É necessário usar um disjuntor exclusivo para o interfone? Nós recebemos essa pergunta aqui no site e ela é muito comum! Então, neste artigo do Mundo da Elétrica vai responder se você precisa ter um disjuntor apenas para o interfone, além de explicar alguns detalhes sobres os circuitos de comunicação, vamos lá pessoal!

Disjuntor: Componente de segurança

Recebemos frequentemente dúvidas sobre disjuntor. Temos vários artigos falando sobre os tipos de disjuntores, curvas dos disjuntores, diferença entre disjuntor tripolar e bipolar, além de mostrar todas as características e onde usá-los.

Então para completar ainda mais o seu conhecimento sobre disjuntores, daqui em diante o artigo vai explicar porque você deve usar ou não um disjuntor exclusivo para interfone.

O primeiro passo para responder esta pergunta é analisar como a instalação de um interfone é realizada. Se você não sabe como instalar um interfone, leia atentamente esse passo, porque isso será fundamental para entender a explicação final.

Instalação de interfone

O interfone é um aparelho de comunicação composto de duas partes, o porteiro que é a parte que fica do lado de fora da residência, e o monofone que é a parte que fica dentro da residência.

O monofone é conectado à rede elétrica através de uma tomada com tensão de 127V ou 220V. Entre o monofone e o porteiro são usados cabos de comunicação, e nesta parte do circuito temos sinais elétricos de extra baixa tensão, e estes sinais de extra baixa tensão podem sofrer interferências eletromagnéticas.

Interfone intelbras, como ligar?

Disjuntor para interfone, qual escolher?

Interfone na NBR 5410

Sempre que você tiver dúvida sobre instalação elétrica você deve consultar a norma NBR 5410. E sobre o tema que estamos discutindo, a norma é bem específica em seu item 5.3.1.1 que diz:

  • Todos os circuitos devem ser protegidos contra sobrecargas e curto-circuito, e o componente que oferece esta proteção é o disjuntor.

Então já sabemos que o circuito do interfone deve sim ser protegido por um disjuntor. Agora basta saber se este disjuntor precisa ser exclusivo para o interfone ou não, e essa informação está no item 4.2.5.5 da norma que diz:

  • Os circuitos elétricos da instalação devem ser separados de acordo com sua função.

Portanto, sabendo que o interfone é um equipamento de baixa potência, os circuitos de comunicação devem ser separados dos circuitos de tomadas para uso de eletrodomésticos, assim como mostra este exemplo de instalação abaixo.

Disjuntor para interfone, qual escolher?

Exemplo de ligação correta seguindo as orientações da NBR 5410

Você lembra quando falamos que os sinais de extra baixa tensão podem sofrer interferências eletromagnéticas? Exatamente por isso que os cabos de comunicação entre porteiro e monofone não podem ser instalados juntos aos cabos de potência.

Disjuntor para interfone

Sendo assim, o uso de um disjuntor apenas para o interfone não é necessário, visto que este mesmo disjuntor pode proteger todo o circuito de comunicação, incluindo por exemplo, o sistema de vigilância e alarme.

E as pessoas que tem apenas interfone no circuito de comunicação, o que fazer? Seguindo a mesma orientação da norma explicada acima, se a residência tem apenas o interfone como aparelho de comunicação, neste caso o disjuntor deve ser exclusivo para este interfone.

Agora que você sabe que deve usar o disjuntor para interfone, que tal aprender o passo a passo de como instalar um interfone? Neste vídeo do Mundo da Elétrica você confere muitas dicas que podem te ajudar a conseguir cada vez mais clientes.

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários porque a sua dúvida pode ser o tema do próximo artigo. Assim como fizemos neste tema, estamos buscando responder todos os nossos seguidores, então compartilhe o nosso site com seus amigos e eletricistas, isso vai nos ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo que trazemos para você.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)