Descubra neste artigo do Mundo da Elétrica como instalar um interfone de forma rápida e prática, acompanhe o passo a passo para fazer a instalação do porteiro eletrônico residencial. Vamos lá pessoal!

Presente na maioria das residências, o interfone é um objeto bastante prático que traz segurança aos moradores do local. Com o interfone é possível que, de dentro da residência, o morador faça a comunicação com quem está do lado de fora e permita ou não a sua entrada.

A escolha do modelo deve ser feita de acordo com as necessidades dos moradores, pois existem diversos modelos com muitas funcionalidades. Os modelos mais comuns são compostos por um monofone, o porteiro eletrônico e a fechadura.

O monofone é aquele telefone que fica dentro da residência, é com ele que será feita a comunicação com a parte externa.

O porteiro eletrônico é a parte que fica do lado de fora, geralmente no muro da residência, e com ele o visitante faz o contato com a parte interna da residência.

A fechadura é instalada no portão, ela receberá o comando do monofone para abrir o portão e permitir a entrada dos visitantes. A fechadura tem uma fonte que fica ligada na tomada, essa fonte faz a conversão da energia da rede para 12V, que é a alimentação da fechadura.

É muito importante que o porteiro eletrônico tenha proteção contra a chuva e raios solares, visando aumentar a sua vida útil. O kit em si deve ser adquirido com a qualidade e a segurança de um bom funcionamento.

Como instalar um interfone?

Monofone e porteiro eletrônico.

Instalação do interfone passo a passo

A seguir descrevemos o passo a passo para a instalação de um modelo simples de interfone. Opte por ter um profissional capacitado para fazer esta instalação, pois no processo serão feitas uma série de ligações e algumas envolvem a rede elétrica!

Não se esqueça de desligar o fornecimento de energia do local e escolher os locais onde serão instalados o monofone e o porteiro eletrônico.

Primeiro passo: abra o porteiro eletrônico retirando o parafuso e a tampa.

Segundo passo: abra o monofone, tirando a sua capa para visualizar a parte interna.

Terceiro passo: fixe a tampa traseira do porteiro eletrônico e a proteção no local onde escolher.

Quarto passo: leve até o porteiro eletrônico um cabo da fase e outro do neutro de 2,5mm². Esses cabos podem ser derivados da tomada que alimentará a fechadura eletrônica.

Quinto passo: conecte os cabos do neutro e da fase nos conectores do porteiro eletrônico. Lembrando de verificar os bornes de conexão de acordo como fornecimento de energia (127v ou 220v).

Sexto passo: ligue dois cabos para a comunicação entre o monofone e o porteiro eletrônico. Os bornes que serão utilizados no porteiro e no monofone serão os de numeração 1 e 3. Esses cabos podem ter um diâmetro menor, de 0,5mm² ou 0,75mm². Este passo pode variar de acordo com o modelo do interfone, leia as instruções de instalação para não haver erros.

Sétimo passo: com os cabos da alimentação e da comunicação fixados nos conectores do porteiro eletrônico, fixe-os nos bornes indicados do porteiro e encaixe o porteiro na tampa já instalada.

Oitavo passo: conecte um cabo da fonte na fechadura eletrônica e o outro no borne indicado do monofone.

Nono passo: ligue do monofone um cabo até a fechadura eletrônica. Assim, serão ligados na fechadura dois cabos.

Décimo passo: fixe o monofone no local escolhido e junte as suas partes, fechando ele.

Veja na imagem abaixo o diagrama de ligação com os passos descritos.

Instalação do interfone passo a passo.

Diagrama de instalação do interfone.

Ligue o fornecimento de energia para testar o monofone, o porteiro eletrônico e a fechadura.

Para ver a ligação de um interfone na prática, veja o vídeo a seguir do Mundo da Elétrica. Nele mostramos passo a passo como é feita esta instalação.

Gostou de aprender como ligar um interfone? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários para a gente! Continue no site Mundo da Elétrica para aprender mais conteúdos sobre eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)