Chave seccionadora, manutenção em máquina industrial

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

A manutenção elétrica industrial é imprescindível para garantir que o setor industrial opere em segurança e com o máximo de eficiência. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou um artigo completo para te ajudar a realizar a manutenção em chaves seccionadoras. Então, vamos lá pessoal!

O primeiro teste no painel elétrico é analisar se está chegando tensão na chave seccionadora, visto que ela é o primeiro ponto de interrupção da circulação de corrente elétrica na máquina.

Leia também

A chave seccionadora, conhecida também como chave liga e desliga, é utilizada em vez de um disjuntor com a intenção de aumentar a segurança, já que o operador da máquina que não é eletricista é capaz de ligar e desligar sem acessar a parte energizada do painel.

Para realizar o primeiro teste basta colocar o multímetro na escala para medir a tensão elétrica. Uma forma de descobrir qual borne está com problema é observar onde não é indicada a presença de tensão elétrica.

Por exemplo, se o multímetro indicar tensão entre os borne 1/2, 1/3 e 4/5, mas não indicar a mesma tensão entre os bornes 4/6, é um indicativo que algum deles está com problema!

Para ter certeza e descobrir qual borne está com defeito, o ideal é realizar o teste de continuidade. Para isso, é necessário desenergizar o circuito da máquina.

O teste de continuidade nada mais é do que um teste de resistência! Caso a resistência seja extremamente alta, ou seja, circuito aberto, nada acontece. Quando a resistência for zero, consideramos o circuito contínuo e o multímetro emite um sinal sonoro.

Seguindo a mesma lógica do exemplo anterior, caso seja emitido um sinal sonoro entre os bornes 1/ 4 e 2/ 5, mas não seja emitido entre os bornes 3/ 6, podemos concluir que o problema está entre os polos 3 e 6 da chave seccionadora.

Após identificar o defeito, é necessário retirar a chave com defeito, desparafusando os seus bornes e retirando os cabos. Na parte da frente, é preciso desparafusar a manopla vermelha e em seguida , retirar a proteção amarela para ter acesso aos parafusos de fixação da chave.

Depois, basta tirar os parafusos para soltar ela completamente. Veja na imagem abaixo a imagem de uma chave seccionadora da Tramontina.

Manutenção em máquina industrial.

Chave seccionadora da Tramontina.

Vale salientar que é importante trocar a chave defeituosa por outra que suporte a mesma corrente nominal. As chaves seccionadoras da Tramontina, possuem modelos que aguentam correntes nominais que vão de 25 até 100A.

Um diferencial bem legal é que, seja na de 25A ou na de 100A, a furação para a instalação é exatamente a mesma nas chaves seccionadoras da Tramontina. Facilitando as manutenções e as modificações da máquina quando é necessário mudar a sua potência.

Para instalar a chave seccionadora nova, o ideal é começar colocando a tampa transparente junto com os parafusos na porta do painel. Depois, prender o corpo da chave nos parafusos e em seguida, parafusar, fixando a chave na porta.

A proteção amarela é a próxima a ser encaixada e por último, a manopla vermelha. Além dos benefícios citados acima, a chave seccionadora da Tramontina tem um sistema que impede a sua instalação de forma incorreta.

Isso ocorre graças a um chanfro presente na manopla, que se encaixa em apenas uma posição na haste da chave. Este mesmo sistema também está presente na proteção amarela!

Depois de presa, basta parafusar para finalizar a fixação. Lembrando que os cabos de alimentação devem ser inseridos e parafusados na mesma sequência que estavam na chave antiga.

Para verificar se a chave está funcionando, é imprescindível fazer o teste de continuidade e verificar a tensão nos bornes da chave utilizando o multímetro.

Normas de segurança

Para realizar reparos elétricos em outras partes da máquina, é preciso garantir que ela vai ser utilizada desenergizada e com um bloqueio elétrico.

As normas exigem esses procedimentos. Tanto a norma NR 10, que trata de segurança em eletricidade, quanto a NR 12, que cuida da segurança em máquinas e equipamentos.

O uso do cadeado e da tarjeta de identificação que têm um mecanismo para serem bloqueados, são partes importantes dessa etapa. A chave seccionadora da Tramontina tem espaço para a colocação de até três bloqueios.

Para realizar o bloqueio, basta colocar a identificação no cadeado, passar por um dos furos e trancar. Sempre que você for executar uma manutenção, certifique-se que a segurança é sua prioridade!

Acesse o catálogo exclusivo da Tramontina para ficar por dentro de diversos equipamentos elétricos e as suas especificações!

Se você deseja aprender ainda mais sobre a manutenção elétrica, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

/p>

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica! Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões que iremos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário