Você com certeza já viu e usou uma campainha elétrica, mas você sabe como a campainha elétrica funciona ou como instalar a campainha elétrica? Neste artigo do Mundo da Elétrica explicaremos como a campainha elétrica funciona e explicaremos como instalar uma campainha elétrica passo a passo. Vamos lá pessoal!

Campainha elétrica

A campainha elétrica é um dispositivo de alarme sonoro bastante utilizado em casas, apartamentos, escritórios, etc. A campainha serve para que alguém avise sua chegada ou sua presença em determinado local.

A campainha elétrica residencial geralmente é instalada dentro da residência, em algum lugar onde seu som possa ser ouvido, mesmo que as pessoas estejam em outros ambientes da residência. O interruptor que aciona a campainha geralmente é instalado na parte exterior da residência, para que a pessoa que chegue até o local indique sua presença e peça para ser atendida.

Campainha elétrica residencial.

Interruptor pulsante de campainha.

Quando não há possibilidade de instalar uma infraestrutura, aparente ou interna, para a passagem dos cabos que ligam a campainha e o interruptor, a opção de se utilizar a campainha sem fio pode ser adotada.

A campainha sem fio necessitará de uma tomada para que a parte que emite o som seja instalada e um local para fixar o interruptor, que conta com uma bateria pra exercer o seu funcionamento.

Instalação de campainha elétrica.

Exemplo de uma campainha sem fio.

Como funciona a campainha elétrica

A campainha elétrica é um bom exemplo de demonstração do funcionamento de um eletroímã, que é um dispositivo formado por um núcleo de ferro inserido em uma bobina.

Quando uma corrente elétrica passa pela bobina do eletroímã, é criado um campo magnético capaz de atrair os objetos metálicos.

Dessa forma, quando alguém pressiona o interruptor da campainha, o circuito é fechado e possibilita a circulação da corrente elétrica. Diante disso, o eletroímã é carregado e começa a atrair o badalo, neste momento o badalo se choca com o gongo, provocando o som que a campainha emite.

Ao soltar o interruptor, a corrente elétrica para de circular naquele circuito e o badalo volta ao seu posicionamento original.

É importante ressaltar que o interruptor da campainha é diferente dos interruptores que usamos para acionar lâmpadas. O interruptor da campainha é do tipo pulsante, que não tem duas posições fixas, ou seja, ele só assume a posição de ligado enquanto é pressionado por alguém, evitando que o som da campainha seja constante.

Instalação da campainha elétrica

Descreveremos um passo a passo para ajudá-lo a instalar sua campainha elétrica. Mas, antes de tudo é preciso adquirir a campainha que será instalada.

Em lojas de materiais elétricos e em depósitos de materiais de construção, existem diversos tipos e modelos de campainhas elétricas. O mais importante neste momento é adquirir uma campainha de acordo com a alimentação do local onde ela será instalada, ou seja, uma campainha 127v ou uma campainha 220v.

Depois disso, tenha em mão algumas ferramentas, como o alicate universal e chaves de fenda, além dos condutores elétricos no tamanho necessário para interligar a campainha e o interruptor.

  • O primeiro passo é desligar o disjuntor geral para interromper a passagem de corrente no circuito, evitando acidentes como o choque elétrico.
  • Depois disso, utilize um cabo para ligar uma fase do quadro de distribuição até o interruptor da campainha. Não existe a necessidade de ligar em um borne específico.
  • Agora, interligue a campainha ao interruptor utilizando outro cabo, este cabo é o que chamamos de retorno.
  • Agora, traga um cabo de neutro do quadro de circuitos até a campainha e ligue no borne que sobrou.

Depois disso, ligue novamente o disjuntor geral e teste a instalação. Se tudo estiver correto, ao pressionar o interruptor, a campainha emitirá o som, e ao soltar o interruptor, o som será interrompido.

Veja o esquema abaixo para facilitar seu entendimento:

Campainha elétrica residencial.

Instalação de campainha elétrica.

O Mundo da Elétrica preparou um vídeo executando passo a passo a instalação de campainha elétrica, vale muito a pena conferir!

Aprendeu como instalar uma campainha elétrica? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário para nós, seu comentário pode ser respondido e ainda virar tema de um próximo artigo aqui no Mundo da Elétrica!

Não deixe de conferir os outros artigos que temos no site e de nos acompanhar em nossas redes sociais para ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)