Como sabemos, existem diversos tipos de interruptores, cada um deles para uma aplicação específica, portanto é fundamental que o eletricista saiba fazer a instalação de um interruptor simples, interruptor duplo, interruptor triplo, interruptor bipolar, interruptor three way e interruptor four way, mas sem dúvidas a instalação do interruptor paralelo e do interruptor four way são as mais temidas por alguns eletricistas. Se você possui alguma dificuldade em entender o funcionamento destes dois interruptores ou como eles funcionam, pode ficar tranquilo, porque irmos falar o que é interruptor three way e interruptor four way, como eles funcionam, suas aplicações e como funcionam. Vamos lá pessoal!

Interruptor three way

O interruptor three way, conhecido como interruptor paralelo, é utilizado para acionar um ponto de iluminação por dois lugares diferentes, os interruptores paralelos são comumente utilizados em corredores e escadas. Ele recebe o nome de interruptor paralelo devido aos dois cabos ligados e que são interligados entre os interruptores paralelos, de forma que um cabo fique paralelo ao outro, mas é muito comum as pessoas pensarem que a ligação do interruptor three way é uma ligação paralela. É importante destacar que também existem interruptores paralelos bipolares, são pouco usados, mas a sua instalação também é muito fácil.

Dicas para instalar interruptor intermediário.

Como instalar interruptor Four Way ?

Interruptor three way: como instalar?

Fazer a instalação do interruptor three way é simples, para isso é necessário alguns cabos, um receptáculo e dois interruptores paralelos, mas lembre-se se de tomar alguns cuidados essenciais, pois devemos desligar o circuito antes de executar a instalação e se certificar que nenhuma pessoa ligue o disjuntor acidentalmente, além disso devemos usar ferramentas adequadas, com as devidas especificações e isolações!

A ligação do receptáculo é a mesma em todos os casos, então ligamos ao borne lateral do receptáculo o cabo neutro, e no borne central do receptáculo o cabo de retorno.

Fazer a ligação dos interruptores também é bem simples, portanto devemos ligar no borne central de um interruptor a outra ponta do cabo de retorno, enquanto isso no borne central do outro interruptor three way é ligado o cabo fase.

Agora restam quatro bornes, dois de cada interruptor, sendo assim, interligamos esses bornes dos interruptores three way, de forma com que um cabo fique paralelo ao outro, ou seja, interligamos os bornes superiores dos interruptores utilizando um cabo e o mesmo é feito com os bornes inferiores. A imagem abaixo possui um esquema de ligação para o interruptor paralelo.

Diagrama para interruptor paralelo.

Esquema de instalação para interruptor three way.

Caso tenha ficado alguma dúvida, temos um artigo completo sobre interruptor paralelo, explicando como funciona, e como instalar um interruptor paralelo passo a passo, basta clicar no link interruptor paralelo.

Interruptor four way

O interruptor four way, que também é conhecido como interruptor intermediário, é um interruptor que interligado a dois interruptores paralelos, é capaz de controlar um ponto de iluminação de no mínimo três pontos distintos, também sendo usados em escadas e corredores.

Para o interruptor intermediário funcionar corretamente é preciso fazer a sua instalação entre dois interruptores paralelos, sendo possível instalar qualquer quantidade de interruptores four way para acionar apenas um ponto de iluminação, mas desde que sejam instalados entre os interruptores paralelos!

Interruptor four way: como instalar

Para fazer a instalação do interruptor four way é preciso entender a ligação do interruptor three way, sem saber esta instalação não é possível instalar o interruptor paralelo, mas fique tranquilo, pois com um bom diagrama em mãos se torna fácil a instalação.

Iremos fazer a instalação simples de um interruptor intermediário, usando apenas dois interruptores paralelos. Dessa forma iremos fazer a ligação dos bornes centrais do interruptor paralelo, portanto devemos ligar ao borne central do interruptor 1 o condutor fase, em seguida ligar um cabo do borne central do interruptor 2 ao borne central do receptáculo, e por último ligamos ao borne lateral do receptáculo o condutor neutro, como mostra o esquema da imagem abaixo.

Dicas para instalar interruptor intermediário.

Primeiro passo para instalação do interruptor four way.

Devemos ligar um cabo do borne superior do interruptor 1 ao borne “A” do interruptor intermediário, em seguida ligamos um cabo do borne inferior do interruptor 1 ao borne “C” do interruptor intermediário, como mostra a imagem abaixo.

Dicas de como instalar interruptor four way.

Segundo passo para instalar interruptor four way.

Por último ligamos um cabo do borne superior do interruptor 2 ao borne “B” do interruptor intermediário, em seguida ligamos um cabo do borne inferior do interruptor 2 ao borne “D” do interruptor intermediário, como mostra a imagem abaixo.

Dicas para instalar interruptor intermediário.

Último passo para instalar o interruptor four way.

O vídeo abaixo mostra detalhadamente como funciona o interruptor four way, este vídeo é fundamental, para você possa realizar a instalação do circuito, não sabendo apenas como instalar, mas fazer manutenções, identificando eventuais problemas.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer como fazer a instalação de um interruptor intermediário e como ele funciona. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Interruptor four way, como instalar?”

  1. Antonio Carlos Barbosa

    Video de excelente qualidade, muito bem esplicado e facil entedimento

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Antonio!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)