Você conhece os bornes utilizados em painéis elétricos? Neste artigo do Mundo da Elétrica explicaremos o que são bornes, quais são os tipos de bornes existentes e qual é a aplicação dos bornes. Vamos lá pessoal!

O que são bornes?

Os bornes são elementos de ligação presentes nos painéis e quadros elétricos. Os bornes têm como finalidade fazer a conexão entre os dispositivos elétricos que estão dentro do painel e interligar o painel com os fios ou cabos externos.

Um bloco de bornes nada mais é do que uma tira de plástico moldada com placas de metal e parafusos ou molas, onde cada ponto de conexão possui uma placa de metal, além dos dois parafusos paralelos que conduzem a eletricidade e prendem os fios no lugar.

Os bornes são dispositivos que facilitam a vida do eletricista na conexão e desconexão de cabos ou fios dentro do painel elétrico, assim como a manutenção deste painel nos testes de continuidade.

Conector borne, borne eletrônica.

Exemplo dos tipos de bornes.

Tipos de bornes

Foram desenvolvidos diversos tipos de bornes para atenderem às necessidades da indústria e dos eletricistas. Conheça alguns deles:

  • Borne de aferição: a utilização do borne de aferição é indicada em circuitos onde se faz necessário o uso de instrumentos como o amperímetro e o voltímetro. Ele também é usado em operações de seccionamento elétrico, além da possibilidade de curto-circuitar o enrolamento secundário dos transformadores de corrente.
  • Bornes de instalação: os bornes de instalação são encontrados nos painéis elétricos, nas caixas de passagem e nas caixas de distribuição. Os bornes de instalação são rápidos e fáceis de manusear, além de serem conexões permanentes e seguras.
  • Bornes modulares com componentes eletrônicos: os bornes modulares com componentes eletrônicos são utilizados quando é necessário interligar um componente eletrônico para interagir com os componentes que estão dentro do painel.
  • Bornes de alimentação: os bornes de alimentação geralmente têm a opção da identificação dos terminais. Eles fornecem as dimensões de montagem com cada unidade e as faixas de fios, além do torque de aperto.
  • Bornes de aterramento: o borne de aterramento é o borne que realiza o aterramento do circuito diretamente no trilho, não pode ser usado em outra função.

Além dos bornes, existem ainda alguns dispositivos que acompanham os bornes dentro dos painéis, são eles:

  • Plaqueta de separação: a plaqueta de separação é utilizada para aumentar a distância entre os bornes.
  • Pontes conectoras: a ponte conectora é utilizada para interligar dois ou mais bornes de parafuso.
  • Poste final: o poste final é conectado no final do trilho para evitar o desprendimento dos bornes.
  • Poste de identificação: o poste de identificação possui uma plaqueta de plástico utilizada para identificar o conjunto de bornes.
  • Trilho: o trilho é uma régua metálica onde os bornes são fixados.
Borne de conexão, borne eletrônica.

Acessórios que são utilizados com os bornes.

Aplicação dos bornes

Os bornes são muito importantes na rede elétrica dos estabelecimentos, pois são utilizados como passagem para interligar os componentes do painel elétrico aos dispositivos. Os painéis são muito importantes para as instalações, pois funcionam como um centro de conexões.

O borne é um dispositivo indispensável para se obter segurança, praticidade e organização em painéis elétricos, atuando como facilitador para os mais diversos usos! O borne é utilizado como passagem para ligar os componentes do painel aos dispositivos de campo.

Como dito anteriormente, os bornes são dispositivos que compõem os painéis elétricos. Os painéis são bastante utilizados nas indústrias e na automação industrial. No vídeo a seguir do Mundo da Elétrica mostraremos como é feita a medição da corrente elétrica dentro de um painel elétrico, vale a pena conferir!

Gostou de aprender sobre os bornes? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário para nós! Continue no Mundo da Elétrica para aprender mais sobre os diversos assuntos relacionados à eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)