te ensinar sobre a lâmpada de bulbo no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!
Existem diversos tipos de lâmpada LED, que são basicamente os modelos convencionais, como as lâmpadas dicroicas, incandescentes e fluorescentes, só que na versão LED!
Leia também
Os modelos LED’s são mais vantajosos por consumirem menos energia e não aumentarem a temperatura do ambiente, além do preço, que costumava ser muito alto e diminuiu com o tempo, se tornando bem mais acessível!
Por falar em melhorias, a versatilidade das lâmpadas LED também aumentou bastante! Agora podem ser encontradas em várias formas e cada uma delas com as opções de luz branca ou luz amarela.
Lâmpadas LED bulbo
A lâmpada LED bulbo tem o formato tradicional das lâmpadas incandescentes e tem uma boa dispersão vertical. Ela pode possuir diversas potências e cores, inclusive em versões multicoloridas controladas por controle remoto ou aplicativos.
Fatores como potência, marca, cores, temperatura da cor, fluxo luminoso, tipo de conector, consumo e forma de instalação são importantes para escolher a lâmpada de bulbo ideal para cada aplicação. A lâmpada de bulbo possui as seguintes partes:
- Globo: protege a lâmpada e realiza a dispersão da luz
- LED: são montados em uma placa de circuito impresso
- Dissipador térmico: absorve o calor provocado pela junção dos semicondutores que formam o LED
- Circuito eletrônico: retifica a tensão elétrica e alimenta os LED’s
- Conector elétrico: realiza a conexão do circuito eletrônico com a rede elétrica
- Base: possui a função de prender a lâmpada na instalação elétrica
Na imagem abaixo, é possível ver as partes constituintes de uma lâmpada LED bulbo.
A lâmpada bulbo funciona por meio de uma fita de LED que se ilumina quando percorrida por energia elétrica.
O modelo tem um circuito eletrônico que ajusta a tensão para que seja consumido apenas o necessário para o funcionamento da lâmpada, acarretando em uma economia de até 80% de energia elétrica em comparação com as lâmpadas comuns.
Aplicações
As lâmpadas LED de bulbo possuem diversas aplicações e podem ser usadas em vários lugares, como em:
- Aplicações domésticas
- Iluminação em geral
- Aplicações de exterior apenas em luminárias apropriadas
- Aplicações em empresas e comércios
Tipos de lâmpada de LED
Além da lâmpada de bulbo, existem diversos modelos de lâmpada LED, como:
- LED tubular: tem a mesma forma das fluorescentes tubulares, cilíndricas e compridas. São feitas para serem colocadas em ambientes amplos, que precisem de iluminação forte, e não necessariamente muito aconchegante.
- LED milho: similar à fluorescente em versão LED que é colocada em luminárias comuns, com base de rosquear.
- LED espiral: tem a mesma forma da fluorescente espiral. Ela é basicamente uma lâmpada comum para colocar em luminárias diversas, mas com tamanho levemente reduzido no comprimento.
- LED vela: como seu nome diz, tem forma de chama de vela. Por isso ela é ideal para colocar em luminárias de mesa que fiquem com a lâmpada exposta. Assim, a sua forma diferenciada pode ser vista. Além disso, serve também em luminárias com a base da lâmpada menor, pois tem a opção de vir com a parte de rosquear mais estreita.
- LED com filamentos: tem uma iluminação suave e amarelada, com pequenos filamentos de carbono na parte interna que ficam iluminados quando a lâmpada é acesa. Também devem ficar visíveis, ajudando então a criar uma ambientação acolhedora, pois não ofuscam a vista. Elas também são muito usadas na decoração em estilo industrial, e podem ter várias formas diferentes.
- LED dicroica: na versão incandescente tem luz focada, e é usada em luminárias do tipo spot embutidas no forro. Na versão LED ela tem as mesmas características, apenas não esquenta e nem gasta tanta energia quanto a original.
- LED bolinha: similar a uma lâmpada bulbo, porém com tamanho reduzido. Portanto, é a ideal para luminárias pequenas.
Para aprender mais sobre as lâmpadas LED’s, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e não se esqueça de se inscrever o canal.
Se você gostou desse artigo, nos acompanhe também nas redes sociais para aprender ainda mais sobre a área da elétrica! Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha alguma sugestão, deixe nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Como funcionam as lâmpadas LED
Lâmpadas halogêneas e dicroicas.
Como substituir lâmpada fluorescente por LED?
Painel de LED ou placa de LED?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.