Como instalar refletor de LED!

Os refletores de LED estão presentes em vários locais e você provavelmente já viu um, porém, muitos profissionais não sabem como instalá-los! Pensando nisso, o Mundo da Elétrica irá te ensinar tudo sobre instalação de refletores LED no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!

Os refletores de LED são muito usados na decoração e segurança, principalmente em áreas externas! O LED (Light Emiting Diode) possui a capacidade de transformar a energia elétrica em luz sem a utilização de filamentos, diminuindo o desperdício de energia e aumentando a duração do produto.

Como o próprio nome sugere, um refletor é um equipamento capaz de refletir a luz. Existem muitas vantagens em utilizar um refletor LED em vez de um refletor normal, dentre elas podemos citar:

Como instalar refletor de LED

Instalar um refletor não é complicado! O mais complexo é escolher o tipo de refletor certo para cada aplicação e principalmente, um que possua uma boa qualidade, visto que existem muitos refletores baratos, mas que são de péssima qualidade.

Primeiramente, é necessário avaliar o local onde o refletor será instalado e a área que será iluminada. A partir dessas informações é que definimos a potência do refletor, ou seja, o seu valor em watts!

Por exemplo, se quisermos iluminar um local com aproximadamente 2 m de largura e 4,5 m de comprimento, teremos uma área total de aproximadamente 9 m2. Na imagem abaixo, é possível ver os cálculos.

Instalação de refletores LED.

Cálculo da área do local da instalação.

Além disso, é preciso saber também as condições do local de instalação do refletor, ou seja, se ele irá tomar chuva, ficar exposto ao sol e o quanto de poeira pode acumular no local.

Se instalarmos um refletor em uma grade parcialmente coberta por um telhado, por exemplo, ele irá ficar ligeiramente protegido da chuva e não irá tomar tanto sol.

Após saber todas essas informações, é hora de escolher o refletor ideal! A Tramontina possui muitos modelos de refletores para diversos locais e finalidades!

É essencial estar atento também a alguns detalhes que fazem toda a diferença na qualidade do refletor! Por exemplo, ter o corpo em alumínio ajuda a dissipar melhor o calor do refletor e aumenta a sua vida útil.

Ter na parte frontal um vidro reforçado, que mantém a parte interna bem protegida, é outro detalhe importante. Nem todos os refletores têm a frente de vidro! Porém, existem vários tipos feitos em policarbonato reforçado, como alguns modelos da Tramontina, que também são muito bons.

Um fator muito importante que alguns dos refletores da Tramontina possuem, é a válvula de alívio! Essa válvula garante que não haja condensação de umidade dentro do refletor, ou seja, o refletor não embaça.

Outro ponto é o grau IP, que indica o grau de proteção dos equipamentos. Os refletores que têm grau de proteção IP65 podem ser usados em ambientes externos!

E vale lembrar que mesmo os refletores que são usados em áreas externas, nunca devem ser instalados em locais onde possam ficar submersos na água!

Cálculo luminotécnico

A quantidade de potência, junto com a eficiência, é o que assegura o fluxo luminoso, que tem a unidade em lúmens. Na imagem abaixo, vemos um exemplo de refletor da Tramontina.

Exemplo de refletor LED

Modelo de refletor LED Tramontina.

Cada refletor possui uma relação entre potência e fluxo luminoso, no refletor LED da Tramontina, cada watt irradia 90 lúmens!

Para uma iluminação confortável em uma área externa, a cada 1 metro quadrado são necessários, geralmente, em torno de 250 lúmens. Como a área usada no exemplo possui 9 metros quadrados, precisaremos de pelo menos 2250 lumens. Veja na imagem abaixo, os cálculos feitos.

Cálculo para refletores LED.

Cálculo de fluxo luminoso.

Nesse caso, o refletor mais recomendado é o de 30W visto que ele irradia 2700 lumens. Os refletores Tramontina são bivolt e por isso, não é preciso se preocupar com a tensão do circuito!

A instalação elétrica dos refletores é bem simples! No local da instalação do interruptor, é necessário cortar o cabo de fase e em seguida ligar as duas pontas cortadas nos bornes do interruptor.

Já na caixa final, onde irá ficar a tomada, você tem duas opções:

Após isso está pronto, agora é só testar! Caso você decida fazer a emenda é importante manter a isolação bem vedada contra infiltração! A instalação do plug 2P mais T no refletor possui a vantagem de facilitar alguma futura manutenção caso seja necessário.

Se tiver ficado alguma dúvida, recomendamos que você assista o vídeo abaixo mostrando como instalar refletor LED e aprenda tudo isso na prática! Além disso, não se esqueça de deixar um gostei e de se inscrever no canal Mundo da Elétrica!

Compartilhe os vídeos e artigos com os seus amigos! Não se esqueça de nos acompanhar também nas redes sociais para ficar por dentro de todos os assuntos da área da elétrica. Deixe abaixo nos comentários as dúvidas e sugestões que iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário