Luminária LED e plafon LED – O que são e suas características!

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Plafon LED, luminária LED, lâmpada LED, atualmente existem vários tipos de LED para todo tipo de iluminação. Mas você sabe qual é a melhor opção e como escolher a iluminação certa em cada caso? No artigo de hoje do Mundo da Elétrica essas dúvidas vão ser eliminadas, pois vamos falar sobre esse tema. Então, vamos lá pessoal!

Plafon LED

Provavelmente você já viu um plafon instalado no teto de alguma residência ou comércio e é bem possível que tenha um aí mesmo na sua casa!

O plafon é este tipo de luminária da imagem abaixo, que é utilizada no teto e que proporciona uma iluminação difusa. Não se confunda com a palavra difusa, caso você não saiba, a iluminação difusa é um tipo de iluminação que espalha mais a luz e deixa ela mais homogênea com o ambiente.

Luminária LED e Plafon LED: Características e Dimensionamento.

Luminária Plafon LED de Embutir.

Para mostrar exatamente o que é este efeito difuso, nós usamos uma outra luminária LED UFO que a Tramontina nos enviou.

Nós tiramos o difusor dessa luminária e fizemos um teste de iluminação. Veja a diferença da sombra de uma mão quando está com o difusor e quando está sem o difusor.

Luminária LED e Plafon LED: Características e Dimensionamento.

Diferença de Iluminação com Difusor e sem Difusor.

Esse tipo de luz sem difusão pode ser chamada de luz dura.

Temperatura de Cor

Uma outra característica importante sobre iluminação LED em geral e também sobre os plafons é a temperatura de cor.

Fizemos um vídeo inteiro falando sobre luminotécnica, e nele explicamos exatamente como a temperatura de cor influencia no ambiente. Vale a pena assistir!

Luminária LED e Plafon LED: Características e Dimensionamento.

Temperaturas de Cor das Lâmpadas.

Veja abaixo esses plafons da Tramontina. Na embalagem deles é possível ver a marcação da temperatura de cor, um plafon com a temperatura de cor neutra (4000 Kelvin) e o outro com a temperatura de cor branca (6500 Kelvin).

Luminária LED e Plafon LED: Características e Dimensionamento.

Temperatura de Cor das Luminárias Tramontina.

Ligando os dois plafons, um ao lado do outro, dá para notar bem essa diferença.

Luminária LED e Plafon LED: Características e Dimensionamento.

Diferença da Temperatura de Cor das Luminárias.

O plafon pode ter vários formatos, os que recebemos da Tramontina são no formato redondo e quadrado. E sobre a instalação, o plafon pode ser de embutir ou de sobrepor.

Estes plafons são fabricados em policarbonato e isso dispensa o uso de aterramento no ponto de iluminação, pois não conduzem eletricidade. Garantindo a segurança do instalador e do usuário!

O policarbonato, um dos principais plásticos de engenharia, é utilizado na fabricação desses plafons, evitando aquele tom amarelado dos componentes envelhecidos.

Plafon LED: Dimensionamento

Uma pergunta que sempre recebemos é: como dimensionar o plafon e escolher a potência certa?

Mas a pergunta certa, para ter uma iluminação adequada é: como dimensionar o plafon e escolher o fluxo luminoso correto?

Como exemplo, suponha que você tem que dimensionar a iluminação para um cômodo com 14 metros quadrados.

De uma forma geral e simplificando os cálculos luminotécnicos, podemos imaginar 100 lumens de fluxo luminoso por metro quadrado de ambiente.

Fazendo o cálculo, é só multiplicar esse valor (14m²) por 100 lumens e teremos como resultado 1400 lumens.

Luminária LED e Plafon LED: Características e Dimensionamento.

Cálculo de Dimensionamento de Fluxo Luminoso.

Neste caso, esse plafon Tramontina de 18W abaixo pode ser usado, já que incide 1440 lumens de fluxo luminoso.

Luminária LED e Plafon LED: Características e Dimensionamento.

Luminária Escolhida para o Exemplo.

Luminárias LED: Eficiência Luminosa

As luminárias Tramontina têm uma alta eficiência luminosa, ou seja, a quantidade de lumens por Watt de potência é maior, e isso gera economia de energia. Um dos motivos para isso é que nos plafons, ao invés de usarem um sistema de fita de LED, usam um sistema matricial.

Veja na imagem abaixo como os LED ‘s estão todos lado a lado e focados para baixo.

Luminária LED e Plafon LED: Características e Dimensionamento.

Sistema Matricial de LED das Luminárias.

Luminárias LED: Fluxo Luminoso

Luminárias geralmente têm um apelo mais decorativo, e não têm tanto foco em iluminar com eficiência. Porém, a luminária UFO LED da Tramontina possui um alto fluxo luminoso. Ou seja, é uma luminária muito bonita que ilumina com qualidade e eficiência!

Ela pode ser usada próximo ao teto, como um plafon redondo ou rebaixada, através do seu pendente. E essa luminária tem 5 cores:

Além disso, ela tem 3 potências: 18W, 24W e 36W.

Sem dúvidas, o eletricista que sabe indicar a luminária ou a lâmpada certa para o cliente, tem mais chances de fechar o serviço.

Mas como nós sabemos que muita gente que lê os nossos artigos não é profissional do Mundo da Elétrica, já deixamos a dica: se tiver alguma dúvida, contrate um eletricista!

Mas não é qualquer profissional não, contrate um que seja qualificado e que te passe confiança.

E além da iluminação, os componentes de controle das luminárias, ou seja, os interruptores e tomadas, são muito importantes e contribuem para o correto funcionamento das luminárias. Então, para que você saiba usar os componentes de controle e conexão certos, veja o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica! Você não vai se arrepender!

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e te responderemos com prazer! Se tiver gostado do artigo, compartilhe ele com os seus amigos para eles aprenderem também.

Caso queira continuar aprendendo sobre eletricidade, continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica e nos siga nas nossas redes sociais!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário